O PLANEJAMENTO NA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Passos para Revisão do PPP
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
Funções e Atribuições do Diretor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano de Gestão da Escola
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

O PLANEJAMENTO NA ESCOLA

PROJETO: do Latim – projicere: levar para frente

EMBASAMENTO LEGAL: LDBEN: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – Elaborar e executar sua proposta pedagógica. (...) VII – Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica. Art. 1. Os docentes incumbir-se-ão de: I – Participar da elabotação da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. (...) II – Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os princípios: I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola; II – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

MAIS AUTONOMIA : MAIS RESPONSABILIDADE Por que é importante a escola construir o seu PP??

Possibilita aos vários segmentos da escola a busca da inovação de sua prática; Leva a escola a perceber a relação existente entre autonomia e responsabilidade; Abre espaços e amplia o nível de participação dos vários segmentos da escola.

IDÉIAS E VALORES DIFERENTES = CONFLITOS

DIMENSÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO

Esquema do Projeto Pedagógico PARA QUE SERVE O DIAGNÓSTICO?

Refletir como é nossa escola e levantar informações sobre aspectos internos e externos da escola, destacando dificuldades concretas bem como sucesso, em todas as dimensões:

Dimensão Pedagógica: Objetivos, conteúdos, metodologias, processo de avaliação, faixa etária dos alunos, posição social, necessidades e valores dos alunos, dados sobre repetência e evasão, estratégias para recuperação de alunos, valorização dos professores. Dimensão Administrativa: Aspectos físicos e materiais, recursos humanos, organização, qualificação e atualização dos professores.

Dimensão Jurídica: Relação que a escola estabelece com a sociedade e os órgãos públicos de ensino, autonomia da escola observando os princípios de legalidade e responsabilidade. Dimensão financeira: Recursos financeiros disponíveis, recebidos ou obtidos pela escola, aplicação de verbas.

COMO FAZER?? Aplicação de formulários, questionários e entrevistas individuais ou em pequenos grupos; Observações informais e/ou sistemáticas sobre o cotidiano escolar; Leitura de documentos legais e pedagógicos da escola e/ou de outros níveis do sistema escolar; Análise de registros arquivados na escola que retratem a evolução dos seus números de matrícula, índices de aprovação, reprovação e/ou evasão e situação sócio-econômica das famílias;

COMO FAZER?? Interpretação de estatísticas oficiais (SAEB) no Brasil e no Estado; Discussão de estudos acadêmicos que analisem a situação e as tendências atuais da gestão escolar; Realização de fóruns, reuniões, ciclos de debates, envolvendo toda a comunidade escolar para discussão dos problemas e das potencialidades da escola. Discussões em sala de aula com os alunos para levantamento de problemas e apresentação de sugestões; Montar estratégias para atrair os pais ás reuniões e/ou assembléias.

(IDENTIDADE DA ESCOLA) QUE ESCOLA QUEREMOS (IDENTIDADE DA ESCOLA)

Levantar e discutir as concepções do coletivo para definir uma linha de ação que traduza aquilo que o grupo considera prioritário para o trabalho da escola.

COMO FAZER? Disponibilização e discussão, com os vários segmentos, mediante a utilização de textos com questões teóricas e práticas sobre a organização do trabalho da escola, visando contribuir na construção do projeto; Promoção de discussões por blocos, juntando alguns segmentos de cada vez;

COMO FAZER? Concentração em dias e ou turnos semanais das atividades dos professores, de acordo com os componentes curriculares, visando a formação de segmentos de estudo e reflexão; Criação de oportunidades para que as entidades estudantis, como os grêmios, possam ajudar nas discussões com os demais alunos; Criação de horários e espaços educativos diferenciados, visando estabelecer momentos de discussão coletiva.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

SUJESTÃO DE QUESTÕES PARA DEFINIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO: Que tipo de sociedade nossa escola quer? Que cidadão nossa escola deseja formar? Que entendemos por educação? Que escola pretendemos construir? Como concebemos a gestão escolar? Qual a nossa compreensão de currículo?

SUJESTÃO DE QUESTÕES PARA DEFINIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO: Qual será a missão de nossa escola? Como percebemos o fazer pedagógico no dia-a-dia? Qual a visão de nossa escola sobre a avaliação? Como nossa escola encara a questão metodológica? Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade local? Que profissionais temos, e queremos? De que profissionais precisamos?

DEFINIÇÃO DE AÇÕES Definir as prioridades da escola; Que ações irá desenvolver para trabalhar as prioridades?

DEFINIÇÃO DE AÇÕES Quem são as pessoas ou os segmentos que irão realiza-las? (CUIDADO!! TODOS É IGUAL A NINGUÈM!); Composição de uma equipe responsável para redação do projeto, com a presença de representantes de todos os segmentos.

AVALIAÇÃO DO PP Permanente; Todas as dimensões; Respondendo às perguntas: Os desafios foram atendidos no PP?

AVALIAÇÃO DO PP Que novos desafios existem ou estão surgindo? O que precisa ser melhor definido? As ações propostas foram desenvolvidas? Quais seus efeitos?

Referencial teórico: Este material foi elaborado pela profª Maristela Dal Lago, coordenadora do setor pedagógico da 1ª Coordenadoria Regional de Educação com base na seguinte bibliografia: VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.15ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. Porto Alegre, 5 de dezembro de 2007

http://www. 01coordenadoriaregionaleducacao. blogspot http://www.01coordenadoriaregionaleducacao.blogspot.com pedagogicodpa@seduc.rs.gov.br