Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Curso Gestão de Pessoas – FORD Prof. José Antonio Pinho
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Texto: Poder e política Autor: Robbins
Coordenação (Cont. Organização)
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Administração Modelo burocrático de organização Aula 07 Jorge Surian
Principais características da Escola de Relações Humanas
Abordagem Humanística
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
CAPÍTULO 12 Liderança.
Liderança Escolar.
Aula semana 15, 16 e 17 Poder e autoridade nas organizações
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Behaviorismo: Rompe com enfoques prescritivos “ingênuos” da Administração Científica e Relações Humanas Incorpora a sociologia da Burocracia em todas as.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Organização Contemporânea
Homem, Cultura e Sociedade
As formas de Poder.
O Individualismo Metodológico
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Administração de Recursos Humanos II
GMPE - AULA 06.
Escola de Relações Humanas
Teorias gerais da administração
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
O que é Liderança? Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Max Weber e as ações sociais
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Unidade VI Perspectiva do Poder
Novos parâmetros de Liderança.
Estruturas Organizacionais
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Processos Administrativos Modelagem do Trabalho Aula 10
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Curso de Engenharia Mecânica CAPÍTULO 7: ENVOLVENDO AS PESSOAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
1.
PODER, POLITICA E INFLUÊNCIA
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Habilidades e características do líder
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Transcrição da apresentação:

Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber: Poder: Poder não é autoridade. Poder é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas; o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças e coações para obter obediência. Persuasão: é a faculdade de um indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação. Autoridade: é quando as ordens ou decisões são obedecidas VOLUNTARIAMENTE, porque a fonte de onde elas emanam é considerada legítima.

Teoria da Burocracia Os três tipos de autoridades segundo Weber: 1. Autoridade tradicional: Resultante de uma ordem social sagrada e eterna, baseada no direito divino, na tradição cultural, na herança. Ex.:Tribos clãs, as sociedades medievais, a família; 2. Autoridade carismática: Resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, concentrada na aceitação de uma “ordem”encarnada numa pessoa; a autoridade tem traços místicos, arbitrários e personalísticos. Ex.: partidos políticos, grupos revolucionários, os grupos religiosos;

Teoria da Burocracia Os três tipos de autoridades segundo Weber: 3. Autoridade racional: Baseada em normas sociais, administradas pela meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais. O tipo de sociedade em que esta autoridade predomina são os exércitos, a administração pública e as empresas. A autoridade racional é também denominada legal ou burocrática. Quanto mais democrática e avançada a sociedade maior a presença deste tipo de autoridade.

Escola Comportamentalista Poder de recompensa: é a capacidade de oferecer algo de valor, um resultado positivo, como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas; Poder coercitivo: é a capacidade de punir ou de reter resultados positivos, como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas; Poder de especialização: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do conhecimento específico ou do entendimento que alguém detém;

Escola Comportamentalista Poder de referência: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do seu desejo de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado; Poder de legítimo: é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas em virtude dos direitos do cargo ou da função ocupada.

Escola Comportamentalista A liderança pode aparecer de duas formas: 1. Liderança formal: a qual é exercida por pessoas escolhidas para posições de autoridade formal nas organizações; 2. Liderança informal: a qual é exercida por pessoas que se tornam influentes pelas suas habilidades especiais, que servem às necessidades de outros. O estudo de liderança aqui apresentado refere-se à liderança formal e principalmente à liderança gerencial.

Escola Comportamentalista A liderança é uma forma dinâmica de comportamento e sofre a influência de quatro variáveis maiores de acordo com Mc Gregor, que são: As características do líder; A atitude, as necessidades e outras características pessoais dos seguidores; A natureza da organização, seus propósitos, sua estrutura, e as tarefas a realizar; O ambiente social, político e econômico. OBS:. Verificar a reportagem da Veja, edição 1799, 23 de abril de 2003.

Escola Comportamentalista Rensis Likert Dois tipos de comportamento de liderança: Comportamento centrado no trabalho: focado na tarefas, forte supervisão , pressão por melhor desempenho, atenção ao alcance de metas e uma forte supervisão. Os supervisores são ferramentas para obtenção de metas. Comportamento centrado no empregado: voltado para a pessoas, mais do que na obtenção da produção; eles são cientes das necessidades, do crescimento pessoal e profissional dos empregados.

Escola Comportamentalista Conclusões dos estudos de Likert e seus associados era que: “Líderes de sucesso tinham padrões de comportamento de apoio, orientados para relações humanas e para a pessoa do empregado.” Todas as organizações deveriam periodicamente avaliar o seu clima organizacional. “Clima organizando é a desejabilidade pelo trabalho e o resultado do ambiente social dentro da organização.”

Escola Comportamentalista Os 4 tipos de estilos de liderança de Likert: Sistema 1 (autoritário coercitivo): Consiste num ambiente de desconfiança nos subordinados, decisões centralizadas no topo da organização, pouca comunicação e ênfase nas punições com poucas recompensas materiais. Sistema 2 (autoritário benevolente): baseado num clima de confiança condescendente, poucas comunicações, algumas decisões descentralizadas, pouca interação pessoal e castigos potenciais.

Escola Comportamentalista Os 4 tipos de estilos de liderança de Likert: Sistema 3 (consultivo): Constituído num clima de confiança não completo, mas com alguma recompensa e um pequeno envolvimento pessoal. Sistema 4 (participativo): tem um ambiente de completa confiança, onde os subordinados se sentem livres para agir, com idéias de uso construtivo, com participação e envolvimento grupal, e responsabilidade pessoal de todos os níveis. As recompensas são sociais e poucas as punições aplicadas.