Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Advertisements

MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Trabalho de Administração
Teoria contingencial!! 1.
Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva
Introdução ao Comportamento Organizacional
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Manual do Participante
Definição dos Termos.
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Desenvolvimento Comercial de Sistemas
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Lousa, Nome, prtga, falar de Luciano Thomé e Castro.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Maria Eduarda Marcon Da Rosa Tiffany Madruga Mello
Ferramenta Eficiente e Eficaz
Tecnologias de Informação e Comunicação
Planejamento de estratégias:
ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS HUMANOS E DO CAPITAL INTELECTUAL
Tendências em modelos de gestão: algumas
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Introdução à Administração
Vinícius Ferreira – Cel.:
Material para avaliação
A controladoria na empresa
Kaizen.
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Tópicos Avançados de RH Aula 1
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Benchmarking.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Comportamento do Consumidor
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Gestão da Logística de Distribuição
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Introdução à Logística: Conceito e evolução
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Aula 3 – Visão Estratégica
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Aula 3.2.
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
TAYLORISMO-FORDISMO E TOYOTISMO
Transcrição da apresentação:

Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

ECR - Efficient Consumer Response Para conseguir implementar uma política de resposta eficiente ao consumidor a empresa precisa de instrumentos e estratégias que auxiliem no atingimento das metas. Essas estratégias podem se basear na aquisição de equipamentos de TI – Tecnologia da informação, e aplicação de Modelos de gestão com foco no cliente.

ECR - Efficient Consumer Response Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

Modelos de Gestão O Processo Administrativo consiste em tomar decisões sobre recursos disponíveis – financeiros, materiais e humanos - para atingir os objetivos da organização. Para orientar os gestores no processo de escolha das melhores alternativas a empresa adota e/ou desenvolve uma série de normas e princípios de gestão. Esse conjunto de normas e princípios constituem um MODELO DE GESTÃO. Um MODELO DE GESTÃO significa um molde, uma forma de administrar que norteará todas as áreas funcionais.

Modelos de Gestão Para Pereira e Santos (2001) o modelo de gestão... “É compreendido como o conjunto de princípios, técnicas e explicações que orientam o desenvolvimento e o modo de funcionamento de todos os elementos de uma organização.”

Modelos Contemporâneos de Gestão A administração evoluiu de maneira surpreendente após a II Guerra Mundial, os mercados cresceram e a tecnologia avançou consideravelmente, criando novas matérias-primas, novos meios de produção e modernas ferramentas de gestão. Tudo isso em busca do aumento da produtividade e qualidade, pois a competitividade estava cada vez mais acirrada. A Escola Japonesa desenvolveu vários modelos de gestão. Suas características principais são a disciplina com a gestão de custos e preocupação com a qualidade do produto.

Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua A expressão ‘melhoria contínua’ surgiu em decorrência do Kaizen (palavras japonesas Kai = mudar; zen = melhor). O Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua que envolve todas as pessoas da organização, de maneira que a execução das tarefas é a melhor a cada dia. Kaizen significa o aprimoramento contínuo e gradual no processo de gestão, onde há o envolvimento de todos os participantes.

Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua Características Buscar fazer as coisas da melhor forma possível, utilizando indicadores específicos. Por exemplo, a eliminação do desperdício de tempo, esforço, material e dinheiro – os quais irão impactar na redução de custos de fabricação, estoques e distribuição. As mudanças devem ser constantes. As pessoas fazem parte destas melhorias, por isso devem contribuir com as suas ideias, experiências e conhecimentos.

Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua Para o executivo Masaaki Imai, existem alguns “MANDAMENTOS” para a aplicação da filosofia em uma empresa: O desperdício deve ser eliminado, pois melhorias graduais devem ocorrer continuamente. Todos os colaboradores devem estar envolvidos, de gestores do topo até intermediários e pessoal de base. O Kaizen é baseado em uma estratégia barata. Acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, ou seja, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores. Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa. Apoia-se no princípio de uma gestão visual, de total transparência de procedimentos, processos e valores, tornando os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.

Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua A atenção deve ser dirigida ao local onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica (isto no caso de uma indústria – no de outro ramo, priorize o ambiente de trabalho). O Kaizen é orientado para os PROCESSOS. Dá prioridade às pessoas; acredita-se que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e de um estilo de trabalho diferente por parte das pessoas. Isso por meio da orientação pessoal para a qualidade e para valores como: espírito de equipe, sabedoria, moral e autodisciplina*. O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo. *Obedecer às regras mesmo quando não está sendo vigiado.

Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua Conclusões No contexto da uma empresa, as práticas de Kaizen trazem aquilo que todo empreendedor procura: redução de custos e aumento de produtividade. De acordo com os ensinamentos do professor Masaaki, isso ocorre a partir do pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.