Marx – Ideologia Sociologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Marxismo e o Estado Aleandra Santana Aline Souza Anaílton Argôlo Lorraine Smarçaro Mônica de Almeida.
Advertisements

IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade.
A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Ideologia e Indústria Cultural SOCIOLOGIA. Ideologia e Indústria Cultural Pensem na seguinte situação: vocês tem de comprar um carro e estão em dúvida.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
As ideias de Marx em Por que 1848?  Formula sua concepção de história.  Pensamento já está consolidado (a partir de um processo de formação de.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Disciplina: Sociologia Jurídica
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Principais características do modo de produção capitalista
Marx – Ideologia Sociologia.
A escola como formadora do sujeito
Introdução à Sociologia
O PENSAMENTO LIBERAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: DESENVOLVIMENTO E CRÍTICA AULA 26.
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
As ideias de Marx em 1848.
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Introdução à Sociologia
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Moral e História Moral Significado Função Validade
Karl Marx e a História da Exploração
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
MARX – ÓPIO, IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO Marx nunca estudou a fundo a religião, e esta só foi objeto de suas reflexões em virtude da religião fazer parte da.
Filosofia da Educação Brasileira
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
 O ensino politécnico para Marx se constitui numa das formas de preparação multifacetória do homem.  Proposta de Marx – A pedagogia socialista pela articulação.
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Marx – Alienação e Fetichismo
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Marx – Materialismo Histórico e Dialético
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Marx A Mais-Valia Sociologia.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Karl Marx (1818 – 1883).
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Doutrinas Sociais no século XIX
Professora: Viviane #aula2.
Marx A Mais-Valia Sociologia.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Socialismo Utópico Integrantes: Vitória, Yasmin Teixeira, Pedro Paulo, Yasmin Paulo, Raylane, Pedro Vinícius,Soraya.
Transcrição da apresentação:

Marx – Ideologia Sociologia

Esclarecimentos Meio de produção e modo de produção são a mesma coisa? ‘Infraestrutura x superestrutura’ versus ‘proletário x burguês’ Obs: proletariado e burguesia são os termos coletivos para proletário e burguês

A questão da revolução Se o proletariado é assim tão explorado, por que a revolução ainda não aconteceu? Os proletários são burros, por acaso? Segundo a teoria marxista, os explorados são explorados mas nem sempre sabem que o são! A isso Marx e Engels deram o nome de Ideologia

Ideologia Ideologia: falsa consciência do indivíduo que atribui sua situação econômico-social a fatores que não passam pela luta de classes, nem pela história e política econômicas. Exemplo: estudo no Magno por merecimento pessoal Essa afirmação pode até ser verdadeira, desde que se exclua aproximadamente 50% dos alunos de 1EM que possuem uma condição econômico-social abaixo da de vocês (nutrição, estrutura e instrução familiar, localização e possibilidade de transporte, educação, cultura geral)... ...e aproximadamente uns 10%, 20% que possuem uma condição acima da de vocês. E nada disso é culpa de ninguém: nem de vocês, nem de seus pais, nem de sua família... É uma situação histórica, econômica e social na qual vocês, eu, nós todos já nascemos.

Ideologia Lembrem da famosa citação do Marx: “Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defronta diretamente, legadas e transmitidas do passado... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”.

Ideologia Assim, há uma série de ideias que temos que servem para justificar a nossa posição social e econômica, seja de explorador (burguês: possui os meios de produção), seja de explorado (proletário: vende sua força de trabalho em troca de um salário para trabalhar na fábrica), seja de explorado que assume a defesa dos interesses de seus exploradores (classe média: profissionais liberais, microempresários, trabalhadores no setor de serviços) que mascaram as relações de exploração.

Ideologia Vocês, muito provavelmente, são e serão, e eu também, de acordo com a teoria marxista, pertencemos à classe média: não somos burgueses pois não dispomos da posse dos meios de produção. E mesmo assim muitas vezes defendemos interesses contrários à nossa classe social – defendemos os interesses da classe dominante porque, como metaforizou Machado de Assis, todo brasileiro quer, no fundo, ser o Prudêncio: aguentamos uma exploração brutal de quem está acima de nós porque desejamos um dia ascender socialmente e explorar os demais...

Ideologia X Ideologias O conceito de Ideologia na teoria marxista denota especificamente a má consciência que esconde, mascara, conscientemente ou não, a relação de exploração econômica no sistema capitalista. Após o desenvolvimento desse conceito marxista de Ideologia, outros pensadores também utilizaram esse conceito, mas para expressar o conjunto de ideias que sustentam e baseiam uma opinião ou posição intelectual (exemplo: isso é típico da ideologia positivista/cristã/pentecostal/marxista/comunista...) Então, cuidado: no contexto da filosofia marxista, entende-se por ideologia apenas as ideias, opiniões e posições que maqueiam a luta de classes e a relação de exploração.

Exemplos de Ideologia Os negros devem ser restritos a trabalhos manuais, graças à sua própria constituição psicofísica. Todos são iguais perante a lei. O lucro é natural. Desempregado/grevista é vagabundo.