FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A COMPREENSÃO DO AMBIENTE A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Augusto antonio de Paula Ricardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Educação Superior em Ibero-américa
Paulo Vinícius Rampinelli
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
O ensino de História: teoria e prática
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
Cronograma de execução:
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
CONSIDERAÇÕES FINAIS/RESULTADOS
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Plano da Disciplina: Filosofia.
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
DIRETRIZES CURRICULARES
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
A formação do professor na UFMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
Discente Pedagogia - Licenciatura
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Carolina de Souza Oliveira  Thales Vinícius Silva
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Análise de uma aula de Educação Ambiental no ensino fundamental: Uma discussão sobre o problema do lixo a partir do filme “Wall-e” e do documentário “A.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A COMPREENSÃO DO AMBIENTE A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Augusto antonio de Paula Ricardo Campos queixas Marina Battistetti Festozo

INTRODUÇÃO O estágio integra uma área do conhecimento (PIMENTA e LIMA, 2005); Regências e observações de aulas; O ato de formar professores (CORTE e LEMKE, 2015)

INTRODUÇÃO Educação Ambiental Crítica; A Educação Ambiental em sua concepção crítica deve contribuir para outro projeto civilizatório, através da transformação da sociedade capitalista (TREIN, 2012); O conceito enraizado de ambiente que não considera seu caráter social e histórico, não resumindo apenas a concepção biológica” (CASTRO et al., 2018)

INTRODUÇÃO O diálogo entre o Estágio Supervisionado e a Alimentação Escolar; A forma como o sistema alimentar está organizado atualmente reflete a organização da sociedade mundial (FESTOZO e MICHELINI, 2017, p.8); O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os processos educativos desenvolvidos, pelo estágio supervisionado III, no processo de formação inicial de professores que possibilitam a compreensão da relação que a escola estabelece com sua comunidade.

O estágio supervisionado Matriz curricular obrigatória; Divisão em duas etapas; Pesquisa;

metodologia 1 - O que a experiência do estágio lhe ensinou, considerando a vivência na escola e as discussões coletivas na Universidade? 2 - A alimentação escolar pôde contribuir para compreensão do ambiente escolar e da relação escola - comunidade? De que forma? 3 - Você tem sugestões de desenvolvimento de atividades/projetos a partir dos estudos e análises deste semestre? 4 - Avalie o estágio, a partir de sua vivência, das pesquisas realizadas e de nossas reuniões, indicando pontos positivos e pontos a melhorar. Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Categorização;

RESULTADOS E DISCUSSÃO Categorias Descrição das categorias Importância da regência de aulas Aqui, os relatos destacam a importância das regências de aulas no estágio seguidas de discussões na universidade como prática reflexiva. Educação Ambiental e a Soberania Alimentar Nesta categoria, as falas apontam o processo de compreensão do ambiente a partir da questão alimentar. Professor-pesquisador e a formação docente As avaliações desta categoria evidenciam o processo formativo proporcionado pela pesquisa durante as atividades do estágio.

IMPORTÂNCIA DA REGÊNCIA DE AULAS Ao permitir a realização da prática em sala de aula, o estágio supervisionado se caracteriza como uma oportunidade de romper com a dicotomia existente entre teoria e prática (SCALABABRIN E MOLINARI, 2013); Compreensão da realidade da profissão docente; A prática docente deve ser um elemento de reflexão diário;

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SOBERANIA ALIMENTAR Educação Ambiental e deve ocorrer em todos os níveis e modalidades de ensino; O processo de inserção da educação ambiental na educação básica tem se apresentado de forma conturbada e conflituosa (TOZONI-REIS e CAMPOS, 2004) Escola exerce a função de um agente transformador, no sentido de contribuir para a democratização da sociedade;

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SOBERANIA ALIMENTAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); O encontro entre a alimentação escolar e a agricultura familiar tem provocado transformações nas escolas do país ((MALAGUTI, 2015); Sistema financeiro (FESTOZO e MICHELINI, 2017);

PROFESSOR-PESQUISADOR E A FORMAÇÃO DOCENTE A importância da pesquisa na formação e no trabalho docente (OLIVEIRA e GONZAGA 2012); O professor deve ser um pesquisador crítico e reflexivo sobre sua atuação, produzindo, a partir dessa pesquisa, uma ação inovadora (PIMENTA, 2012);

CONSIDERAÇÕES FINAIS A formação docente Compreensão do ambiente; Compreensão da realidade escolar Relações de poder estabelecidas; Educação emancipatória;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. _____. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União 2009; 17 jun. 2009. CASTRO, Andressa Aparecida; OLIVEIRA, Carolina de Souza; FESTOZO, Marina Battistetti. A importância da educação ambiental crítica para a formação de professores: Um relato de experiência com alunos do Ensino Médio. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, v. 14, p. 69-81, 2018. CORTE, Anelise C. Dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, Brasília, v. 31, n. 3, p. 31002-31010, 2015. FESTOZO, Marina Battistetti;, MICHELINI, Janaína. A segurança alimentar sob o olhar da Educação Ambiental Crítica. In: Anais do IX EPEA -Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Juíz de Fora, MG, 2017. MALAGUTI, Jane Mary Albinati. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para a inclusão dos produtos da Agricultura Familiar na merenda escolar de Itapecerica da Serra - SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas e Organizações Públicas), Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2012 PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004. v. 1. 296p. _____. Estágio e docência: diferentes concepções. In: Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente, 2005, Natal. Anais do Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente. Natal: UFP, 2005. v. 1. p. 37-44. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. UNAR, v. 17, n. 1, 2013. TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa Científica. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2007. TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR. TREIN, Eunice Schilling. A educação ambiental crítica: crítica de quê? Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, 2012.