As funções da publicidade: aspectos mercadológicos e institucionais Renata Crispim
Conceito de Publicidade Armando Sant’anna: ”Uma técnica de comunicação de massa, paga com a finalidade precípua de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços”. (SANT'ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática, 3ª ed., São Paulo: Pioneira, 1998, p.76)
Conceito de Publicidade Lei 4680/65: ”Especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço dêsse mesmo público”
Conceito de Publicidade Julio Andery Junior: ”Ideias que temos, que nascem em nossos corações, se orientam por nossa cabeça, levam entretenimento e conforto aos consumidores, privilegiam nossos clientes, geram negócios, a ampliação de estruturas, empregos, a perspectiva de uma vida digna, família com comida na mesa. Temos o raro talento de comover, mobilizar, informar e até orientar. Todos juntos gerando negócios, empregos e uma vida melhor”.
Para que a publicidade serve? Do ponto de vista mercadológico: para estimular processos de consumo de produtos e serviços.
Alguns questionamentos - Por que as pessoas compram coisas? - O que as pessoas compram? - O que define a compra de um produto A ou B? - O que as pessoas avaliam quando decidem comprar alguma coisa? - Esse processo é rápido ou lento? - Como a publicidade pode influenciar esse processo? Alguns questionamentos
Para que serve a publicidade? Do ponto de vista institucional: para construir uma imagem positiva das marcas de produtos, serviços e empresas.
Alguns questionamentos - O que é imagem (de marca de produtos, serviços ou empresas)? - Por que a imagem é importante? - Como a imagem é construída? - As imagens das marcas de produtos, serviços e empresas são sempre as mesmas? - Como a publicidade pode ajudar a construir, transformar ou manter imagens de marcas de produtos, serviços e empresas?
Mais questionamentos - Como os dois processos, mercadológico e institucional, se relacionam? - O que faz o publicitário em relação a esses dois processos? Que atividades desenvolve?