Desenvolvimento Infantil subsídios para o cuidado de enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento infantil
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
Educação bucal. Introdução Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle da cárie em crianças. Contudo, a situação de adolescentes,
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Objetivo: Caracterizar as relações precoces.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Introdução ao Comportamento Organizacional
O CIGARRO A CHUPETA DO ADULTO Ministérios de Saúde - APO -01.
Conceitos de GEOGRAFIA
14 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS.
Ambiente de trabalho e saúde
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Deficiência psicológica
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Pontos importantes para a discussão
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
STB – Student Travel Bureau 2005
Metodologia do Ensino de Física I
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
O leite alimenta o corpo
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Registro de Bençãos.
Follow-up e intervenção precoce em criança com mielomeningocele e hidrocefalia atendida no NASF pelo modelo da CIF 1Tainá Ribas Mélo, 2Vera Lúcia Israel.
OBRIGADO SENHOR Irene Alvina
O Projeto “O exército do Rei Corpo contra a Bruxa Sida” é um livro com trilha sonora que pode ser lido como uma aventura para crianças ou como um instrumento.
I Conferências em Psicomotricidade na Infância 3 de Outubro de 2015
Orientadora: Danieli B. da Silva
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
Saúde Mental Profª. Cely de Oliveira
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Lev Semenovich Vygotsky
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Lucília Salgado.
Turismo.
O Desenvolvimento Psicomotor
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
<espaço para figura> Opcional.
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
TESTE DO REFLEXO VERMELHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GARCIA FILHO 6º ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDUCAÇÃO EM SAÚDE sobre humanização do.
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
1 - Observa a figura. Coloca um X na resposta correcta.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Infantil subsídios para o cuidado de enfermagem Profª Drª Débora Falleiros de Mello EERP-USP

ASPECTOS HISTÓRICOS Décadas 30 e 40 II Guerra Mundial/ Reconstrução Europa Instituições para atendimento aos órfãos de guerra e crianças separadas de seus pais Criação de creches - trabalho da mulher Estudos sobre os efeitos da separação e/ou privação materna sobre o desenvolvimento e a personalidade Importância da interação familiar

PRIMEIRA INFÂNCIA O desenvolvimento saudável da Primeira Infância é a base primeiras experiências: permanecem por toda a vida afetam a aprendizagem, o comportamento e a saúde prosperidade econômica construção de uma comunidade forte e justa Investimentos na primeira infância mais certo a ser feito do ponto de vista ético mais inteligente a ser feito do ponto de vista econômico Para as crianças, as famílias, suas comunidades e a sociedade em geral

Formação Cérebro vivências da criança pequena: têm impacto sobre a formação do cérebro – funções cerebrais têm impacto na capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções Estresse tóxico - prejudica o desenvolvimento saudável - a criança que aciona com frequência seu sistema de reação ao stress, sem contar com um adulto que a acolha e acalme, pode sofrer problemas emocionais no futuro

Cuidado Cotidiano O Bebê é um ser humano completo, indefeso, dependente, com necessidades e sentimentos Necessidade de ser cuidado por uma pessoa (pessoa principal de sua vida), a mãe, o pai ou quem lhe faça as vezes (figura cuidadora-cuidador principal de referência) Também são muito importantes o pai, avós, ajudante ou amiga, vizinhos, outros Regularidade/rotina nos cuidados, precisa de uma pessoa que o conheça e compreenda seu modo de ser, sua natureza e a maneira particular de comunicar suas necessidades

Vigilância do Desenvolvimento Atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento Processo contínuo e flexível, envolvendo informações dos profissionais de saúde, pais, professores e outros

Vigilância do Desenvolvimento Menor de 1 mês: • Reflexo de Moro Posição da criança: coloque a criança em decúbito dorsal. Um estímulo sonoro forte, como bater palmas Resposta esperada: extensão, abdução e elevação de ambos os membros superiores, seguida de retorno à habitual atitude flexora em adução. • Reflexo palpebral • Reflexo de sucção • Braços e pernas flexionados (predomínio do tônus flexor) • Mãos fechadas De 1 mês a menos de 2 meses: • Vocaliza • Esperneia alternadamente • Sorriso social • Abre as mãos

Desenvolvimento 2 meses a 2 anos • Fixa olho no rosto do examinador ou da mãe/cuidadores • Segue objeto na linha média • Reage ao som • Eleva a cabeça, mas ainda não sustenta 4 MESES: • Emite sons, “responde” ao examinador • Segura objetos • Sustenta a cabeça 6 MESES: • Alcança um brinquedo • Leva objetos a boca • Localiza o som • Rola

Desenvolvimento 9 MESES: • Brinca de esconde – achou • Transfere objetos de uma mão para outra • Duplica sílabas • Senta sem apoio 12 MESES: • Imita gestos • Faz pinça • Anda com apoio

Desenvolvimento 15 MESES: • Executa gestos a pedido • Coloca blocos na caneca • Produz pelo menos uma palavra • Anda sem apoio 18 MESES: • Identifica 2 objetos • Rabisca espontaneamente • Produz pelo menos 3 palavras • Anda para trás 24 MESES: • Tira roupa • Constrói torre de 3 cubos, Aponta 2 figuras • Chuta a bola