A importância da tecnologia no aprimoramento profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Advertisements

PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
“A Revolução Industrial e o cotidiano da multidão – pp.70-78” PROF. RODRIGO CALSANI.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Teoria contingencial!! 1.
Modelos Atômicos e o Átomo
Novos Paradigmas para o Ensino da Engenharia
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
São Vicente/Cachoeira Alta 2017
- Introdução à Semiótica -
Segunda Revolução Industrial
Entrevistas Sobre Steve Jobs
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Curso de Especialização sobre Transtornos Alimentares Coordenação: Jesus Landeira Dirce de Sá Freire Local: Centro Loyola de Fé e Cultura, Estrada.
Maria Eduarda Marcon Da Rosa Tiffany Madruga Mello
Tecnologias de Informação e Comunicação
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
Evolução Tecnológica Agrícola
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL
Introdução à Administração
Psicologia Raphaella Pizani.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Comportamento Organizacional:
Características da indústria em Portugal
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Gestão da Inovação – Parte 1
Ética Inteligência Artificial.
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Gestão da Logística de Distribuição
Consumismo e Tecnologia
Preparatório EsPCEx História Geral
Os Efeitos da Tecnologia
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.
Atividades econômicas do primeiro setor
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
O Valor da Tecnologia e a Inovação
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Porque Formar Engenheiros Obsoletos - Um Caso de Estudo
Curso Básico de Espiritismo
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS
Prof. Alberto Martins Júnior
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Grandes Desafios da Informática
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
9- A inovação tecnológica
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Características da indústria em Portugal
Segundo trabalho acadêmico de CTS
EMPREENDEDORISMO.
O Impacto das Tecnologias Disruptivas no Mercado de Trabalho
DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
Transcrição da apresentação:

A importância da tecnologia no aprimoramento profissional Prof. Dr. Paulo Cesar Baria de Castilho

1. Introdução A primeira mudança significativa no comportamento humano se deu à 10.000 anos atrás. Foi quando o homem deixou o forrageamento (busca por alimentos) e passou a se dedicar à agricultura, fixando-o um pouco mais à terra. As transformações em escala global sempre demoraram séculos para acontecer, dado o estilo de vida e as condições vivenciadas por nossos antepassados.

1.1. O mundo atual está em transformação. O mundo sempre esteve em transformação, o que é próprio do espírito humano, especialmente em viradas de século. A grande novidade é que, nos dias hodiernos, ela é muito rápida e responsável pela ansiedade constante que nos assola.

Para se ter uma ideia comparativa, o tear mecanizado (que é a marca registrada da 1ª Revolução Industrial), demorou 120 anos para se espalhar fora da Europa. A internet, ao contrário, espalhou-se por toda a face da terra em menos de uma década.

Essas mudanças, mais frequentes e mais rápidas, irão nos atingir de uma forma ou de outra, participando pessoalmente delas ou vendo um filme passar. Como isso irá nos atingir?

2. Inovações tecnológicas 4ª Revolução Industrial LOCAL ANO VALOR DE MERCADO * FATURAMENTO EMPREGADOS DETROIT EUA 1990 U$ 36 BILHOES U$ 250 BILHOES 1,200.000 VALE DO SILÍCIO EUA 2014 U$ 1,09 TRILHÕES U$ 247 BILHOES 137,000 *AS 3 MAIORES EMPRESAS EM 2014 Hoje, é possível criar uma unidade de riqueza com muito menos trabalhadores, em comparação há 10 ou 15 anos, porque os custos marginais das empresas digitais tendem a zero. Fonte: James Manyika e Michel Chui, “digital Era Brings Hyperscale Challenges”, The Financial Times, 13 ago. 2014. Apud: Schwab, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016, p. 18.

1ª Revolução industrial Final do Século XVIII – Entre 1760 e 1840 Transição da força muscular para a energia mecânica Invenção da máquina a vapor e construção de ferrovias

2ª Revolução industrial Final do Século XIX até 1960 Mudança da matriz energética: eletricidade Linha de montagem: produção em massa

3ª Revolução industrial – Década de 1960 Revolução digital ou do “computador” PC – Computador Pessoal (1970 e 1980) e internet (1990)

4ª Revolução industrial Final do Século XX - início do Século XXI Energias renováveis Interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos

3. Perspectivas do mercado de trabalho As inovações tecnológicas irão mudar o mercado de trabalho? Como? Qual sua extensão?

3.1. Substituição de mão de obra O desenvolvimento dessas novas tecnologias necessitará de profissionais cada vez mais qualificados

4. Especialista ou generalista? Muito já se discutiu se o profissional deve buscar uma especialidade dentro da sua área ou se deve atuar em todos os setores do conhecimento para o qual foi habilitado. É a eterna dúvida em ser um “especialista” ou um “generalista”.

Já se disse que o especialista é aquele que sabe quase tudo, sobre quase nada. Por outro lado, a resposta não demorou: o generalista é aquele que sabe quase, nada sobre quase tudo.

4.1. Especialista ou generalista? Atualmente a discussão é inócua. É mais do que evidente que o mundo globalizado, as transformações do final do século passado e início deste século XXI, exigem um profissional que seja “multiespecialista”, vale dizer, que transite por todas as áreas de sua Ciência com fluidez, especialmente agora, na Era do Conhecimento. E mais: não há que se falar em ser especialista em um “ramo” da Ciência em que atua, quando esta, por definição, é um sistema lógico, uno e indivisível. Dessa forma, o profissional deve sempre ter a consciência de que trabalha momentaneamente com uma parte, mas que a Ciência em que atua é um todo harmônico.

5. Conclusão Quando se vende boi o lucro é “x”. Porque qualquer um produz carne, com mais ou menos tecnologia. Quando se vende sêmen de boi para reprodução genética, o lucro é “x + 10”, vez que, neste caso, é necessário mais tecnologia e conhecimento. Quando se vende armazenamento de sêmen de boi e a logística de distribuição, o lucro é “x + 20”, vez que aumenta a exigência por tecnologia e conhecimento. Em outras palavras, quanto mais tecnologia e conhecimento (valor agregado), maior será o lucro daquela atividade, pois a concorrência será cada vez menor. Pouco se irá conseguir no aprimoramento profissional sem tecnologia, daí a importância dos cursos da FATEC.

6. Referência bibliográfica:

F I M