Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Advertisements

Gestão de Custos Parceria Socicana e UNESP - Jaboticabal.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Welington Aleixo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Brasil 2035 Oficina avaliação estratégica dos cenários
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
AULA 1: TEORIA DO CONSUMIDOR
AULA 3: ESTRUTURAS DE MERCADO
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Administração Financeira e Orçamentária
LES Matemática Aplicada a Finanças
PROF. ELISSON DE ANDRADE
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
ENP – Engenharia do Produto
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Contabilidade Tributária Vs. Financeira
Organização e Análise de Projectos
Conceitos Macroeconômicos
Apresentação da Disciplina
Coordenação: Marcelo Correa
Elementos de Informática
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
O PLANO DE MARKETING.
Estratégia Mercadológica
Prof. Elisson de Andrade
Capítulo 1 Aspectos preliminares
Fluxos de caixa no orçamento
Definições de Economia
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
A Globalização dos Mercados e Competição
Mercado de capitais AULA 4
1. Dimensões do Risco nas empresas
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Curso Técnico em Agroecologia
Profa. Lérida Malagueta
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
ESPECIALIZÃÇÃO EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS Aula II PROF. TIAGO FIGUEIREDO DE MOURA MBA Administração Financeira Mestrado.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
30/09/2016 PROF. CHRISTIANO MIGUEL Curso Técnico em Finanças Disciplina: Gestão de Atividades Financeiras.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
FATORES DETERMINANTES
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Noções básicas do mercado
ECONOMIA.
Aula 1: Objetivos, família e corretora de valores
ECONOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
Administração amintas paiva afonso.
A escassez e as escolhas
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Marketing Internacional
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Contabilidade Social e Macroeconomia
Introdução à Engenharia Civil
Risco em Epidemiologia. Profº Adriano Brum. INTRODUÇÃO  Contemporaneamente, o conceito de risco foi tomado por diversas disciplinas, em diferentes áreas.
MACROECONOMIA.
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
Economia para Computação
1. Dimensões do Risco nas empresas
Transcrição da apresentação:

Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

APRESENTANDO-ME!!!!!

APRESENTEM-SE

PROGRAMA DO CURSO DATACONTEÚDO PROGRAMÁTICO 02/02- Introdução à economia (avaliação 1) 16/02- Microeconomia (avaliação 2) 23/02- Estruturas de mercado e concorrência (avaliação 3) 01/03- Estruturas de mercado e concorrência (avaliação 4) 08/03- Macroeconomia (avaliação 5) 15/03- Macroeconomia (avaliação 6) 22/03- Economia internacional e Reunião do Grupo 29/03- Apresentação de trabalho: Desafio Profissional

O QUE É ECONOMIA? Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar seus recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível. (Pinho & Vasconcellos, Manual de Introdução à Economia, 2006)

RECURSOS LIMITADOS (mão de obra, terra, matéria-prima) DESEJOS HUMANOS ILIMITADOS ECONOMI A O QUE E QUANTO PRODUZIR? COMO PRODUZIR? PARA QUEM PRODUZIR?

Fonte: Pinho & Vasconcellos (2006) Renda das famílias Despesas das famílias

DIVISÃO DIDÁTICA DA ECONOMIA Microeconomia: formação dos preços, funcionamento do mercado, comportamento das pessoas e empresas Macroeconomia: PIB, inflação, taxa de juros, nível de emprego etc

Nesse momento, talvez esteja se perguntando...

Mas qual aplicação prática de aprender economia? No que essa disciplina de Economia poderá me ser útil?

OBJETIVO DA DISCIPLINA Quero ensinar-lhe a saber interpretar determinadas informações para se POSICIONAR perante o mercado

SE LEMOS NOTÍCIAS COMO

Quero que aprenda a interpretar: Quais impactos variáveis micro e macroeconômicas terão em sua vida pessoal e profissional Como melhorar as tomadas de decisão na empresa, tendo consciência dos possíveis cenários econômicos Como administrar riscos de forma eficaz

É PARA CUMPRIR COM ESSE OBJETIVO QUE NOSSO PROGRAMA FOI DELINEADO DATACONTEÚDO PROGRAMÁTICO 02/02- Introdução à economia (avaliação 1) 16/02- Microeconomia (avaliação 2) 23/02- Estruturas de mercado e concorrência (avaliação 3) 01/03- Estruturas de mercado e concorrência (avaliação 4) 08/03- Macroeconomia (avaliação 5) 15/03- Macroeconomia (avaliação 6) 22/03- Economia internacional e Reunião do Grupo 29/03- Apresentação de trabalho: Desafio Profissional

Método de avaliação Pequenas avaliações individuais ao final de cada aula Das 6 avaliações, serão consideradas as 5 maiores notas Essas avaliações irão compor 30% da média final Desafio profissional Grupos de 2 ou 3 pessoas Trabalho escrito e apresentação oral (ver regras) Apresentação de 10 a 15 minutos Esse trabalho (escrito e apresentação) valerá 70% da nota MÉDIA: 70% Desafio + 30% Avaliações ≥ 7

Acesso aos arquivos Acesse: Clique em MBA em Gestão Estratégica de Negócios Digite a senha: mba Faça download dos materiais: aulas em power point, regras do trabalho etc

Vamos definir os grupos e empresas

VÍDEO GLOBONEWS

Avaliação 1 (individual) Como a situação econômica atual do país tem afetado seu ambiente de trabalho? Conte como está o ambiente na empresa Se está temporariamente desempregado(a), conte como está a procura por um novo emprego Como a situação econômica atual do país tem afetado suas finanças pessoais? Conte se nos últimos meses precisou mudar algum hábito financeiro para se adequar à nova realidade