Projeto PERMANÊNCIA: Um novo olhar sobre a evasão no Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Bem-vindos!.
Encontro com professores
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Comissão de Educação dos Profissionais
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Contabilidade Sistemas de Informação
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Avaliação Institucional
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
Simone Braz Ferreira Gontijo
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Pedagogia Universitária
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
Oficina de Planejamento do Complexo Hospitalar da UFRJ Grupo 4 Infra-Estrutura e Gestão.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Planejamento Anual 2015.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
FORMAÇÃO CONTINUADA II
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
Pró-Reitoria de Planejamento
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Coordenação de Políticas Estudantis Ações: ◦ Gerenciamento das Bolsas de Iniciação ao Trabalho (BIT); ◦ Coordenação dos Editais de Auxílio a Eventos (Em.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Projeto de Monografia Ana Thereza Meirelles. REGRAS INICIAIS 1 Projeto de Monografia - Avaliações 2 Professor de Projeto, professor orientador e aluno.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
( DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DAS UNIDADES ESCOLARES)
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Projeto PERMANÊNCIA: Um novo olhar sobre a evasão no Ensino Superior Pró-reitora de Ensino Pró-Reitoria de Planejamento e Administração ICSA /ICHLA/ ICET /ICS

Como se inicia esse processo..? De onde partimos? Análise dos processos de gestão acadêmica- especificamente dos processo de cancelamentos.

Mapeamento dos registros e justificativas para os cancelamentos... Tabulação dos dados do último semestre...

ICET

Título > Subtítulo > Nome slide

ICS Título > Subtítulo > Nome slide

ICSA

PENSAR... DISCUTIR...ANALISAR.

A proposta. O Projeto PERMANÊNCIA

Práticas institucionais: Mudança de enfoque: permanência; Personalização e humanização do atendimento; Reorganização do sistema de atendimento; Interlocução aluno- universidade;

Projeto de PERMANÊNCIA Objetivos: Detectar e analisar as razões apontadas para o desligamento/cancelamento, solicitado pelo acadêmico; Propor e encaminhar, ações práticas à permanência desse aluno. Utilizar os setores já existentes para suporte ao acadêmico – NAPEG / CIP / SETOR FINANCEIRO;

F L U X O – Solicitação de cancelamento Encaminhamento aos setores responsáveis

O pensar – como construção coletiva; O PENSAR e o FAZER... O pensar – como construção coletiva; O fazer como prática institucional; Trabalho integrado e colaborativo; Princípio da escuta e do diálogo; Sensibilização a proposta- formação de coordenadores;

Por onde andamos..? 1 ano de Projeto- Avaliação e reavaliação de processos; Resultados até o momento: diminuição significativa das solicitações de cancelamento; reversão significativa das solicitações; Mapeamento estratégico, tanto do ponto de vista financeiro, como do processo como um todo junto ao GT; Mapeamento e análise de resultados; impacto. Mais importante: prática institucional alinhada ao PDI/PPI e a todos os processos que regulam a Universidade: A permanência do aluno, pelo viés do entendimento de uma formação integral, dentro da especificidade de cada sujeito.

“Quando os modelos formais se revelam insuficientes estabelece-se a crise: mas crise, realmente, só existe uma, a da lógica formal, até então utilizada com o caráter de única espécie de lógica.” VIEIRA PINTO, 2009