PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Secretaria de Estado da Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Critérios para avaliação de projetos Perguntas de controle
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Planejamento e projetos sociais:
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Elaboração de Projetos Recomendações práticas esíntese Luis Stephanou.
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
A Política Nacional de Humanização
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE Luis Stephanou

Apresentação baseada em Stephanou, Luis; Müller, Lúcia; Carvalho, Isabel C. M. Guia para elaboração de projetos Sociais. São Leopoldo, Sinodal, 2003

Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem a partir de novos perfis e desafios na questão social brasileira. Processo de democratização

Processo de democratização Descentralização do Estado; Participação da Sociedade Civil organizada; Novas fronteiras entre público e privado; Políticas sociais mais complexas; Redefinição de estratégias de articulação destas políticas.

O que são Projetos Sociais? Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, recursos, responsabilidades e avaliação. Projetos sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.

Projetos sociais - riscos Fragmentação das ações; Excessiva dependência; Falta de legitimidade ou representatividade; Indefinição de responsabilidades e méritos; Descontinuidade de ações, pessoas...; Baixo controle da efetividade das ações; Dificuldade de interpretar desdobramentos.

Projetos sociais: tendências e desafios Gestão compartilhada; Ênfase na ação local; Gestão em rede; Flexibilização de programas e serviços; Participação social nas decisões, controle e execução de projetos ou programas.

Gestor de projetos - capacidades Compreensão dos contextos políticos, sociais e institucionais; Comunicação e negociação; Definir, delegar e cobrar responsabilidades; Agilidade de avaliação; Agilidade para propor mudanças; Motivar pessoas, administrar conflitos e frustrações: capacidade de gerenciamento; Valorizar e promover a visibilidade do projeto e seus resultados.

Um bom projeto produz aprendizagem individual, social e institucional Um bom projeto social Boa articulação social e política; Visibilidade; Sustentabilidade; Transparência. Um bom projeto produz aprendizagem individual, social e institucional

Níveis de articulação Apoio e fomento - Doadores; - Finaciadores; - Agências de cooperação; - Bancos; - Fundos públicos ou privados; - Igrejas. Neste nível o projeto se relaciona com a captação de recursos financeiros e a articulação global de políticas. É importante perceber as condições de possíveis financiadores e as relações políticas decorrentes destes possíveis apoios.

Mediação e articulação Níveis de articulação Mediação e articulação - Organizações não-governamentais; - Organizações sociais ou comunitárias; - Organismos públicos; - Redes solidárias. Aqui há um equilíbrio entre captação de recursos financeiros e articulação de parcerias em torno do projeto. Assim, as articulações em torno de políticas públicas tem sua importância relacionada com a construção de projetos em comum, o que implica nas definições em torno da missão de cada organização.

Níveis de articulação Gestão local - Público alvo / universo do projeto; - Beneficiários; - Grupos de base. Neste nível a capacidade de absorção de recursos financeiros diminui, mas não deve ser esquecida. Tem valor econômico e pedagógico. Assim, o fundamental é a capacidade de leitura da realidade em que o projeto se desenvolve. Percepção de vulnerabilidades, situações de solidariedade e lutas por reconhecimento de direitos

Sustentabilidade do projeto Aspectos políticos e sociais Enraizamento local; Diálogo com saberes e representações culturais; Visibilidade pública; Reconhecimento institucional.

Sustentabilidade do projeto Aspectos econômicos Identificação de fontes de financiamento; Conhecimento dos procedimentos e condições das fontes de recursos; Negociação de visões, expectativas e formatos entre financiadores, financiados e beneficiários; Indicação das possibilidades de continuidade; Indicação de possibilidades de contrapartida; Planejamento estratégico de sustentabilidade.

Projetos sociais Identificação de necessidades, atores e potencialidades; Articulação de atores.

Identificação de necessidades, potencialidades e atores Quais as necessidades da população? Que necessidades se traduzem em demandas? Quais as prioridades? Quais as potencialidades de organização? Como podem ser organizadas as reivindicações? Que atores podem apoiar nossas ações? Quais atores se opõem ao nosso projeto? Quem pode ser conquistado para o projeto?

Articulação entre atores Consenso Mínimo Acordo entre os proponentes Acordo entre proponentes e beneficiários Diagnóstico dos Problemas Formas de intervir na realidade Objetivos a serem alcançados Resultados desejáveis

Oportunidades / Prioridades Projetos sociais Identidade Passado Memória / História Experiência Oportunidades / Prioridades Presente Presente Contexto Expectativas Futuro Desejos Utopias

Itens de um projeto Metodologia Capa Cronograma Orçamento Contexto Equipe e parcerias Apresentação da organização Cronograma Orçamento Quadro de metas Contexto Justificativa Anexos Objetivos Avaliação Público alvo Resumo

Alguns aspectos importantes Um projeto sempre desenvolve elementos lógicos e psicológicos; Há itens de projetos que são mais importantes para o grupo que os formula: objetivos e quadro de metas; Outros itens são mais importantes para o leitor externo (avaliador): orçamento e resumo; Um bom projeto está escrito de forma objetiva, concisa e equilibrada.

Síntese Elaborar projetos não é somente redigir documentos. Trata-se de articular propostas; Um projeto deve ser encarado como um contrato; A credibilidade de uma organização social sempre será seu maior patrimônio; É importante criar-se uma cultura de gestão social e elaboração de projetos; Projetos não são tudo na vida de uma organização social.