Diretoria-Executiva – DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
O QUE É O PRODAFISC.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Projeto Contabilista Solidário
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
SOLUÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O PODER PÚBLICO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Evolução do Planejamento no INSS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
SUAT Superintendência de Atendimento Reestruturação 2012.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
“Aumentar a produtividade
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Revisão do Planejamento Plano de Aplicação e Plano de Trabalho de 2016 Reunião de Alinhamento para o Quadriênio Rede Brasileira de Metrologia.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ANÁLISE CONTÁBIL - COGEF.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Transcrição da apresentação:

Diretoria-Executiva – DE Economizar para Gastar Melhor Sérgio da Costa Côrtes Diretor-Executivo Novembro de 2010

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto O que é o Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto PQMGasto? É um programa, estruturado na Diretoria-Executiva do IBGE, que pode ser resumido como um conjunto de ações visando “Economizar para Gastar Melhor”

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Objetivos Criar uma “consciência corporativa” sobre a importância da qualidade do gasto Auxiliar a todos os gestores do IBGE na implantação de procedimentos voltados para avaliação da qualidade e redução dos gastos Criar mecanismos de análise dos gastos Dar transparências sobre os gastos Institucionais

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Objetivos (continuação) Estabelecer metas viáveis de redução de gastos Gerar um ambiente institucional de discussão sobre a qualidade do gasto Premiar as áreas e as pessoas que contribuem e atingem as metas do programa.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Qual a composição Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto PQMGasto? Vários sistemas de informações e de movimentos de conscientização das pessoas que trabalharão integrados buscando atingir aos objetivos do programa.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto O PQMGasto é composto, inicialmente, pelos seguintes módulos: Sistema de Contratos Essenciais – SCE  Sistema de Caderneta de Despesas – SCD  Sistema de Acompanhamento do Programa – SAP Movimento de Sensibilização de Pessoal – MSP – “Economizar para Gastar Melhor”

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Todos os sistemas e o movimento de sensibilização estão sendo desenvolvidos de forma que possam ser também ser utilizados por outros órgãos da Administração Pública Federal, sem nenhum custo adicional.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Contratos Essenciais – SCE O objetivo deste sistema é registrar e acompanhar todos os contratos e despesas considerados essenciais para o desenvolvimento das atividades e dos projetos do órgão Estes contratos, por serem compromissos assumidos para um ou mais exercícios, devem ter suas dotações orçamentárias definidas prioritariamente e deverão, por períodos previamente determinados, ser submetidos a reavaliações, visando o acompanhamento e a manutenção de seus objetivos, sempre visando a qualidade e buscando oportunidades de redução em seus gastos.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Contratos Essenciais – SCE É recomendado que sejam constituídos grupos de trabalhos que possam analisar os contratos, sugerir melhorias, avaliar as ofertas de mercado, buscar contratos com objetos semelhantes no governo federal, sempre com a visão de qualidade e de oportunidade de redução de seus gastos. Destacam-se entre esses contratos os contratos de energia elétrica, água e esgotamento sanitário, água mineral, locação de imóveis, locação de equipamentos de informática, locação e licenciamento de softwares, comunicação de dados, correios, taxas, etc.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Caderneta de Despesas – SCD O objetivo deste sistema é acompanhar um conjunto de TEMAS, tipos de contratos e despesas essenciais, que serão objetos para a criação da “consciência corporativa” sobre a importância da qualidade do gasto na instituição, sempre buscando “Economizar para Gastar Melhor” Neste sistema estaremos buscando o desenvolvimento de ações para a redução de gastos que envolvam as pessoas e busque o compromisso de cada servidor com esta causa

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Caderneta de Despesas – SCD Conteúdo do sistema Os temas selecionados para controle e acompanhamento do gasto. Por exemplo, energia elétrica, água, telefonia fixa e móvel, condomínios, etc; As pessoas responsáveis pela condução dos temas selecionados no IBGE e os responsáveis pela condução desses temas nas Unidades Organizacionais Físicas de Operação – UROGFO;

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Caderneta de Despesas – SCD Conteúdo do sistema As metas a serem perseguidas por uma UORGFO ou grupo de pessoas. Por exemplo, reduzir em 5% o consumo de energia elétrica num prazo de 3 meses;  As ações planejadas para o alcance das metas estabelecidas e o acompanhamento dessas ações durante a sua execução;  As premiações e recompensas pelo atingimento de suas metas pelas pessoas da UROGFO;

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto A Caderneta de Despesa será o instrumento que registrará, acompanhará o gasto dos temas selecionados e possibilitará a geração de um conjunto de indicadores sobre esses temas. A partir desses indicadores poderemos implementar “movimentos de sensibilização” para o desenvolvimento da “consciência corporativa” sobre a importância da qualidade do gasto.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Acompanhamento do Programa - SAP Este sistema tem dois objetivos específicos: Disponibilizar os resultados das ações executadas pelas pessoas nas UORGFO para redução dos gastos, apresentando os resultados de cada UORGFO e os indicadores comparativos entre as unidades participantes do programa Criar um ambiente de participação, integração e de contribuição entre as pessoas, visando o alcance das metas das UORGFO

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Acompanhamento do Programa - SAP Este sistema será composto por dois módulos de software: Acompanhamento e Análise do Gasto – AAG Este módulo será desenvolvido no Sistema de Acompanhamento e Gestão – SAG, utilizando todo o potencial de análise e apresentação do SAG, e será o responsável por implementar o objetivo número 1. Participação, Integração e Contribuição das Pessoas – PICP Este módulo será desenvolvido no Portal da DE, utilizando todo o potencial da Web 2.0 disponível para intranet e internet, e será o responsável por implementar o objetivo número 2.  

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Sistema de Acompanhamento do Programa – SAP Será nestes dois ambientes que as pessoas poderão conhecer seus resultados e vibrar com eles, avaliar seus esforços e sacrifícios, conhecer pessoas, trocar informações, contribuírem umas com as outras.  Também será nestes dois ambientes que estará registrado o sucesso do programa. Todas as nossas energias deverão estar canalizadas na utilização desses dois ambientes pelas pessoas. Incentivá-las na utilização desses ambientes será fundamental para o sucesso do programa.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Movimentos de Sensibilização de Pessoal – MSP Será nestes movimentos que buscaremos convencer as pessoas a “Economizar para Gastar Melhor”.   Através de campanhas de sensibilização das pessoas, sejam estas campanhas corporativas, regionais ou locais, buscaremos sensibilizar as pessoas a se engajarem nas ações do programa em cada UORGFO.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Movimentos de Sensibilização de Pessoal – MSP Caberá a cada responsável pelo programa na sua unidade trabalhar de forma integrada com as pessoas para o sucesso do programa. Será nestes movimentos que poderemos criar uma grande sinergia entre as pessoas, de todas as áreas da unidade, sinergia esta que será fundamental, também, para o desenvolvimento de todas as atividades das unidades.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Movimentos de Sensibilização de Pessoal – MSP Instrumentos de mobilização

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Organização do Programa em grupos de trabalho (+- 5 pessoas) Coordenação do Programa Movimento de Sensibilização Acompanhamento dos Temas Contrato dos Correios Planejamento/infra-estrutura

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Conclusão Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto – PMQGasto, aparentemente ambicioso, mais consciente da sua necessidade e importância para todos os nossos órgãos. Vale destacar que manter os gastos sob controle absoluto e transparente para todos é um dos pontos fortes de qualquer administração

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Conclusão Outro ponto importante que este PMQGasto busca criar um grande movimento de sinergia entre as pessoas. Não podemos esquecer que o nossos Órgãos só existe por causa das pessoas e são elas que devem ter toda a nossa atenção, cuidado, respeito e carinho. O desafio neste momento é construir uma estrutura que una as pessoas em torno desta idéia para viabilizar este programa. Contamos com todos.

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Obrigado pela oportunidade de compartilhar o nosso trabalho com vocês e aprender com as vossas experiências Ernesto Dorneles Saraiva Gerente de Projeto – UE-RS ernesto.saraiva@ibge.gov.br Sérgio da Costa Côrtes Diretor-Executivo - IBGE sergio.cortes@ibge.gov.br

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Acesso aos sistemas www.sigestao.ibge.gov.br Contratos e Despesas Essenciais Caderneta de Despesas www.sag.ibge.gov.br Melhoria da Qualidade do Gasto - Caderneta de Despesas Melhoria da Qualidade do Gasto - Contratos Essenciais http://www.sigestao.ibge.gov.br/caderneta Caderneta de Despesas para Órgãos externos

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Coordenação do Programa Sérgio Côrtes - DE Maria de Fátima - DE Ernesto Dornelles Saraiva - UE/RS Maria Aparecida de Almeida Valadares – UE/TO Elpídio Dantas Gomes - UE /MG Fabrício Martins Rodrigues (UE/RR) Waldir Fortunato (CRM) Movimento de Sensibilização Luciano - UE/ES Lauro - UE/SC Washington - UE/MA Xavier - DE/GAT2 Beth - UE/PR Mauro - DE/CPS

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Acompanhamento dos Temas Água - César UE/RJ Luz - Rejane UE/PA Aluguel - Luiz Esteves UE/SP Condomínio - Márcia Arruda DE/GAT1 Telefone Local - André UE/RN Telefone DDD - Marina UE/GO Telefone Celular - Alexandre UE/AC Contrato dos Correios Waldir ou indicado - DE/CRM Jecivan - UE/AM Mario - UE/CE Marcio - UE/MT Adeilson - UE/SE Eron - UE/RS

Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto Planejamento/infra-estrutura Augusto – UE/AP Anna Carolina – UE/DF Victor – UE/MG Elisabete – UE/PR Leonardo – UE/PI César – UE/RJ Ernesto - UE/RS