01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Governança de TI COBIT x ITIL
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Control Objectives for Information and related Technology
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Pós-Graduação em TI de A a Z
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GTI Claudia Salles Haddad
Reunião Inicial – Elaboração do PDTI
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Cobit Governança em TI.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Metodologia de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Planejamento Estratégico
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
Implementação do ITIL nos Correios
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Gerente: Daniel Abuchaim PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
POLITICAS DE SEGURANÇA
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Superintendência de Gestão da Informação
Universidade Corporativa Procenge
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Desenvolvendo pessoas, gerando resultados.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 (Departamento de Tecnologia da Informação)
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação

Objetivo desta apresentação Dar um panorama das ações da Gerência de Tecnologia da Informação do Sistema OCB a fim de alcançar a Governança de TI.

Missão Promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares. Representar o sistema cooperativista nacional, respeitando a sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. Proporcionar serviços de Tecnologia da Informação seguros e satisfatórios aos usuários, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos do Sistema OCB. GETIN

Alguns custos intangíveis Custo de uma área de negócio não atendida por incapacidade da TI; Custo do retrabalho, por violação das boas práticas de TI: aquisição ou desenvolvimento de software sem o adequado planejamento; Custo da falta de alinhamento entre a TI e os processos de negócio e vice versa.

Solução: Governança de TI (diretrizes da Organização para a TI) Manter a TI alinhada ao Plano Estratégico da Organização; Adotar as Boas Práticas de TI; Estruturar a TI, de modo a atender com eficiência e eficácia as demandas e necessidades da Organização; Dar sustentação aos sistemas de apoio ao negócio da Organização.

Objetivos Estratégicos

Objetivo 12 do Plano Estratégico do SESCOOP (Assegurar adequada utilização da tecnologia de informação e comunicação): Linha de Ação 1 - Estabelecer e garantir padrões mínimos de tecnologia de informação e comunicação em todo o SESCOOP, inclusive para atendimento à estratégia de comunicação com as cooperativas; Linha de Ação 2 - Integrar processos e sistemas corporativos; Linha de Ação 3 - Preparar e implantar a infraestrutura tecnológica de todo o SESCOOP para a atuação efetiva no alcance dos objetivos estratégicos. Objetivos estratégicos do Sescoop específicos para a GETIN

Gestão da TI:Reestruturação Organizacional Proposta da FGV para a GETIN Compreende os processos envolvidos na garantia da estrutura física, lógica, suporte técnico e segurança tecnológica adequada ao Sistema OCB. (Modelo FGV)

A TI do Sistema OCB em 2002 Inexistente; 01 Funcionário ligado a gerência de Infraestrutura; Estações de trabalha obsoletas; Parque de servidores Inexistente; Ausência total de política de TI;

A TI do Sistema OCB em 2003 a 2005 Criação do Parque de Servidores; Primeira tentativa de um PDTI; Estações de trabalho adequadas; Setor ainda inexistente; Ausência total de política de TI;

A TI do Sistema OCB 2005 a 2010 Criação do Setor de TI - GETIN; Tentativa de criação de uma política de segurança; Criação da Norma de TI; Desenvolvimento de vários sistemas; Metodologia e/ou processos sem definição formal;

A TI do Sistema OCB em 2010 Inicio de investimento pesado em infra; Redimensionamento da equipe com aumento de mais 100% Implantação no núcleo de projetos Namoro com o Cobit;

2010/ 2011 Definição dos perfis profissionais de TI necessários para acompanhar as mudanças tecnológicas e a adoção de novos serviços. Contratação e treinamento de nova equipe. Aquisição e início da implantação de nova infraestrutura tecnológica. Capacitação da equipe na nova infraestrutura. Elaboração do Plano Estratégico de TI e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação. Criação, via portaria, do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação.

2012 Primeira reunião do Comitê Gestor de TI com aprovação do Sumário Executivo do PDTI. Finalização e testes do novo ambiente de infraestrutura. Plano de configuração do novo ambiente, plano de migração e realização de projeto piloto. Contratação Fábrica de Software. Criação e formalização do Núcleo de Gestão de Projetos. Monitoramen to do ambiente de infraestrutura.

2013 Encontro Nacional das TIs do Sistema OCB. Treinament o de ITIL para toda a equipe de TI. Mudança de gestão da área. Mapeament o para implantação do ITIL. Implantação de ferramenta de Business Intelligence. Início do projeto de implantação de Políticas de Segurança.

Previsão para 2014 Revisão PDTI. Implantação do ITIL. Desenvolvi mento da Política de Segurança. Expansão do datacenter. Início do projeto de implantação CobiT.

Obrigado!