AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Advertisements

SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Projeto Político Pedagógico - PPP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Transposição Didática
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)

8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
A melhor opção para o seu futuro.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Realizar Formação Continuada
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM:
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado

O INÍCIO DE TUDO... O Avanço da tecnologia é fruto da criatividade e do trabalho humano.

AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS O uso do fogo, a roda, o anzol, a lança são invenções muito antigas, que possibilitaram ao homem estender suas ações para muito além dos limites de seus braços, pernas e olhos.

GARANTIA NA USABILIDADE DA TECNOLOGIA O que assegura o uso benéfico da tecnologia é a vontade de transformar a realidade que nos cerca em algo melhor para nós mesmos e para os outros com quem convivemos.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!! O QUE A EDUCAÇÃO TEM A VER COM A TECNOLOGIA?

DOCENTE X TECNOLOGIA A área da educação precisa dominar o potencial educativo das tecnologias e colocá-las a serviço do desenvolvimento de um projeto pedagógico que vise a construção da autonomia dos educandos e a formação para o exercício pleno da cidadania.

CRONOLOGIA DAS FERRAMENTAS Graças a evolução das ferramentas tecnológicas no âmbito educacional, foi possível revolucionar a forma de transmissão de informações, tornando mais fácil o processo de construção do conhecimento. A seguir, alguns recursos que contribuíram com esse processo.

AS PRIMEIRAS FORMAS DE ESCRITA: DA PENA À CANETTA

DO PAPIRO AO LIVRO

A EVOLUÇÃO DA CARTEIRA ESCOLAR

O AVANÇO DO QUADRO NEGRO

MÁQUINA DE DATILOGRAFAR: DA MANUAL À ELÉTRICA

A EVOLUÇÃO DO RETROPROJETOR

DO MIMIÓGRAFO À MÁQUINA DE XEROGRAFAR

A TELEVISÃO

DO VÍDEO AO DVD

MÁQUINA FOTOGRÁFICA: DA ANALÓGICA À DIGITAL

O SOM

A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

CONTRUBUIÇÃO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO Todas as ferramentas que aqui foram apresentadas, contribuíram sobremaneira para a maximização do processo educativo pois representam poderosos elementos de apoio à aula quando utilizados de forma prudente.

A ADEQUADA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS Os recursos tecnológicos não devem ser utilizados para preencher “espaços vazios”. O foco da utilização deve sempre possuir um objetivo pedagógico. Ao utilizarmos a tecnologia, não podemos perder de vista seu caráter de meio para atingir um fim.

O PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE AO AVANÇO TECNOLÓGICO O professor deve almejar um domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante um relacionamento crítico com elas. O novo educador deve ser um tecnólogo, cuja ação esteja alicerçada em um processo científico capaz de submeter o aluno à exposição cultural, mas com domínio dos aspectos técnico-pedagógico dos currículos e da metodologia.

O PROFESSOR E A TECNOLOGIA O professor deve dominar a utilização pedagógica das ferramentas tecnológicas, de forma que elas facilitem a aprendizagem, sejam objeto de conhecimento a ser democratizado e instrumento para a construção de conhecimento.

REVISÃO DE POSTURA NECESSÁRIA AO PROFESSOR É importante atentar para a necessidade de reformular o conteúdo e a prática de ensino. O professor deverá explorar as novas tecnologias com ênfase no conteúdo, não na ferramenta.

IMPORTANTE!!! A qualidade da educação, geralmente centrada nas inovações curriculares e didáticas, não pode se colocar à margem dos recursos disponíveis para levar adiante as reformas e inovações em matéria educativa, nem das formas de gestão que possibilitam sua implantação.

CONCLUSÃO Como vimos, educação e tecnologia devem sempre andar juntas e nós, PEDAGOGOS, devemos estar atentos aos avanços com o intuito de inseri-los no nosso cotidiano profissional de forma que consigamos sempre alcançar eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem.