Encontro dos Programas de Educação Tutorial - PET/UFC Fortaleza, 29 de Junho de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bem-vindos!.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Elisa Maria de Assis
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação Ambiental - GPEEA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Estrutura Comissões Importância e contribuição do Interpet-Ceará Participação dos Petianos.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Bacharelado em Saúde Coletiva
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Programa de Educação Tutorial
PET – HISTÓRIA UFPR
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Comissão de EJA de Alagoas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Odilei Avelino dos Santos
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

Encontro dos Programas de Educação Tutorial - PET/UFC Fortaleza, 29 de Junho de 2012

Francisco Uribam Xavier de Holanda Leonardo Damasceno Sá Rafael Lopes Galdino Talita Brasil Davi Silva de Oliveira Mozart Francisco Oliveira Freire Erich Soares Rachel Moreira de Oliveira Rafael Silveira Aguiar Paula Bessa Nazka Fernandes Farias Antonio Edson Almada TUTOR CO-TUTOR BOLSISTAS

Oficinas de Pesquisa ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Há três linhas de Pesquisa no PET – Ciências Sociais, entre as quais os petianos se dividem promovendo reuniões ordinárias para debater textos selecionados. São elas: A Relação da Sociedade e Estado no Brasil no Período de 1980 a 2010 As Mudanças Políticas e Culturais na América Latina no Século XXI Cultura e Política nos Movimentos Sociais

Socialização da Produção Acadêmica do Curso ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO O que é? Um espaço para docentes e discentes apresentarem, por meio de bate-papo, a sua produção intelectual. Oferta de atividades que possam permitir ao aluno de graduação completar a sua carga horária de atividades complementares

Socialização da Produção Acadêmica do Curso ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Edição de março Erika Bezerra de Meneses: O tempo bom do farol: transgressão, sociabilidade e afeto nas trajetórias de ex-meretrizes idosas. Francisca Ilnar: Borralheiras ou em processo de construção: experiência de ex-prostitutas a partir dos marcadores sociais de dominação. Caio Anderson Feitosa: As prostitutas e suas práticas políticas sobre o signo do estigma.

Edição de Abril Igor Monteiro: Turismo Backpacker: Inventividade,transgressão e consumo. Jania Perla Aquino: Dinâmica do legal e do ilegal no cotidiano noturno da praia de Iracema Rosana Rodrigues: Do namoro ao casamento: brasileiras e portugueses no contexto do turismo sexual ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Socialização da Produção Acadêmica do Curso

Estudo de formação teórica dos bolsistas ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO O que é? Encontros mensais entre tutores e bolsistas para discutir o pensamento de autores cuja produção teórica é cara às ciências sociais e servirão de base para a formação teórica dos bolsistas Boaventura de Sousa Santos: A gramática do tempo.

Projeto de Extensão em parceria com o CDVHS ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Parceria entre o PET- CS e o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza que gira em torno da criação da experiência política e social proposta pelo CDVHS nomeada de Escola Popular de Educação em Direitos Humanos. Trata-se de uma experiência de educação em direitos humanos a ser desenvolvida no território compreendido como Grande Bom Jardim (GBJ) composto pelos bairros oficiais Bom Jardim, Canidezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira.

Participação do PET Formação dos jovens observadores dos Direitos Humanos. Fóruns Temáticos de pesquisadores e os atores locais. Atualização do Diagnóstico Sócio-participativo do Grande Bom Jardim. Mapeamento do movimento local de cultura e organização política juvenil. Sistematização anual do informe local sobre as violações de Direitos Humanos.

Outras Atividades ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Reuniões ordinárias entre tutores e bolsistas Monitoramento de atividades desenvolvidas na sala do PET pelos demais alunos do curso Promoção de Palestras Representação estudantil no Comitê Gestor e no Conselho Superior dos PET - UFC: Bolsista –Erich Soares