Formação em liderança facilitadora Grupos pequenos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ad – direção para, tendência para;
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Como garantir resultados através das pessoas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
PASSAR DAS IDEIAS À PRÁTICA A INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS
Intervenção com Grupos Grandes Abordagem Sistémica à Mudança Organizacional As intervenções mediante o uso de grandes grupos são formas colaborativas de.
Conceitos e Perfil do Profissional
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
A experiência do Estado de Minas Gerais
1ª Questão: A Qualidade e os Processos de Decisão
Profissional de GC / Função de GC
Normas de Gestão na CARE
O Processo da Administração
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
conhecimentos em resultados
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
FORMAÇÃO EM LIDERANÇA FACILITADORA GRUPOS GRANDES – NÍVEL II 1 A APGICO FORNECE-LHE FORMAS SIMPLES DE OBTER O RENDIMENTO MÁXIMO EM GRUPOS GRANDES (ENTRE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A Gestão da Tomada de Decisão
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
INTERVENÇÃO COM GRUPOS GRANDES ABORDAGEM SISTÉMICA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL 1 AS INTERVENÇÕES MEDIANTE O USO DE GRUPOS GRANDES CONSTITUEM FORMAS COLABORATIVAS.
Planejamento Estratégico
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
TRABALHO EM EQUIPE I.
Coelho’s Consultoria.
BENCHMARKING.
Capítulo 1 A administração hoje.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento do Processo de enfermagem
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Desenvolvimento Sustentável
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Tomada De Decisão.
Transcrição da apresentação:

Formação em liderança facilitadora Grupos pequenos A APGICO fornece-lhe Formas simples de obter o rendimento máximo em equipas pequenas (até 12 elementos) na tomada de decisão e planeamento de projetos 1

Programa do curso sobre o Método de Resolução Criativa de Problemas em Grupo – Nível I 2

1ª SESSÃO (4 HORAS) Modelo de resolução criativa de problemas Pré-teste Treino do pensamento divergente: fluência, flexibilidade e originalidade. Exercícios Aplicação a um problema-tipo (até definição do problema, inclusive) 3

2ª SESSÃO (4 HORAS) Aplicação a um problema-tipo (a partir da definição de problema) Iniciação ao processo de facilitação, sobre o problema da empresa Definição do problema da empresa 4

3ª SESSÃO (4 HORAS) Resolução do problema da empresa Plano de implementação Pós-teste 5

Aplicação do método CPS O método CPS (Creative Problem Solving), destina-se a aplicar um conjunto de ferramentas e estruturas a problemas que não possuem uma solução única e cujas tentativas de resolução por outros métodos não surtiram o efeito desejado. Trata-se de um método que, em reuniões de grupo, permite tomar decisões sobre problemas complexos, simplificando-os e garantindo, simultaneamente, a sua análise sob uma diversidade de pontos de vista, enriquecendo a procura das melhores soluções. Mediante o recurso a determinadas ferramentas de trabalho, coordenadas por uma liderança ajustada ao método, consegue-se potenciar o desenvolvimento da imaginação e da inovação na empresa, através da valorização da experiência e do conhecimento dos membros do grupo, potenciados numa sinergia dirigida para um objetivo da organização. 6

objetivos do método CPS Incrementar a inovação derivada da capacidade dos vários grupos em definir os problemas principais, juntamente com a administração Melhorar a capacidade de liderança criativa aos vários níveis de gestão, isto é, a capacidade de melhor aproveitar o talento de indivíduos e grupos Canalizar a criatividade individual para projetos de inovação dirigidos à eficiência e eficácia da organização Melhorar a sistematização do conhecimento existente, transformando-o de tácito em explícito Promover uma melhor ligação entre a administração e os vários níveis hierárquicos Aumentar a pró-atividade das pessoas na resolução dos problemas quotidianos Fomentar a responsabilidade perante a empresa e a iniciativa para o desenvolvimento individual Melhorar a eficácia das reuniões, tornando-as mais produtivas Possibilitar a coexistência de projetos de inovação em simultâneo com a manutenção da estabilidade necessária ao funcionamento da organização Autonomizar a empresa na sua própria melhoria Promover o empenhamento coletivo nos processos de melhoria contínua. 7

Casos práticos e testemunhos “Um outro instrumento/método para liderar pessoas a encontrar soluções.” Britta Kautzmann,38 anos Licenciada Chefe de Animação Hotéis GRANDE REAL “Mostrou-se que até problemas que parecem difíceis podem ter uma resolução.” Noemi Lourenço, 27 anos Frequência do Ensino Superior Assistente do Departamento Técnico. Empresa VISUALFORMA 8

Casos práticos e testemunhos Contacto com uma nova metodologia que poderá ser um instrumento eficaz de resolução de problemas organizacionais, potenciando também uma gestão participada. Andreia Alexandre, 29 anos Licenciada Directora de Recursos Humanos. GARVETUR Esta formação foi muito importante, porque cheguei à conclusão que primeiro e mais importante é identificar o problema e só depois pensar em encontrar uma solução. Ana Silvano, 48 anos Frequência Universitária Coordenadora Técnica. ESEL 9

apgico@apgico.pt www.apgico.pt www.facebook.com@associacaoapgico 10 Contactos: Endereço: Rua José Fernandes Guerreiro, nº. 28, 1º. Dtº., 8100-598 Loulé. Tel: (+351) 289 093 327 Tlm: (+351) 912452794 apgico@apgico.pt www.apgico.pt www.facebook.com@associacaoapgico 10