O COMÉRCIO VAREJISTA NA ECONOMIA CDL Uberaba O COMÉRCIO VAREJISTA NA ECONOMIA Alex Sandro
BOA NOITE www.doublecm.com.br/download Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade oportunidade. BOA NOITE Segunda-Feira 20:50 – 22:10 Quarta-Feira 19:00 – 20:20 www.doublecm.com.br/download
Tomada de DECISÕES Planejamento Mudança ADAPTAÇÃO NO MERCADO SOBREVIVÊNCIA Mudança
FOCO NO NEGÓCIO VISÃO DE MERCADO ANÁLISE DOS AMBIENTES (OLHAR INTERNO) (OLHAR EXTERNO) ANÁLISE DOS AMBIENTES
ECONOMIA ? ? ? ? ? ? ? ?
É preciso enxergar o Mercado como ELE é... POSICIONAMENTO DE MERCADO
Participação de Mercado PERCENTUAL Market Share VENDA DA EMPRESA VENDA DO SETOR 05% ANO 10% ANO
Potencial de Mercado/Consumo Demanda PROCURA Potencial de Mercado/Consumo OFERTA
Variações de Vendas Vender o ano inteiro SAZONALIDADE
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO PÚBLICO-ALVO Target SEGMENTAÇÃO DE MERCADO GRUPOS PERFIL DO CONSUMIDOR
Diferem em termos de desejos e necessidades SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Os consumidores são constituídos de compradores que diferem entre si em vários aspectos. Diferem em termos de desejos e necessidades Emoção Razão
O MERCADO pode ser fragmentado em segmentos, nichos e em indivíduos. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O MERCADO pode ser fragmentado em segmentos, nichos e em indivíduos. Segmentos Grupos distintos identificáveis dentro de um mercado Nichos Grupos menores que podem estar à procura de uma combinação especial de benefícios.
CALOR LITORAL FRIO REGIÃO SERRANA BAIRROS REGIÃO PAÍS ESTADO CIDADE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Segmentos Grupos distintos identificáveis dentro de um mercado CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO CALOR LITORAL FRIO REGIÃO SERRANA BAIRROS Geográfica REGIÃO PAÍS ESTADO CIDADE Demográfica Psicográfica Comportamental
RENDA FAMILIAR OCUPAÇÃO COMPOSIÇÃO FAMILIAR IDADE ESCOLARIDADE SEXTO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Segmentos Grupos distintos identificáveis dentro de um mercado CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO RENDA FAMILIAR OCUPAÇÃO COMPOSIÇÃO FAMILIAR IDADE Geográfica ESCOLARIDADE SEXTO Demográfica Psicográfica Comportamental
TÍMIDO ESTILO DE VIDA PERSONALIDADE IMPULSIVO EXTROVERTIDO CONSERVADOR SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Segmentos Grupos distintos identificáveis dentro de um mercado CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO TÍMIDO ESTILO DE VIDA Geográfica PERSONALIDADE IMPULSIVO EXTROVERTIDO CONSERVADOR RUDE Demográfica Psicográfica Comportamental
BENEFÍCIOS PROCURADOS DISPOSIÇÃO PARA COMPRAR MOTIVAÇÃO UTILIZAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Segmentos Grupos distintos identificáveis dentro de um mercado CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO ATITUDES OCASIÃO DE COMPRA BENEFÍCIOS PROCURADOS DISPOSIÇÃO PARA COMPRAR MOTIVAÇÃO UTILIZAÇÃO Geográfica Demográfica Psicográfica Comportamental
www.doublecm.com.br/download Alex Sandro Souza de Oliveira 55 (34) 9118-6536 / (34) 3331-5517 alex@doublecm.com.br www.doublecm.com.br/download
Todo Cliente é a cara do cão!