Organização do Trabalho Pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática? Didáticas? Qual Didática?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Didática e Metodologia no Ensino Superior
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Educação e Práticas Pedagógicas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A relação Professor/ Aluno
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
As Concepções Pedagógicas.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Organização do Trabalho Pedagógico Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO

Organização do Trabalho Pedagógico UNIDADE 1 – AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR PROCESSO HISTÓRICO E SOCIAL DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÉTODO DIALÉTICO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O TRABALHO PEDAGÓGICO DO EDUCADOR UNIDADE 2 – PLANEJAMENTO O PLANEJAMENTO E SUAS DIVERSAS CONCEPÇÕES FASES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NÍVEIS DE PLANEJAMENTO UNIDADE 3 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO AS MODALIDADES E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO: MODALIDADES AVALIATIVAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: O ATO DE AVALIAR

Organização do Trabalho Pedagógico UNIDADE 1 – AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR Classificar as tendências pedagógicas, identificando pressupostos teóricos que embasam o trabalho docente; Reconhecer a matriz teórica que embasa o método dialético e o uso deste em sala de aula; Compreender a pedagogia histórico-crítica, refletindo sobre o caráter histórico e social do desenvolvimento da sociedade, bem como, sobre o papel do professor neste processo.

Organização do Trabalho Pedagógico ...as tendências pedagógicas foram muito influenciadas pelo contexto político, econômico e ideológico de uma determinada nação...assim existem várias concepções de aprendizagem que adentraram ou ainda adentram a escola brasileira e que estão fundamentadas em diferentes teorias epistemológicas as quais subsidiam o professor em sua prática pedagógicas...

Organização do Trabalho Pedagógico Rousseau, Pestalozzi, Herbart e Froebel foram educadores que se destacaram com ideias iluministas durante o século XIX e pelas inovações que propuseram, de modo especial, no campo da educação das crianças. JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827) Pestalozzi tentou colocar em prática e desenvolver as ideias de Rousseau sobre educação A época de aprender não é época de julgamento e crítica. O ensino deve ter por alvo o desenvolvimento e não a exposição dogmática O mestre deve respeitar a individualidade do aluno. JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) Pedagogia da existência obra Emílio (1762) “Tudo é bom ao sair das mãos do autor da natureza; mas tudo se degenera nas mãos do homem”. ... a natureza humana seria essencialmente má e caberia à educação destruir sua natureza original... JOHANN HEINRICH HERBART (1776-1841) A educação só é possível na medida em que se desperta o interesse dos alunos Método: Preparação novo conhecimento A assimilação ocorre por comparação do novo com o velho

Organização do Trabalho Pedagógico FRIEDRICH FROEBEL (1782-1852) A grande contribuição de Froebel para a educação foram seus estudos e aplicações práticas acerca dos jardins de infância A atividade lúdica é privilegiada

Organização do Trabalho Pedagógico LIBERALISMO ...preparar os indivíduos para o desempenho social... PROGRESSISTAS... ...reflexão sobre as finalidades sociopolíticas da educação...

Organização do Trabalho Pedagógico

Organização do Trabalho Pedagógico

Organização do Trabalho Pedagógico MÉTODO DIALÉTICO PRÁTICA SOCIAL Teoria Prática Social Realidade Marx funda então uma nova visão e interpretação do mundo, refletindo sobre a realidade humana e sobre o homem como produto e produtor de uma vida concreta e determinada em que o mundo real é resultante de ações reais... O método histórico-dialético tem três elementos fundamentais: a afirmação (tese), a negação (antítese) e a superação (síntese).

Organização do Trabalho Pedagógico MÉTODO DIALÉTICO ...o professor deve ser um facilitador, um motivador da aprendizagem, aquele que colabora para que seu aluno chegue aos seus objetivos. .. Podemos então apontar como características da mediação pedagógica: • Diálogo. • Troca de experiência. • Orientação na carência e dificuldades técnicas. • Propor situações problemas e desafios. • Incentivar reflexões. • Criar intercâmbio entre aprendizagem e sociedade. • Colocar o aprendiz frente a frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas, colaborar para o desenvolvimento do senso crítico. • Ter claro que nem todos aprendem do mesmo modo.

Organização do Trabalho Pedagógico MÉTODO DIALÉTICO Práxis é a reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido. É uma ação com reflexão, com retorno. A educação, portanto, é um movimento intencional que se realiza em um contexto histórico, em que indivíduo e sociedade devem ser tomados como uma só realidade que se movimenta e se transforma através das relações que a historicidade determina. Dessa forma, a educação está sempre referida a uma sociedade concreta e historicamente situada.

Organização do Trabalho Pedagógico PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA Nesta mesma Tendência Pedagógica encontra-se a concepção de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky... ...fundamentada no Materialismo Histórico-dialético, que considera o sujeito e sua apropriação do conhecimento historicamente acumulado através da linguagem, reelaborando-a na sua atuação com o meio e com os outros, para a partir daí, construir novos conhecimentos.

Organização do Trabalho Pedagógico TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” A pedagogia histórico-crítica propõe: A união entre trabalho intelectual e manual (pensar e fazer); A união entre estudo e trabalho produtivo; A formação politécnica; A formação integral do ser humano; A formação para a cooperação; Uma educação para formar o cidadão autônomo, crítico, participativo e engajado em sua comunidade visando à superação de sua situação inicial.

Organização do Trabalho Pedagógico MÉTODO DIALÉTICO Prática Social Final Prática Social Inicial Problematização Instrumentalização Catarse

Organização do Trabalho Pedagógico MÉTODO DIALÉTICO ...a PRÁTICA SOCIAL INICIAL e os conhecimentos que aluno e professor já têm sobre o conteúdo trata-se de uma preparação... O segundo passo é a PROBLEMATIZAÇÃO, que é a explicitação dos principais problemas da prática social...INTERROGAÇÕES... INSTRUMENTALIZAÇÃO...é nesta fase que, de fato, ocorre a aprendizagem do conhecimento científico, ou seja, dos conceitos científicos A catarse é a síntese do cotidiano e do científico, do teórico e do prático a que o aluno chegou...expressa a sua nova maneira de ver o conteúdo e prática social... A prática social final, em seus fundamentos teóricos, é a ocasião em que o aluno comprova através de ações ou intentos que aquele conteúdo vivido, problematizado, teorizado e sintetizado mentalmente, agora é capaz de modificar a sua existência.

Organização do Trabalho Pedagógico TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” O QUE É FOTOSSÍNTESE????? PRÁTICA SOCIAL INICIAL O que você sabe sobre FOTOSSÍNTESE???

Organização do Trabalho Pedagógico TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” PROBLEMATIZAÇÃO Fotossíntese é o processo de respiração das plantas? Esse processo é fundamental para manter a vida no planeta? Ocorre a transformação de energia luminosa em energia química? Existe alguma organela especial nas células vegetais para que isso ocorra? Quais as consequências para a biodiversidade quando perdemos florestas e outros recursos florísticos? INSTRUMENTALIZAÇÃO

Organização do Trabalho Pedagógico TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” INSTRUMENTALIZAÇÃO

Organização do Trabalho Pedagógico TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” CATARSE PRÁTICA SOCIAL FINAL