MOTIVAÇÃO Por Carlos Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor
Advertisements

Comportamento do Consumidor
Curso de Gestão de Empresas
15:20.
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
GESTÃO DE SERVIÇOS ADM 1530 – C01
Marketing: Introdução
O Estudo da Comunicação
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Comportamento do Consumidor
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
Definição do Produto da empresa
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Marketing Mercados Organizacionais e Comportamento do Comprador Organizacional Parte I Copyright © Laury A. Bueno – Administração Mercadológica.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Curso de Gestão de Empresas
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
OS ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (PARTE II)
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Prof. Msc. Magali de Macedo
I I- Oportunidade de Negócio Curso Técnico em Secretariado SENAC
O processo de decisão de compra
A 3 CONDIÇÕES BÁSICAS PARA OBTER SUCESSO E GARANTIR SOBREVIVÊNCIA SER OBJETIVO AVALIAÇÃO HONESTA E IMPARCIAL IDENTIFICAR PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS.
Bens de Consumo Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Fundamentos de economia
Comportamento do consumidor
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
QUEM É O CONSUMIDOR.
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Estratégia de Marketing
AULA 5 Marketing.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Disciplina de marketing
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO Por Carlos Reis

Modelo de Processo de Compra do Consumidor Slide 6-1 Figura 6.1 Influências de Marketing Influências Sociais Influências Situacionais Processo de Compra do Consumidor Reconhecimento da necessidade Busca de Informações Avaliação de alternativas Decisão de compra Avaliação pós-compra 2 2 2 2

Processo de Compra do Consumidor Influências sobre o Comportamento do Consumidor: Influências de Marketing Slide 6-9 Figura 6.5 Influências Sociais • Cultura • Subcultura • Classe Social • Grupos de Referência • Família Influências situacionais • Ambiente físico • Ambiente social • Tempo • Tarefa • Condições momentâneas Influências de Marketing • Produto • Preço • Praça (distribuição) • Promoção Processo de Compra do Consumidor 10 10 10 10

Decisão de Compra Decisão de Compra Avaliando Alternativas Slide 6-5 Decisão de Compra Avaliando Alternativas Decisão de Compra Opção pela Compra no futuro Opção por não comprar Compra Instantânea 6 6 6 6

Motivação Impulso interior para atender as necessidades que ocorre quando o consumidor percebe uma necessidade.

O que leva uma pessoa a agir O que leva uma pessoa a agir? “O único ser humano que gosta de mudança é bebê molhado”! Este desafio esta na raiz da motivacao

Hierarquia das Necessidade Abraham Maslow Ter um emprego; Ter estabilidade no emprego, ter empregabilidade, ser aceito pelo chefe; Ser aceito pelo grupo, participar; Ter posição e poder, ser chefe, se destacar; Fazer o que gosta. PSICOLOGO QUE ELABOROU A TEORIA NA DECADA DE 60. Auto-realizacao: caguei!

Necessidades e Desejos Desejos: bens e serviços específicos que satisfazem as necessidades; Necessidades: são requisitos humanos básicos; Comportamento: pensamento, sentimentos ou ações dos consumidores; Motivação: impulso interior para atender a necessidade.

Dificuldades Entender necessidades não é simples... O cliente tem necessidades que nem sempre estão cientes, ou não conseguem expressá-las em palavras, ou requer interpretação...

Quero um carro “barato” Necessidade declarada: preço baixo Necessidade real: carro econômico Necessidade não declarada: ser bem atendido; Necessidade de “algo mais”: ganhar um jogo de tapete; Necessidade secretas: ser visto pelos amigos como um bom comprador.

Alem disso... Desejam o mesmo produto e tem necessidades diferentes: carro – transporte ou status? Produtos diferentes e a mesma necessidade: uma partida de futebol e o cinema – entreterimento;

Considere as diferenças culturais Necessidade de alimentação: No Brasil Nas Ilhas Maurício No México Na China No Japão Desejo Filé com fritas Manga com lentilha Abacate com carne Cachorro frito Arroz papa com peixe cru

Necessidades e Desejos Desejo um brigadeiro; Desejo uma furadeira; Desejo uma Ferrari; Desejo uma Coca-cola (Posto).

Desejos & Demanda Nem todos os desejos podem ser atendidos Muita gente quer uma Mercedes, mas poucos conseguem comprar; Demandas são desejos por produtos específicos apoiado pela capacidade de comprá-los.

Ciclo Motivacional Estímulo ou incentivo Satisfação Necessidade Tensão Equilíbrio Comportamento Tensão Estímulo ou incentivo Necessidade Satisfação

Ciclo Motivacional Surgiu a partir da Teoria das Relações Humanas, com Kurt Lewin; Nem sempre a satisfação das necessidades é obtida, havendo a frustração; Por outro lado, pode ter outra solução além da satisfação ou da sua frustração: a compensação. Ocorre a compensação (ou transferência) quando o indivíduo tenta satisfazer alguma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de outra necessidade complementar ou substitutiva.