O Federalismo em seu Labirinto: Crises e Desafios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
1 FRAGILIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS ESTADUAIS.
Seminário Internacional Política Tributária e Coesão Social – os impostos sobre o consumo TRIBUTAÇÃO ESTADUAL SOBRE O CONSUMO Leonardo Gaffrée Dias Diretor.
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO:
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INCENTIVOS ELEITORAIS E DESEQUILÍBRIO FISCAL DE ESTADOS E MUNICÍPIOS BASEADO EM TEXTO DE MENDES, MARCOS JOSÉ
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
COMPETIÇÃO FISCAL E AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL VARSANO (1996, pag. 2) conceitua a disputa fiscal como uma situação de conflito na federação.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
Roteiro da Apresentação - Anotações
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
O que é a Receita Federal do Brasil
O ESTADO, O DESENVOLVIMENTO E A FEDERAÇÃO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Reforma Tributária: consolidando o desenvolvimento Ministro Paulo Bernardo 17 de abril de 2008 Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
Equilibrar Participação e Distribuição de Receitas. Fortalecer a Federação Fernando Bezerra Coelho Congresso Pernambucano de Municípios. 19 de março de.
A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA DAS CIDADES E DOS MUNICÍPIOS
Finanças Públicas Incentivos, Equilíbrio Orçamentário e Bem- Estar: Os Efeitos da Guerra Fiscal Grupo: Carlos Roberto Pereira da Silva Tatiana Mesquita.
Lançamento do Livro. Existe um Federalismo à Brasileira?
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos Governo LULA Fortalecendo a Federação.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação para X Marcha dos Prefeitos Abril.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Perspectivas fiscais e econômicas da Federação e as opções para melhorar a qualidade do gasto Marcos Mendes Abril/
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Adm. Vanessa Elena Bomfim 02/Setembro/2014
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Federalismo Fiscal Brasileiro
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
Sem rumo definido, a reforma do ICMS não avança e os estados ficam cada vez mais enfraquecidos.
OS OBJETIVOS DA POLÍTICA FISCAL
QUESTÃO 7 – Ary Pontes Indique como as novas regras do sistema tributário de 1988 foram dando lugar a uma forte disputa federativa em torno das bases de.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO Cooperação Federativa e Modernização da Gestão Fiscal 11a Reunião da Rede PNAFM – 2a Fase Brasília, 26 de novembro.
Profa. Silvia Bertani.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
Fernando Rezende Comissão Senado do Futuro, outubro 2013.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional Audiência Pública – Maio/2015 Instrução do PRS 1/2013 Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Fernando Rezende EBAPE- FGV.  A Política e a Economia da Despesa Pública  As funções do Estado e o casamento das agendas  A tríplice aliança e a formação.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Maria Lucia Fattorelli Câmara dos Deputados Brasília, 8 de junho de 2011 DÍVIDA PÚBLICA e TURISMO PL 1.375/07.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
Câmara dos Deputados Comissão Especial do Pacto Federativo Brasília, 16 de junho de 2015 Everardo Maciel REPACTUAÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL.
GEAD: AS ESTRUTURAS E MEIOS DO ESTADO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO DESEQUILÍBRIO DO ESTADO.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

O Federalismo em seu Labirinto: Crises e Desafios Fernando Rezende EBAPE/FGV

Crises? Qual é a novidade? História - O velho conflito: centralização, descentralização e alternância de ciclos políticos. A novidade:centralização na democracia. Qual o futuro do nosso federalismo?

Quais são os traços distintivos dessa nova crise? A guerra fiscal é o sintoma do agravamento de uma crise que concorre para a fragilização da posição dos estados em nossa federação. A federação foi atropelada pela nova agenda do Estado brasileiro desenhada em 1988. Nova agenda do Estado privilegiou a convergência social – interrupção do processo de convergência regional. Ela não se resolve, como no passado, apenas mediante a redistribuição das receitas.

1988 : A nova agenda do Estado e a federação. Uma nova solução para um velho conflito? Demandas da federação reproduziram velho padrão: redistribuir receitas tributárias, ignorando riscos das medidas adotadas para implementar a nova agenda. Nova agenda do Estado foi centralizada no governo federal – financiamento e regulação. Medidas defendidas pelos estados para redistribuir receitas facilitaram a ampliação de conflitos (imp únicos, aliquotas, desequilibrios representação, serviços, Confaz, base fundos...)

A centralização das responsabilidades pela nova agenda do Estado foi impulsionada: Pela opção adotada para promover o ajuste fiscal Pelo ritmo acelerado da urbanização Concentração populacional e urbanização da pobreza Ampliação das relações do governo federal com os municípios reforçaram o poder local. Pela velocidade das mudanças no perfil demográfico e socioeconômico da população. Pelo novo contexto político - fragmentação partidária e meios utilizados para sustentar a governabilidade democrática

Que contribuíram para ampliar os conflitos e a complexidade das soluções Pressões por geração de empregos urbanos concorreram para ampliar os conflitos interestaduais. Impacto da abertura da economia e dos avanços tecnológicos no comércio interregional – afrouxamento dos laços econômicos entre as regiões Fortalecimento de polos econômicos regionais direciona foco atuação política representantes estaduais para as bases municipais.

Federação perdeu o rumo- não consegue encontrar a saída do labirinto. A Marcha da Insensatez Federação perdeu o rumo- não consegue encontrar a saída do labirinto.

Acumulou fragilidades e desequilíbrios Forte queda da participação dos estados na repartição do bolo fiscal Encolhimento e disparidades nas capacidades de atendimento das demandas de suas populações. Perda de influência dos entes federados na política nacional Governantes suportam o ônus político gerado pela incapacidade para evitar a deterioração da infraestrutura urbana e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

O cobertor encolheu

Perdeu autonomia Não tem espaço para decidir sobre o uso dos recursos orçamentários. Crescente interferência do governo federal nas finanças estaduais e municipais (desonerações,base fundos, pisos salariais)- maiores encargos e menores recursos Impossibilidade de exercício da competência concorrente. O que fazem os legislativos estaduais? Municípios ganharam status de entes federados- o que mudou na prática?

Envolveu-se em conflitos e disputam um espaço cada vez menor. Estados sustentam uma disputa fratricida – redistribuir para encolher. Não conseguem construir uma agenda de mudanças baseada na percepção dos interesses coletivos Sofrem de aguda miopia.Não enxergam adiante Perdem-se na busca de socorros emergenciais. Não conseguem encontrar o rumo

Que foram de tornando cada vez mais acirrados Disparidades regionais - convergência dos PIBS regionais estancou há duas décadas Urbanização, pressões sociais e guerra fiscal Rigidez das regras e velocidade da dinâmica socioeconômica acentuam os desequilíbrios. Desequilíbrios fiscais e vinculações uniformes não geram condições para proporcionar a isonomia de oportunidades de ascensão social Abertura da economia e novas tecnologias exigem a construção de um projeto que harmonize interesses nacionais e regionais.

Disparidades de oportunidades de ascensão social

Disparidades fiscais- municípios Após o FPM CFF1 = arrecadação de tributos próprios (ISS, IPTU, ITBI, IRRF, taxas e contribuição de melhoria) + devolução da parcela devida aos municípios de impostos arrecadados por terceiros (ICMS, IPVA, ITR e IOF-ouro) + multas e juros + receita da dívida ativa.

Federação sofreu o impacto de fortes ventos vindos do exterior e perdeu o rumo Abertura da economia, avanços tecnológicos e ineficiências tributárias afrouxaram os laços econômicos entre as regiões brasileiras e fomentaram o acirramento da guerra fiscal Afogou-se em antagonismos que impedem a percepção da importância de uma atuação pautada pelos interesses coletivos. E atolou-se no predomínio do individualismo e do improviso.

E assiste à erosão das suas finanças. Competição pela exploração de bases tributárias limita espaço para ampliar recursos próprios. Base das transferências encolhe em razão do crescimento das contribuições e das desonerações tributárias (IPI,folha e Cofins). Tecnologia e meio ambiente repercutem na tributação de comunicações e combustíveis. Controles burocráticos dificultam o acesso às transferências orçamentárias Estímulo ao endividamento cria problemas futuros Iremos precisar de uma nova negociação das dívidas?

O Desafio: Velhas soluções não são adequadas O Desafio: Velhas soluções não são adequadas. É preciso adotar uma nova abordagem

Por que a atual crise do federalismo requer medidas diferentes das adotadas no passado? Não há espaço para redistribuir receitas – federação entra em choque com a agenda social Não há um inimigo comum que favoreça a união dos estados. É preciso discutir a revisão da agenda do Estado em face das novas demandas da sociedade por melhores serviços públicos. E destacar a importância de um novo modelo de repartição das responsabilidades do Estado na federação para esse objetivo.

O que precisa ser contemplado na busca de novas soluções? Direcionar o foco para as responsabilidades: urbanização, demandas sociais e a revisão da agenda do Estado brasileiro. Por em debate a repartição das responsabilidades – substituir centralização por cooperação Construir um novo modelo de federalismo fiscal – equilíbrio na repartição de responsabilidades e de recursos Adotar três passos para avançar nessa direção

1- Velha solução para um renovado conflito Uma nova política de desenvolvimento regional liderada pelo governo federal Incentivos fiscais federais substituem benefícios do ICMS Um modelo integrado de financiamento de investimentos na infraestrutura Política regional não é subsidiária de mudanças no ICMS Combinar a implementação da política regional com a gradual uniformização das alíquotas interestaduais do ICMS. Por em debate a necessidade de reconstruir um sistema tributário nacional

2- Nova solução para um velho conflito Coordenação é a alternativa à centralização para conciliar os avanços sociais com a descentralização. Coordenação é essencial para a melhoria da qualidade da gestão pública. Isso requer um novo regime de transferências baseado na busca do equilíbrio, da isonomia e da coesão. O novo regime de transferências deve ter como referência os modernos regimes de equalização fiscal.

3- A busca de solução para um novo problema Dificuldades decorrentes da combinação da dinâmica territorial, autonomia municipal, rigidez institucional e rivalidades políticas. Necessário combinar instrumentos financeiros (crédito, transferências) e regulação para criar incentivos à cooperação. Introduzir flexibilidade normativa necessária para permitir o ajustamento periódico à dinâmica territorial.

Restaurar a essência do federalismo: unidade na diversidade “o uso da preposição na para conectar as duas palavras procura ressaltar que a unidade pode estar ancorada na diversidade, que a diversidade pode contribuir para a unidade, que a unidade não deve dissolver a diversidade na homogeneidade, e que unidade e diversidade não podem ser necessariamente vistas como contraditórias” (Watts e Kincaid, conferência internacional sobre o federalismo, Índia, 2007).