TUTORIA: Percurso e Desafios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Desafio.
O Aluno.
Avaliação Mediadora.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Marcos Alexandre Barros
2006.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AULA 7 – Capacitação Profissional
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
A Importância da Educação Continuada
Generalidades sobre e-learning
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
O papel do conteudista.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Comunidade de Aprendizagem
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Antonia Maria Coelho Ribeiro
OFICINA DE CRIATIVIDADE
XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.
• Manejo – Formação – Professor.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

TUTORIA: Percurso e Desafios

Linha do tempo no Tutoria online Educação a Distância Linha do tempo no Tutoria online

Mudança Paradigmática Profissional competente Autônomo Cooperativo Crítico Criativo Responsável Capacidade decisória Comprometido Dotado de competências Ênfase na aprendizagem Construção do conhecimento Conexões com o já existente Educação dialógica Globalização Mudança de paradigma no mundo do trabalho Visão holística, global, sistêmica Compreensão de um mundo em movimento Competitividade Dinamismo Conectividade

Mitos Desafios Autonomia Sentimento de solidão Mudança do contexto físico da sala de aula Ausência da relação professor-aluno Credibilidade

Vantagens Processo de formação continuada nas organizações; Aprendizagem independente e flexível; Comunicação bidirecional; Atualização constante dos materiais; Comunicação massiva; Racionalização de tempo e custos.

Mudanças Metodológicas Foco na aprendizagem aluno centro do processo; Formação integral do indivíduo:dimensão cognitiva e instrumental, da intuição, da criatividade, da responsabilidade social; Valorização da experiência pessoal; Multiplicidade de recursos multimídia; Conteúdos instrucionais especializados; Capacidade reflexiva; Desenvolvimento da autonomia e do espírito colaborativo.

Educação online Elaboração coletiva do saber; Trocas instantâneas de comunicação; Acesso ilimitado às fontes de informação; Ampliação às redes de relacionamento; Lógicas não-lineares e não-hierárquicas.

Vantagens Eliminação ou redução das barreiras de acesso. Oportunidade de formação adaptada às exigências atuais da organização. Ausência de rigidez quanto a espaço, tempo e ritmo de aprendizagem.

Vantagens Atendimento às demandas da organização; Eficaz combinação de estudo e trabalho; Desenvolvimento das habilidades, atitudes, valores, interesses e hábitos educativos; Capacitação para o trabalho; Superação do nível cultural.

Barreiras Necessidade de todos utilizarem os recursos de multimídia; Maior possibilidade de evasão; Custos iniciais muito elevados; Serviços administrativos mais complexos; Resistência.

Quem é o Tutor da EAD? Animador? Facilitador? Estrategista? Arquiteto cognitivo? Mediador facilita o encontro do educando com o seu objeto de estudo. Agente ativo no processo de construção do conhecimento.

Funções Função pedagógica Função social Função gerencial Função técnica

Tutor - gestor Evasão – Estratégias Presença constante; Atuação mobilizadora; Incentivo às comunicações interpessoais; Emergir pontos comuns em grupos heterogêneos;

“Revolução Silenciosa” Intervenções fundamenta, aquece, instiga. Encaminhamentos direciona, orienta e delimita o caminho do pensar. Cuidado na ética da comunicação. Participação em excesso. Resolução dos conflitos. Observação da pertinência dos novos interesses.

Atribuições do Tutor Avaliação da participação dos alunos Encerramento do fórum ou do chat fazer um resumo e comentário sobre a atividade. Orientação aos debates. Estímulo, ampliação e acompanhamento dos debates. Acompanhamento constante. Devoluções claras e em tempo exíguo.

Estudo de Casos Analise o caso, discuta com o seu grupo os desdobramentos desta ação e apresente as soluções.

Case 1 1. João recebeu a notícia do seu gerente que deveria fazer o Curso de SMS. Estressado com tantas funções, entra na plataforma, se apresenta e não participa das atividades dialogadas. A Tutora Cristina, no entanto, considera que: a Educação a Distância baseia-se na autonomia; o Curso trará benefícios profissionais e, conseqüentemente, pessoais; c) a função dele é orientar a quem quer ser orientado. Sendo assim, comunica ao Coordenador que João é displicente, não tem interesse em fazer o Curso.

Case 2 2. Cristina recebeu a seguinte mensagem da cursista Antônia: “Cristina, aqui as coisas não estão fáceis... Estou sem concentração para ler os textos. Problemas familiares associados ao acúmulo de trabalho não têm dado trégua. Para culminar fiquei doente no final de semana justo no momento em que eu iria estudar. Estou a ponto de explodir. Vou deixar de fazer o Curso. Prometo que o farei numa próxima oportunidade. Um abraço. “Lamento muito, mas não posso fazer nada... Na vida temos que fazer opções. Procure a Coordenação do Curso e comunique a ela a sua decisão.”

Case 3 3. Maria tem muita dificuldade em lidar com as novas tecnologias. Sua capacidade de expressão escrita é limitada e morre de vergonha que seus colegas descubram isto. Logo de início, há, no Curso, uma atividade que precisa ser postada no Fórum. Mesmo depois de fazer diversas tentativas, como não conseguiu, resolveu enviar por e-mail para Cristina, sua Tutora. No dia seguinte, ao abrir a plataforma: “ Maria, você enviou seu trabalho para minha caixa de correio. Você não leu que deveria ser postada no Fórum? SÓ CORRIGIREI QUANDO VOCÊ POSTAR NO LUGAR CERTO. Aliás, aproveite para fazer as correções gramaticais. Há palavras escritas erradas. O texto está confuso e há muitos erros de concordância. Desta forma, você não conseguirá terminar o curso.”

Case 4 4. Paulo, ao encontrar dificuldade de compreensão no texto, solicitou à Cristina, sua tutora, explicações em alguns pontos.Após três dias, Paulo, preocupado com o prazo de entrega, resolve enviar um e-mail para Cristina, ratificando o seu pedido. Dois dias depois, Paulo encontrou a seguinte resposta: “Paulo, desculpe-me a demora da resposta à sua solicitação, mas estou com muitas atividades profissionais. O trabalho se acumulando e eu com esta função de tutora, não dá... Não há mistério nesta atividade. Leia novamente o texto e você conseguirá fazer. Boa sorte!”

Case 5 5. No Curso há uma aluna, Rose, que adora enviar poesias, textos de auto-ajuda e coisas do gênero. A sua participação no Fórum se limita a este tipo de participação. Em determinado momento, Ronaldo, outro cursista, postou a seguinte mensagem: “Colegas, estou impactado com a falta de seriedade deste Fórum. Que eu saiba, esta ferramenta é para discutirmos assuntos do Curso e não estas “abobrinhas”que uns e outros estão postando. Este espaço é um local de enriquecimento profissional ou não é?”

Case 6 6. Quatro alunos apresentam o mesmo tipo de dificuldade. Cristina, preocupada com a aprendizagem destes cursistas, resolveu colocá-los em recuperação, no final do módulo, para que tivessem mais tempo para estudar e apresentar um possível sucesso.Sabe onde está a dificuldade, mas tem um plano de atividades para cumprir.

Estudo de Casos Comentários de cada ação...

Case 1 Falta de comprometimento com os objetivos da organização; Falta de responsabilidade com o outro; Prática aconselhável; Renegociar os prazos das atividades; Relatar a importância do Curso para ele e para a organização; Busca da auto-estima do cursista.

Case 2 Desmotivação evasão Falta de flexibilidade Prática aconselhável: Insistência busca de solução Contato por e-mail; Contato por telefone.

Case 3 Cuidar da ética das relações. Cuidar da linguagem escrita. Práticas possíveis: Utilizar o e-mail para assuntos pessoais; Buscar uma linguagem mais afetiva.

Case 4 Descaso. Falta de responsabilidade com a sua função. Perda de credibilidade. Prática aconselhável: Buscar uma nova maneira de explicar, utilizando exemplos acessíveis à vivência do cursista; Fazer um texto explicativo, com argumentações teóricas e postar no Fórum; Exemplificar com a prática.

Case 5 Cuidar da ética das relações interpessoais. Atenção total ao comportamento dos cursistas. Prática aconselhável: Não permitir que assuntos que não sejam pertinentes avancem; Estabelecer um código de ética logo no início do Curso; Alertar aos insistentes por e-mail.

Case 6 Falta de acompanhamento pedagógico. A dificuldade inicial pode gerar outras. Prática aconselhável: Propor um chat para esclarecimento de dúvidas; Ampliar o prazo de entrega; Propor outra modalidade de atividade para minorar a dificuldade.

Muito obrigada! SENAC RIO Contatos E-mail: ceri.amaral@rj.senac.br Tel.: (21) 2432 1633