III Encontro de Boas Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Localização dos números inteiros na reta real
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O discurso na sala de aula de Matemática
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
2º encontro – Professores Maio de 2012
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Como transformar informações em conhecimento
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Programa aluno pesquisador
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
III Encontro de Boas Práticas
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Sugestão de Atividade:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
SILVANA BERBEL FERNANDES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Organizando o trabalho pedagógico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Escola Ademar Marques Curvo
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

III Encontro de Boas Práticas Formação Continuada dos Professores Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Profa. Nair Hiroko Konno Hashimoto Projeto: MERCADINHO

OBJETIVOS possibilitar a vivência de situações envolvendo o sistema monetário. desenvolver o raciocínio lógico matemático. utilizar o computador como ferramenta pedagógica. iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos.

OBJETIVOS ler e re-utilizar embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano; ter noções de peso/quantidade; co-relacionar o conteúdo com outras áreas do conhecimento; Público Alvo : alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA Dinheiro tem forte presença na vida social e é um importante recurso didático para o trabalho com Matemática. Faz-se necessário propiciar vivência, para que o aluno possa refletir sobre seu uso, além de promover o trabalho com o cálculo mental, contribuindo para desenvolver o raciocínio e fazer estimativas. Trabalhar com o dinheiro ainda possibilita refletir sobre seu manejo e desenvolver pequenas noções de educação financeira.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Materiais recicláveis: - embalagens vazias; - encartes de supermercado; Etiquetas de preço; Calculadora, e Cédulas e Moedas fantasias.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Material de papelaria(papel kraft, crepon, sulfite, color-set, cartolina); Sala de informática; Apoio da coordenação pedagógica; Vontade e empenho do professor.

RODA DE CONVERSA PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Levantamento do conhecimento que os alunos possuíam e ampliação dos conceitos sobre: o nome do dinheiro brasileiro e o nome em outros países, a nota e a moeda, modelos das notas e das moedas, conceituação sobre compra, venda, troca, troco, mesada. Discussão sobre o conceito de consumo consciente e sua importância para o desenvolvimento sustentável.

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PROMOVER MOMENTOS DE SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO Nesta etapa do projeto, os alunos criaram, desenvolveram e participaram de todo o processo de elaboração e montagem do mercadinho. Começamos com a realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos; Identificamos os produtos consumidos pelos alunos e refletimos sobre a importância de bons hábitos alimentares.

INTEGRANDO COM CIÊNCIAS PASSO A PASSO -DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRANDO COM CIÊNCIAS A partir do levantamento de alimentos consumidos pelos alunos, sistematizamos a questão alimentar nas aulas de ciências: pesquisamos a origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral; pesquisamos os tipos de nutrientes e o valor nutritivo dos alimentos, através das tabelas presentes nas embalagens.

INTEGRANDO COM CIÊNCIAS. PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRANDO COM CIÊNCIAS. A partir do conhecimento prévio, construímos a pirâmide alimentar, e concluímos que novos hábitos alimentares deveriam ser introduzidos gradativamente, então, combinamos que toda quarta-feira, seria a “quarta-feira saudável!” Num momento da aula, os alunos apresentavam seus alimentos e falavam sobre a importância em consumi-los.

INTEGRANDO COM GEOGRAFIA. PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRANDO COM GEOGRAFIA. Descobrir a origem dos alimentos possibilitou a ampliação do conhecimento em outro campo do saber: a geografia. Nela discutimos sobre: o surgimento da agricultura e do extrativismo. realizamos leitura em diferentes fontes de informação; identificamos que parte dos nossos alimentos vem da agricultura, processo utilizado na época do Brasil-colônia com a plantação da cana-de-açúcar.

INTEGRANDO COM GEOGRAFIA. PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRANDO COM GEOGRAFIA. Identificamos os objetos presentes em sala de aula (armário, lousa, vidro), cujo a matéria prima advém do extrativismo que também teve início com a exploração do pau-brasil e do ouro na era do descobrimento. Essa discussão também facilitou co-relacionar com a disciplina de história.

INTEGRANDO COM HISTÓRIA PASSO A PASSO- DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRANDO COM HISTÓRIA Vivenciamos o escambo, trocas de produtos, como eram praticados antigamente quando o “dinheiro” ainda não existia. (os alunos trouxeram pequenos objetos e puderam trocá-los, negociá-los de acordo com seus interesses).

ELABORAÇÃO DO MERCADINHO PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO MERCADINHO A sala foi dividida em grupos. Cada grupo ficou responsável por um tipo de alimento para: separar as diferentes marcas/fabricantes; levantar e comparar o preço, através dos encartes de supermercado; organizar tabelas de preços; fixar o preço nas embalagens. Obs. Foi possível, ao separar os alimentos, trabalhar medidas de massa e volume.

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Os produtos foram etiquetados e feitas anotações sobre quantidades e preços. elaboramos uma tabela utilizando a sala de informática/word. os alunos escolheram um produto de sua lista e elaboraram um texto indicando uma promoção, tornando seu produto atrativo.

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Realizamos diversas atividades envolvendo situações de compra, troco, estimativa, cálculo mental. Este momento proporcionou: questionamentos, levantamentos de hipóteses, registros e antecipação de resultados.

MONTAGEM DO MERCADINHO PASSO A PASSO -DESENVOLVIMENTO DO PROJETO MONTAGEM DO MERCADINHO Aqui, nós colocamos a mão na massa: organizamos a sala para a montagem do mercadinho; confeccionamos as toalhinhas; organizamos os produtos por setores, e fixamos os cartazes.

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FOMOS AS COMPRAS! Depois de muito trabalho e com tudo pronto, chegou o dia tão esperado! os alunos puderam fazer suas compras, realizaram o registro dos produtos com seus respectivos valores, e posteriormente, elaboraram as situações-problema. os caixas ficaram responsáveis pela cobrança e troco, com o auxílio da calculadora. foi realizado o rodízio das funções.

DESAFIOS ENCONTRADOS A idéia inicial do projeto era chegar até o 5º. passo. Ir além, causava muita insegurança, tais como: organização dos materiais coletados, local para a montagem, tempo hábil para montagem e garantir a participação de todos, além de cumprir com o planejamento.

SOLUÇÕES DESENCADEADAS O apoio da equipe pedagógica foi de fundamental importância para dar suporte as questões estruturais como: espaço para montagem; autorizar a entrada dos alunos no contra turno para a finalização da montagem; O curso de formação do Mathema contribuiu para que acreditássemos que era possível realizar este projeto.

RESULTADOS Resultados Qualitativos Este projeto foi bastante significativo, pois meus alunos se mantiveram motivados do início ao fim. Aprenderam a trabalhar em equipe e foram bastante colaborativos uns com os outros. Tiveram idéias, pensaram juntos, buscaram soluções, enfim trocaram experiências. Vê-los motivados e envolvidos foi muito prazeroso!

PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA Entre em contato: Diretora: Silvia Oliva E-mail: silvia.oliva@terra.com.br Facilitadora de Parceria: Nicéa Carranca Email niceacarranca@bol.com.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Material de apoio para o desenvolvimento do projeto: http://revistaescola.abril.com.br/ Curso de Formação - Mathema