Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
CALIBRAÇÃO.
MANUAL DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2.2/4.2.3/4.2.4
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
INMETRO/DQUAL/DICLA CREDENCIAMENTO ISO/IEC ENLAB - DEZEMBRO/2000.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Necessidades Relativas a Metrologia
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ObjetivoObjetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC e BPLC.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
CURSO DE INTERPRETAÇÃO DA NORMA NACIONAL DE QUALIDADE
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
NBR ISO/IEC INTRODUÇÃO-.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Maria Angelica de Oliveira Coutinho
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos NBR ISO/IEC 17025:
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apresentação de Resultados NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO.
Ana Martins e Bruno Santos
Sistemas de Gestão da Qualidade
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Acomodações e Condições Ambientais NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 5.5 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 7.3

externos... deve assegurar Equipamentos ... deve ser aparelhado com TODOS os equipamentos para amostragem, medição e ensaio requeridos para o desempenho correto dos ensaios e calibração ... Para equipamentos externos... deve assegurar que os requisitos da norma sejam atendidos

Para o propósito deste item, Equipamentos: Instrumentos NIT DICLA 083 Para o propósito deste item, Equipamentos: Instrumentos materiais de referência consumíveis reagentes sistemas analíticos Ter programa documentado e registrado da manutenção preventiva

Equipamentos e seus softwares ...usados para ensaio, calibração e amostragem devem: ser capazes de alcançar a exatidão requerida atender às especificações pertinentes aos ensaios e/ou calibrações em questão Devem ser estabelecidos programas de calibração para as grandezas ou valores-chave dos instrumentos, quando estas propriedades tiverem um efeito significado sobre os resultados.

Equipamentos e seus softwares Devem ser estabelecidos programas de calibração para as grandezas ou valores-chave dos instrumentos, quando estas propriedades tiverem um efeito significado sobre os resultados. Antes de ser colocado em serviço, o equipamento deve ser calibrado ou verificado para determinar se ele atende aos requisitos especificados ... Ele deve ser verificado e/ou calibrado antes de ser utilizado

Equipamentos Os equipamentos devem ser operados por pessoal autorizado Instruções atualizadas sobre o uso e manutenção do equipamento devem estar prontamente disponíveis para uso pelo pessoal Cada item do equipamento e seu software usado para ensaio e calibração que seja significativo para o resultado deve, quando aplicável, ser univocamente identificado

CADA ITEM do equipamento e seu software Registros - no mínimo...

EQUIPAMENTOS O Laboratório deve ter procedimentos para: manuseio transporte armazenamento uso, manutenção planejada, verificações intermediárias dos equipamentos, de forma a assegurar seu funcionamento e prevenir contaminação e deterioração

comprovado desempenho correto por calibração, verificação ou ensaio EQUIPAMENTOS O equipamento não conforme deve ser RETIRADO do serviço, rotulado ou marcado claramente e armazenado até que tenha: sido reparado comprovado desempenho correto por calibração, verificação ou ensaio Examinar o efeito deste defeito sobre ensaios e calibrações anteriores Utilizar o procedimento para “Controle de Produto não-conforme

O Laboratório deve fornecer : EQUIPAMENTOS Uma lista de medidas para reduzir contaminação deve ser fornecida ao pessoal que trabalha no equipamento O Laboratório deve fornecer : - espaço adequado para reparos - EPI’s adequados

EQUIPAMENTOS Sempre que praticável, os equipamentos devem ser identificados para indicar a situação de calibração, a data da última calibração e a data ou critério de vencimento da calibração Quando não for possível etiquetar, deve-se identificar no estojo, caixa ou ainda no local onde o equipamento ficar armazenado (NIT DICLA 083)

EQUIPAMENTOS Se o equipamento sair do controle direto do laboratório por um período, o laboratório deve antes da colocação do equipamento em serviço: - checar o funcionamento, a calibração - demonstrar conformidade

EQUIPAMENTOS Onde as calibrações derem origem a um conjunto de fatores de correção, o laboratório deve ter procedimentos que assegurem que as cópias sejam atualizadas O equipamento de ensaio e calibração deve ser protegido contra ajustes, que invalidariam os resultados dos ensaios/ calibrações/ exames...

Rastreabilidade de Medição NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 5.6 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 7.3

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Definição VIM 2000: “Propriedade do resultado de uma medição ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.”

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Definição: VOLTA À ORIGEM !

PADRÃO INTERNACIONAL 1 Kg

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Todo equipamento, incluindo aqueles para medições auxiliares, deve ser calibrado antes de colocado em uso Estabelecer programa e procedimento para calibração dos equipamentos Garantir a rastreabilidade às unidades de medida do SI Calibrações em laboratórios que possam demonstrar competência: laboratórios integrantes do LNM/INMETRO Laboratórios da RBC/INMETRO Laboratórios integrantes de Institutos Nacionais de Metrologia de outros países Laboratórios credenciados por organismos credenciadores de outros países, quando houver reconhecimento mútuo

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Quando não for possível a rastreabilidade ao SI, o laboratório deve fornecer confiança nas medições, através da rastreabilidade a padrões apropriados, como: uso de materiais de referência certificados uso de métodos especificados e/ou padrões consensados Participar de Programas de comparações interlaboratoriais, sempre que possível (ISO/IEC 17025)

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO - NIT DICLA 083 O registro dos dados das calibrações internas deve conter , no mínimo, as seguintes informações: identificação do laboratório Identificação equipamento no recebimento (ordem de serviço) Identificação do equipamento ( n série, entre outros) Norma ou Procedimento adotado na calibração Identificação dos padrões e equipamentos utilizados na calibração Dados originais obtidos (leituras) e condições ambientais Resultado da medição e sua incerteza Data e assinatura do responsável pela realização da calibração

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Padrões de referência: Terem programa e procedimentos para calibração Serem calibrados por um organismo que possa fornecer rastreabilidade Devem ser usados somente para calibração Devem ser calibrados antes e depois de qualquer ajuste

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO Materiais de referência: Devem ser rastreáveis às unidades do SI ou a materiais de referência certificados. Materiais de referência internos devem ser verificados na medida que isso for técnica e economicamente viável

RASTREABILIDADE DE MEDIÇÃO As verificações necessárias à manutenção da confiança no status da calibração dos padrões e materiais de referência devem ser realizadas conforme procedimentos e cronogramas definidos. Ter procedimento para: Manuseio transporte armazenamento utilização dos padrões e materiais de referência de forma a prevenir contaminação ou deterioração e proteger sua integridade