INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Fundamentos da Zetética e da Dogmática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Ronald Dworkin: a questão dos princípios
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
O QUE É ÉTICA?.
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Escola das Relações Humanas
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A S0CIOLOGIA DO DIREITO, SUA HISTÓRIA E SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas.
Prof. Eudes Vitor Bezerra
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
Ciência e Conhecimento científico
Engenheiro Projetista ?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO SISTEMA JURÍDICO
Seminário Temático: Núcleo de Estudos Constituconais
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Filosofia O que é filosofia?.
Palestra ESDPU: A importância da produção científica para o fortalecimento de uma instituição e seus desafios – 23/07/2014 a) Introdução: Instituições,
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Fundamentos Ciência positiva que estuda a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos.
A Sociedade humana: generalidades
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
CURSO DE DIREITO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade l INTRODUÇÃO Á APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ( Plano.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Faculdade de Educação - FE Departamento de Administração Educacional.
Fernando Antonio Costa de Sá
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
O que é Ciência.
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL 22/9/2015 Responsável pela apresentação:
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
NORMA PROCESSUAL: OBJETO E NATUREZA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
SEGURANÇA JURÍDICA NO BRASIL - SOB O RECENTE CONTEXTO CONJUNTURAL - SIMPÓSIO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O INVESTIDOR ALEMÃO NO BRASIL MARCO AURÉLIO.
A FORMAÇÃO DO JUIZ DO TRABALHO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Brasilino Santos Ramos.
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - II 2º SEMESTRE NOTURNO
1/37O que é justiça Copyright (c) 1995 LINJUR Proibidas alterações sem o consentimento por escrito do autor Reprodução/distribuição autorizada desde que.
TEORIA DO DIREITO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Abordagem sociológica do sistema jurídico
MÓDULO: RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA ( DIAS 06 E
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Fundamentos da Zetética e da Dogmática CEZAR LEONE

A grande maioria das universidades brasileiras, dão ênfase exagerada as matérias dogmáticas, desprezando a visão zetética multidisciplinar e crítica, indispensáveis a formação de excelentes profissionais do Direito, formam profissionais com enormes dificuldades para um pensar crítico e avessos a pesquisa em sentido estrito. CEZAR LEONE

Com a aplicação de premissas que são inatacáveis, postas fora de questionamento, em intermináveis “rol’s” taxativos da dogmática jurídica atual, vivemos mergulhados em uma propositura positivista sem precedentes. Diante de tantas críticas no manejo das matérias jurídicas, principalmente, quanto a interpretação e resolução de problemas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por intermédio da resolução 75/2009, instituiu a obrigatoriedade de matérias Humanísticas nos concursos da magistratura nacional e adotada também nos processos seletivos de ingresso ao Ministério Público. CEZAR LEONE

Exemplo prático da resolução 75/2009 CNJ : Art. 47. A primeira prova escrita será discursiva e consistirá: I - de questões relativas a noções gerais de Direito e formação humanística previstas no Anexo VI; (grifo nosso). ANEXO VI NOÇÕES GERAIS DE DIREITO E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA A) SOCIOLOGIA DO DIREITO 1 - Introdução à sociologia da administração judiciária. Aspectos gerenciais da atividade judiciária (administração e economia). Gestão. Gestão de pessoas. CEZAR LEONE

2 - Relações sociais e relações jurídicas. Controle social e o Direito 2 - Relações sociais e relações jurídicas. Controle social e o Direito. Transformações sociais e Direito. 3 - Direito, Comunicação Social e opinião pública. 4 - Conflitos sociais e mecanismos de resolução. Sistemas não-judiciais de composição de litígios. B) PSICOLOGIA JUDICIÁRIA; C) ÉTICA E ESTATUTO JURÍDICO DA MAGISTRATURA NACIONAL; D) FILOSOFIA DO DIREITO; E) TEORIA GERAL DO DIREITO E DA POLÍTICA : 1 - Direito objetivo e direito subjetivo. 2 - Fontes do Direito objetivo. Princípios gerais de Direito. Jurisprudência. Súmula vinculante. CEZAR LEONE

ZETÉTICA Significa perquirir, zetética (do grego : zetein), pergunta o que é algo, acentua o aspecto da pergunta. Parte de evidências, constatações, que podem ser verificadas e modificadas, os princípios ficam abertos a dúvidas. Dissolve as opiniões, pondo-as em dúvida. Sua função é especulação explícita. Produz questionamentos infinitos. Exemplos : Sociologia e Filosofia do Direito. CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE

CEZAR LEONE