Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira

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Transcrição da apresentação:

Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira UNIDADE II Perspectivas Sócio-Culturais e Infância Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira

A PSICOLOGIA SÓCIO-CULTURAL DE VYGOTSKY I Contextualização histórica da teoria de Vygotsky (1896-1934) Ênfase na dimensão histórica e não natural da evolução do psiquismo/ O ser humano constrói-se nas relações sociais Críticas à idéia de redução do estudo do desenvolvimento a uma análise meramente comportamental/fenotípica

A PSICOLOGIA SÓCIO-CULTURAL DE VYGOTSKY II Preocupação com a explicação da origem das funções psicológicas superiores (memória lógica, atenção voluntária, imaginação criativa, pensamento conceitual, desenvolvimento da vontade) As funções psicológicas superiores são próprias do ser humano e se constituem num processo de mediação criança-mundo externo Vygotsky distingue dois tipos de mediadores: instrumentos e signos

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DE VYGOTSKY III Uso de instrumentos: utensílios, materiais utilizados para “manipular” e modificar a realidade externa. Uso de signos (linguagem, numeração e cálculo, obras de arte, escrita, mapas etc.): o sujeito atua no mundo por meio de signos produzindo transformações no mundo e em si mesmo O sujeito se constitui por meio de uma apropriação dos signos da cultura: avança-se da limitação da esfera biológica para uma realidade sócio-histórica

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DE VYGOTSKY IV A importância da interação social para o desenvolvimento Ênfase na importância da intervenção do professor/pessoa com maior conhecimento para o desenvolvimento e aprendizagem (noção de ZDP) Valorização do diálogo, da interação ativa, das atividades desafiadoras e da reflexão, para a evolução do psiquismo

A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON I Contextualização histórica da teoria de Wallon (1879-1962): uma psicogênese da pessoa completa Fatores responsáveis pelo desenvolvimento: maturação cerebral, condições externas e apropriação que o sujeito faz de sua realidade cultural Ocorrem etapas em ritmos alternados, predominando em determinados momentos a afetividade e, em outros, o aspecto intelectual

A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON II Etapas do desenvolvimento (aproximadas) Estágio impulsivo-emocional: Inabilidade motora e simbólica/comunicação emocional (1º ano) Estágio sensório-motor projetivo: exploração do mundo físico/inteligência prática e início da função simbólica (final do 1º ano) Estágio personalista: função simbólica/fala e interesse voltado para o outro; conflitos, contraposições e comportamentos narcísicos(3 anos)

A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON III Estágio categorial: avanços no plano intelectual (e da afetividade) Interesse da criança por acontecimentos sociais, novos conhecimentos e conquista do mundo externo Estágio da adolescência: crise pubertária rompe a tranqüilidade. O aspecto afetivo eclode (com maior racionalidade que antes)