Ianny Cristina de Campos O e Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO ADMINISTRATIVO
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado PROF: Dejalma Cremonese Direito Tributário ALUNO: Ivo.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Prof. Francisco C. E. Mariotti
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
4ª. AULA 4) RECEITA X DESPESA PÚBLICA
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
Planejamento Tributário Apontamentos de Direito Tributário
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
Alexandre Augusto Batista de Lima
Unih+ Curso Preparatório OAB
Administração Tributária
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Conceito de Direito Financeiro
Meio Ambiente e Sistema Tributário
RECEITA PÚBLICA.
AULA 1 1.  Homem não vive só.  Sociedade  Uma força superior  Com poder editar as regras de conduta  Com poder para construir o direito.  Desta.
POSITIVO DIREITO NATURAL
Ruben Claudino nº 9 Sec-D. Introdução:  No âmbito da disciplina Formação Tecnológica Especializada, estou realizar um trabalho, sobre o tema Legislação.
Legislação Tributária
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
Tipos – art. 113 – CTN Principal Acessória
Direito e Legislação Introdução Direito.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Planejamento na Gestão Pública
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
BRUNA MORAIS MAURÍCIO HELBERT DAMASCENO JOSIMAR DAS CHAGAS VINHAL THIAGO MUNGO NICÁCIO DEBARRY GONÇALVES.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
ATIVIDADE URBANISTICA
Relações do Direito Econômico com os demais domínios normativos.
Instituições de Direito Público e Privado – Ramos do Direito Positivo - aula 04 Ainah Angelini.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Conceitos fundamentais de Direito Tributário
Professor Luiz Antonio de Paula PUC/Go – 2015/2
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Criar um glossário(= dicionário) de CTF Em um arquivo no computador Deve ser alimentado a pedido do professor e/ou por iniciativa próprio do aluno(usando.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO
RECEITA PÚBLICA.
Exceto: as Extraorçamentárias
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO Professor Manoel Cavalcante de Lima Neto.
Profa. Silvia Bertani.
TRIBUTO e suas espécies
O BRIGAÇÃO T RIBUTÁRIA. O art. 113 do CTN dispõe que a obrigação tributária é principal e acessória.
Profa. Silvia Bertani.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
CARGA TRIBUTÁRIA IMPOSTO DE RENDA PIS COFINS ISS ICMS IPTU IPI CPMF
Introdução à Legislação Tributária Bacharelado em Administração Profº Antonio Carlos L. de Oliveira Direito Tributário.
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
DIREITO ADMINISTRATIVO
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
Transcrição da apresentação:

Ianny Cristina de Campos O e Carvalho DIREITO TRIBUTÁRIO I Ianny Cristina de Campos O e Carvalho

Atividade Financeira do Estado Conceito É a atividade exercida pelo Poder Público, com o fito de arrecadar e aplicar recursos que garantam a realização do bem comum.

Atividade Financeira do Estado “É a atuação estatal voltada para obter, gerir e aplicar os recursos financeiros necessários à consecução das finalidades do Estado que, em última análise, se resumem na realização do bem comum.” Kiyoshi Harada.

Atividade Financeira do Estado Finalidades do Tributo: * Fiscal: arrecadatória * Extrafiscal: intervenção em nível social e econômico * Parafiscal: Atribui a ente diverso daquele com competência para instituir e/ou cobrar o tributo a titularidade dos recursos arrecadados.

Atividade Financeira do Estado Assim ..... Tem-se que a atividade financeira do estado não se resume à tarefa de arrecadar, mas também de interferir no domínio econômico e social.

Atividade Financeira do Estado Receita Orçamento Despesas

Atividade Financeira do Estado Receita Pública: É o recolhimento de bens, em definitivo, aos cofres públicos. Exemplos: Recebimento de aluguéis referentes à locação de prédios públicos; Recebimento de juros relativos a dívidas fiscais pelo Estado; Receitas oriundas da tributação (impostos, taxas e contribuições)

Atividade Financeira do Estado Classificação das Receitas Públicas: 1. Quanto à periodicidade 1.1- Ordinária: é aquela da rotina do serviço público e, assim, já prevista na lei orçamentária. 1.2- Especial: é aquela que ocorre excepcionalmente, não prevista na lei orçamentária, havendo, então, necessidade de autorização legislativa especial para aprová-la. 1.3- Extraordinária: é aquela que surge inesperadamente, como a ocorrência de calamidade pública ou uma epidemia.

Atividade Financeira do Estado 2. Quanto à Origem 2.1- Originária: Aquela que decorre da exploração do patrimônio estatal (regime jurídico de Direito Privado) 2.2- Derivada: Aquela que decorre da tributação (Regime Jurídico de Direito Público).

Atividade Financeira do Estado Orçamento Público: É o instrumento legal no qual efetivado o planejamento relativo à aplicação das receitas, tendo em vista as despesas necessárias às atividades estatais.

Atividade Financeira do Estado Despesas Públicas: Referem-se ao conjunto de gastos realizados pelos entes públicos para custear suas atividades. Exemplos: Despesas com pagamento de juros Despesas com folha de pagamento

Direito Tributário X Direito Financeiro

Direito Tributário NOÇÕES GERAIS

Direito Tributário Conceito “Direito Tributário é o Ramo do Direito Público que compreende um conjunto de normas coercitivas que estabelecem relações jurídicas entre os contribuintes e o Estado, direitos e deveres de ambos e dos agentes fazendários; regula o sistema tributário e disciplina o lançamento, a arrecadação, fiscalização e aplicação dos impostos em geral, taxas e contribuições.” (Pedro Nunes)

Direito Tributário É o ramo do Direito que se ocupa das relações entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposições tributárias de qualquer espécie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidadão contra os abusos desse poder. (Hugo de Brito Machado)

Direito Tributário Objeto: Obrigação Tributária Natureza Jurídica: Direito Público (Preponderância do Interesse Público sobre o Particular; Superioridade Jurídica do Estado), Obrigacional e Comum. Autonomia Didática e Científica: Princípios e codificação próprios. Relação com Outros Ramos do Direito: Constitucional, Administrativo, Financeiro, Processual Civil, Penal, Civil, Internacional. Codificação: Código Tributário Nacional (Lei 5.172/1966)