Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.

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Transcrição da apresentação:

Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS NA FCSH-UNL III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 (2) FCT-UNL

Nesta apresentação:  O problema de investigação  Que abordagem à procura de solução?  Novas práticas educativas  Novos formatos hipermédia  Internet e redes sociais  “Design-Based Research” (DBR)  Resultados preliminares 2

O problema de investigação  fraca literacia digital  práticas e modelos atuais no ensino superior frequentemente não refletem as novas exigências Ferramentas Web 2.0, dispositivos móveis, software interativo, jogos, animação 3D, vídeo, redes sociais,... quadro e “Power Points” 3

Novas Práticas Educativas  Desenvolvimento de projeto “Problem- Based Learning” (PBL):  Maior centralidade do aluno  Colaboração e cooperação entre alunos  Professor como orientador e consultor  Exploração de conteúdos e aplicações  Reflexão, design e conceção  Partilha e discussão 4

Novos formatos hipermédia  Utilização e edição de vídeo  Utilização e criação de bases de dados  Criação de rede de conceitos  Criação de hipermédia semântico:  Exploração de formas narrativas  Exploração de relações semânticas 5

Internet e redes sociais  Exploração de conteúdos de forma aberta  Apropriação de materiais  Produção de conteúdos digitais  Aprendizagem em rede  Partilha e discussão online  Partilha de autoria com os diversos públicos 6

“Design-Based Research” (DBR)  Focado em problemas reais e situações concretas  Orientado para a definição de princípios de design de instrução  Desenvolvido de forma iterativa e envolvendo os vários participantes  Métodos qualitativos e quantitativos  Observação participante  Inquérito (entrevistas, questionários, grupos de foco) 7

Onde?  University of Texas at Austin  Universidade de Lisboa 8

Radio Television and Film Department (RTF) Faculdade de Belas-Artes (FBAUL) 9

Participantes: Turma da disciplina de “Interactive Digital Storytelling” 10 Turma da disciplina de Metodologia Projectual Multimédia e Projecto Multimédia I

Exploração de ferramentas 11

Um exemplo de projeto: 12

Resultados preliminares  Motivação  Atitudes  Cooperacção  Refleção  Competências  Exploração  Discussão  Edição multilinear  Networking 13

Conclusão  Modelo foi bem-sucedido na:  Exploração da Internet  Utilização da Internet para comunicação  Conceção de hipermédia semântico como auxiliar cognitivo  Modelo aparentemente aplicável e adaptável a outros contextos e diferentes objetivos 14

Obrigado Mais informações: Digital Media in Education Research in new media learning environments amdigitalmedia.wordpress.com 15