Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements

Apresentando.
É só colocar óculos para conseguir ver?
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Área do conhecimento: Biologia
Como produzir um jornal escolar
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Edna Maria Barbosa Arrebola
Avaliação Mediadora.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Por quê o computador na educação?
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O uso dos softwares nas escolas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
REVISTA DA TURMA 2007.
VIVENDO E APRENDENDO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Planejamento PNAIC 2014.
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Profa. Reane Franco Goulart
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Estrutura da Reportagem
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar um plano de aula
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Histórias em Quadrinhos
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
PROJETO PENSAR 15 ANOS
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Por que o jornal na escola?
“Um país se faz de homens e livros”
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
O computador como Meio e como Fim...
Método de Ensino.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.

Informática aplicada ao ensino NADIANI E ANA PAULA R. 2º ANO LETRAS Informática aplicada ao ensino 2º bimestre

Editorial: Esta revista tem como objetivo mostrar que podem ser usados vários meios para tornar a aula mais interessante e estimulante para os educando. Esses meios são: as tecnologias dependentes e independentes, de que vamos falar agora.

Tecnologia Independente Este é um tipo de tecnologia que não depende da eletricidade para ser trabalhado em sala de aula.

1- Jornal Quando trabalhamos com o jornal estamos desenvolvendo uma atividade informativa e reflexiva, pois os alunos podem realizar uma leitura crítica da realidade. Esse tipo de leitura leva o aluno a entender que o contato com o jornal representa uma relação com a realidade social e suas interpretações.

Uma maneira de trabalhar com o jornal é pedir que os alunos selecionem reportagens retiradas de jornais e analisem –as. Depois que apresentem possíveis soluções para os problemas tratados nas reportagens através de um debate com a turma.

2- Histórias em quadrinhos Trabalhar com histórias em quadrinhos é uma maneira de estimularmos a leitura, pois este tipo de gênero textual envolve figuras, cores, diálogos etc e também por ele fazer parte da realidade.

Podemos também trabalhar com a pontuação, interjeição, figuras de linguagem etc. Através da criação de uma história em quadrinhos o aluno pode desenvolver sua criatividade.

Através das histórias em quadrinhos pode ser trabalhada a conscientização, por exemplo – podemos propor que os alunos façam uma pesquisa sobre a preservação do meio ambiente. A partir desta pesquisa pode ser desenvolvido uma história em quadrinhos explorando ao máximo a criatividade do aluno.

3- Ilustração/Gravura As ilustrações fazem parte da vida cotidiana e são utilizadas como meios de comunicação visual. Por isso é muito importante ensinar o aluno a lê-las e interpretá – las.

Murais didáticos Cartazes Jornais escolares Quadros -de-giz As ilustrações podem ser utilizadas em: Murais didáticos Cartazes Jornais escolares Quadros -de-giz

É uma importante fonte de pesquisa, pois através dela podemos introduzir novos conceitos, fazer discussões em grupo, recapitular um assunto já estudado. Enfim as ilustrações facilitam a compreensão de textos, além de estimular a imaginação.

4- MURAL Um mural é uma tecnologia independente que tem como objetivo transmitir uma informação, despertar o interesse por um assunto etc. Para construir um mural é preciso que apareça os seguintes elementos:

Título: é uma frase que deve chamar a atenção ; Material ilustrativo: que podem ser gravuras, fotografias, tabelas, gráficos, pequenos textos etc. Esses tem a função de impressionar e transmitir idéias. Textos e legendas: tem a função de detalhar a mensagem, contendo neles informações complementares.

Quando um aluno constrói um mural ele está desenvolvendo sua criatividade e capacidade de auto-expressão. Professores e alunos podem planejá-lo e organizá-lo juntos, discutindo o título, dispondo de figuras, enfim, desenvolvendo um trabalho em equipe.

O planejamento e execução de um trabalho em conjunto é muito importante no processo de aprendizagem, pois estimula a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo. O mural pode ser usado como um produto final de um trabalho, por exemplo, pode ser feita uma pesquisa pelos alunos e depois discutido o assunto em sala e para fechar com chave de ouro a pesquisa, pode ser montado um mural sobre o assunto abordado, tendo como objetivo também informar os demais alunos da escola sobre o que pesquisaram.

Tecnologia Dependente Esta é um tipo de tecnologia que depende do uso da eletricidade para ser utilizada em sala de aula.

1- O computador Esta tecnologia dependente é fundamental que esteja presente na educação, pode ser utilizado na administração da escola, no ensino e em pesquisa. Na administração pode ser usado como arquivo, onde são armazenados Informações e alunos e funcionários e também armazenar exemplos de trabalhos E avaliações a serem aplicadas aos alunos. No ensino pode ser utilizado como instrutor, que auxilia no ensino de determinado conteúdo, orientador, ao corrigir e analisar trabalhos dos alunos e no meio de comunicação, através da utilização da internet. Já na pesquisa pode ser utilizado como um banco de dados, processador de Dados e ferramenta de busca de informações através da internet e softwares.

Para o computador ser bem utilizado é importante saber que diferentes programas devem ser utilizados de diferentes maneiras. O professor pode incentivar o aluno a utilizar alguns programas oferecidos pelo computador. Por exemplo, com as ferramentas oferecidas pelos softwares o aluno pode produzir textos e ilustrá-los, criar cartazes etc.

1- SLIDE É feito de filme fotográfico especial para slide, que deve ser utilizado juntamente com um aparelho que projeta imagens fixas de forma ampliada. Pode ser utilizado no desenvolvimento de um assunto em sala de aula, ao utilizá-lo o professor deve: Fazer comentários sobre cada um, projetá-lo seguindo uma seqüência, permitindo que o aluno discuta sobre o assunto abordado. Com a utilização dos slides a aula se torna mais motivadora, fazendo com que os alunos se interessem mais pelo assunto e participem da aula.

2- TELEVISÃO EDUCATIVA Tem como objetivo transmitir programas educativos. Através dela pode ser exibida tele-aulas de várias modalidades como, exposição-demonstração, entrevistas, representações (dramatização) etc. Esta tecnologia dependente veicula também diversos programas culturais como, eventos esportivos, debates, shows etc. Cabe ao professor selecionar os programas que serão assistidos e trabalhados pedagogicamente em sala de aula. Enfim, a televisão educativa não deve ser utilizada apenas para a transmissão do conhecimento, mas também para que os alunos desenvolvam:

O gosto pela cultura; O senso crítico; A formação de opiniões e valores.

3- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É um processo educacional que acontece quando o professor e aluno Estão separados fisicamente. Esse processo pode ser realizado com a utilização de variadas tecnologias: Material impresso (como por exemplo, módulos instrucionais); rádio; tv; computador; satélite etc. Para que o ensino aconteça de maneira eficaz é preciso:

Habilidades tanto da parte do professor quanto do aluno que garantam a interação. Compreensão de ambos, de que uma sala de aula não se restringe a um espaço físico, mas pode abrangir vários ambientes onde o ensino possa ser desenvolvido. Utilização de novas tecnologias. Auxílio dos professores aos alunos que estão se adaptando a esse novo método. Domínio da metodologia utilizada.

Este método de ensino ainda gera polêmica, até porque o aluno não precisa sair de casa para assistir aulas. Mas,o que precisa ficar claro é que o aluno encontrará nestes cursos um professor-mediador e dependerá também do aluno o seu sucesso.

No bimestre passado Ana Paula e Nadiani produziram um jornal onde foi utilizado para essa tecnologia dependentes e independente. Como tecnologia dependente utilizamos a internet como fonte de pesquisa,e ao realizarmos a entrevista estavámos trabalhando com tecnologia independente. Enfim, para nós foi uma excelente experiência.Esse é um tipo de trabalho que pode ser aplicado em sala de aula pois nele envolve os dois tipos de tecnologias que relatamos na revista.

Nadiani & Ana Paula

FIM