UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
Orientação Educacional
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O trabalho com conceitos em História
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
História da educação Tendência Liberal renovada
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Tendência Progressista Libertadora
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Situação de Aprendizagem
Docência universitária: repensando a aula
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Psicologia da Educação
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI METODOLOGIA DO ENSINO docente:Eduardo henrique Dicentes :Rayana e alBERvany Crítico-social

Crítico-Social (Introdução)     Essa pedagogia surge no final dos anos 70 e início dos 80. Difere das duas progressistas pela ênfase que dá aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social, bem como a ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade.   Consiste na preparação do educando para o mundo adulto, por meio da aquisição de conteúdos culturais universais, mas reavaliados frente às realidades sociais.

Crítico-Social   A tendência da pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicionais e renovadas, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta . Essa maneira de apreender os conteúdos, que estão ligados à realidade, passa da experiência imediata e desorganizada para o conhecimento sistematizado, permitindo ao educando elementos de análise crítica que o ajude a romper com a ideologia dominante.

Crítico-Social  “A pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola através do trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições que possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe. uma efetiva participação nas lutas sociais.” (revista, BRASIL, 1998)     Entende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para com os alunos.

Crítico-Social

Crítico-Social Uma das principais características desta tendência é a forma de apresentar os conteúdos, pois estes não devem ser separados da realidade social . O principal papel é preparar os alunos para o mundo em que vivem tornando os seres críticos conscientes das contradições existentes na sociedade da qual fazem parte. Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociavel, à sua significação humana e social.

Crítico-Social O papel do professor, como o adulto da situação, é muito importante, porém, o aluno também participa ativamente do seu processo de aprendizagem, utilizando sua experiência no contexto social para confrontá-la com os conteúdos apresentados pelo professor. O trabalho docente relaciona à prática vivida pelos educandos com os conteúdos propostos pelo educador, momento em que se dará a "ruptura" em relação à experiência pouco elaborada.

Crítico-Social Tal ruptura apenas é possível com a introdução explícita, pelo professor, dos elementos novos de análise a serem aplicados criticamente à prática do educando. Em outras palavras, uma aula começa pela constatação da prática real, havendo, em seguida, a consciência dessa prática no sentido de referi-la aos termos do conteúdo proposto, na forma entre a experiência e a explicação do professor.

Crítico-Social “Vale dizer: vai-se da ação à compreensão e da compreensão à ação, até a síntese, o que não é outra coisa senão a unidade entre a teoria e a prática.”

Crítico-Social “A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais”.

Crítico-Social  A experiência revela que os indivíduos mal assim formatados se tornam medíocres, sem estímulo para a criação.  Um educador nega a educação e forma seres de consciência ingênua quando acha que os educandos devem repetir o que ele diz em sala de aula. Isso significa tratar o aluno como objeto e não reconhecê-lo como sujeito do processo educacional. Diante disso, o homem não é um ser para adaptação, uma vez que adaptar significa acomodar, contrapondo-se a criar e transformar indo contra o ímpeto próprio do ser humano que é a criação.

Crítico-Social “Pedagogia critico-social devia ser substituida por Hipocrisia critico-social, ai estaria mais dentro do contexto real da coisa”.

Crítico-Social

Crítico-Social

Crítico-Social  A Pedagogia Social se propõe a fazer a ponte entre os processos de ensino-aprendizagem e a dimensão sociopedagógica. Os conflitos sociais que envolvem a escola no Brasil, especialmente a pública, constituem-se em um desafio para as metodologias construídas entre a Pedagogia e o Serviço Social e representam um laboratório para a Pedagogia Social.

Crítico-Social

Crítico-Social "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida" (John Dewey)

Crítico-Social

Crítico-Social

Crítico-Social

“ É preciso, pois, encarar a educação para além de suas fronteiras,situando-a no seio da prática social global e procurando compreendê-la ali onde aparece como categoria mediadora.”(SAVIANI,D(1969). Fim.... OBRIGADO!!!!