Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica

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Transcrição da apresentação:

Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica Prof. Dr. Cristovam da Silva Alves São Paulo, 28 de janeiro de 2014 – CEU Jambeiro

Projeto de Convivência Projeto Temático Projeto Cidadania Projeto de Leitura Projeto de Artes Projeto Pedagógico Pedagogia de Projetos Projeto de Ensino Projeto de Convivência Projeto Didático Projeto Identidade Projeto Coral Projeto de Inclusão Projeto de Teatro Projeto de Trabalho

Concepções de educação (pedagógicas) Reprodutivistas Emancipatórias Tendências liberais Tendências progressistas Pedagógica a-crítica – escola voltada para a reprodução social Pedagógica crítica e política Tendência Tradicional Tendência Libertadora (Paulo Freire) Tendência Escola nova: Renovada progressivista (escola altiva) – John Dewey Renovada não diretiva (formação da personalidade, autonomia) – Carl Rogers Tendência Libertária – (Celestin Freinet) Tendência critica social dos conteúdos (Libâneo e Saviani) Tendência tecnicista – neutralidade científica; objetivação do processo pedagógico

Concepções de educação Manutenção social Concepção naturalista ou inatista – primazia aos fatores biológicos do desenvolvimento (Pestalozzi). Concepção pragmática – processo próprio do desenvolvimento humano, cujo resultado é a adaptação ao meio social (John Dewey). Concepção espiritualista – processo interior no qual o indivíduo vai se aperfeiçoando, auxiliado pelas verdades ensinadas de fora, que dizem como o homem deve ser (Pio XI).

Concepções de educação Manutenção social Concepção culturalista – educação como atividade cultural dirigida à formação dos indivíduos. A educação realiza a aproximação da vida interior com as condições externas da vida real (Wilhelm Dilthey). Concepção ambientalista – o ambiente externo atua sobre o indivíduo configurando sua conduta às exigências da sociedade – Emile Durkheim afirma ser a sociedade que propicia valores, idéias, regras, às quais o espírito do educando deve submeter-se; para o behaviorismo (Burrhus Frederic Skinner) o homem é um ser moldável, e por isso suas características se desenvolvem mediante a ação do ambiente externo.

Concepções de educação emancipação social Concepção interacionista – o ser humano se desenvolve tanto biológica como psiquicamente na interação com o ambiente (Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Semenovitch Vygotsky) Concepção histórico-social – concebe educação como produto do desenvolvimento social e determinada pela forma de relações sociais de uma dada sociedade (Paulo Freire, Demerval Saviani, José Carlos Libâneo).

A metodologia de “trabalho com projetos” requer: a existência de um bom problema cuja solução seja desafiadora para os alunos; uma causa social relevante e que diga respeito à vida dos alunos; estar diretamente vinculado ao projeto pedagógico da escola; depender de conteúdos de mais de uma área de conhecimento; possibilitar o estabelecimento de vínculos entre o mundo da escola e o meio social; propiciar aos alunos envolvidos a oportunidade de aprenderem conceitos e conteúdos comuns a diferentes áreas de conhecimento.

Questões que auxiliam a pensar e organizar projetos: Por quê? Para quê? Como?

Estrutura do Projeto: “Power” Problema Por quê? Justificativas Para quê? Objetivos Metas Como? Delimitação do tempo Estruturação do percurso Sistemática de avaliação “Produto” Culminância