Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Eu sou seu cliente sabia?
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Liderança e Comportamento Empreendedor
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Formação por competências
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Nossa satisfação é promover o seu sucesso.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Gestão por Competências Relatorio Final
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Sistema de Administração de Carreiras
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição Compromissos da Liderança com a Segurança.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
Atuação dos agentes de Controle Social
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Consultoria Empresarial e Educacional
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA Grupo de Trabalho Cristina Lopes Tassini Laila Maria Campos de Siqueira Goulart Maria da Glória Araújo Silveira Reinaldo Cândido da Costa

Objetivo Geral Correlacionar o modelo de ADI implantado no Estado de Minas Gerais com o modelo de avaliação de desempenho baseado em resultados por competências, propondo um novo modelo.

Objetivos Específicos 1. Descrever o modelo de ADI implantado em Minas Gerais. 2. Contrapor esse modelo à avaliação de desempenho por competência. 3. Propor uma metodologia de avaliação de desempenho baseada no modelo de identificação de competências.

Metodologia 1. Pesquisas bibliográficas. 2. Visitas a instituições, pública e privada, que adotam a avaliação de desempenho por competência. 3. Estudo de caso.

Comparativo dos Modelos TRADICIONAL COMPETÊNCIAS Avalia o passado, com base em funções e atividades. Estabelece metas, com base no planejamento estratégico. Não há planejamento estratégico. Existe visão de futuro. Foco no cargo exercido. Foco no atendimento ao cliente. Definição de atividades. Compartilhamento de metas.

Comparativo dos Modelos TRADICIONAL COMPETÊNCIAS Foco exclusivo no atendimento de necessidades organizacionais. Foco no alinhamento de necessidades organizacionais e individuais. Punição por resultados não alcançados. Redefinição e ajustes de metas durante o processo. Falta de comunicação dos resultados. Feedback dos resultados.

Estudo de Caso INSTITUIÇÃO ANALISADA: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC Fundação pública vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais que tem por objetivo apoiar e impulsionar o desenvolvimento tecnológico das empresas mineiras e contribuir para o fortalecimento econômico do Estado e do País.

Estudo de Caso - CETEC Missão: Participar da modernização das atividades produtivas por meio da apropriação de conhecimento e do desenvolvimento e antecipação de soluções tecnológicas ambientalmente compatíveis, em benefício da sociedade.

Estudo de Caso - CETEC Visão: Ser agente articulador e executor de políticas públicas de pesquisa e serviços industriais e ambientais, atuando como centro de referência, de forma prospectiva e em parcerias, com reconhecimento pela sociedade.

Estudo de Caso - CETEC Pesquisa: Obtenção dos dados por meio de aplicação de questionário distribuído a todas as unidades da Fundação. Público-alvo: servidores submetidos à Avaliação de Desempenho Individual. Amostra: 62% do público-alvo. Respostas ao questionário: 67% da amostra.

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa A maioria dos servidores conhece a missão da instituição e não conhece o planejamento estratégico.

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa Coexistência de dois estilos de liderança: o participativo e o centralizador.

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa Os gaps que representam os indicadores para treinamento não são identificados e os planejamentos de treinamentos ocorrem para atender às necessidades imediatas, não sendo, portanto, baseados numa visão de futuro .

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa

Estudo de Caso - CETEC Resultados da pesquisa O modelo atual não atende às expectativas do servidor avaliado.

Recomendação Adoção do modelo de Gestão por Competências por meio do qual o processo de Avaliação de Desempenho torna-se uma imprescindível ferramenta para que uma instituição tenha agilidade, mobilidade e inovação.

Recomendação Metodologia: 1º passo: definir perfil do cargo; definir padrões de competência para o cargo. 2º passo: levantamento das atividades do cargo e definição das atividades essenciais de cada cargo, com um rol de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à sua execução.

Recomendação Metodologia: 3º passo: criar o Mapa de Competência para cada cargo. 4º passo: definir o perfil dos funcionários quanto a competências conceituais, técnicas e interpessoais. 5º passo: eleger um Comitê Técnico.

Recomendação Metodologia: 6º passo: definir Competências comuns aos cargos: parceria, comunicação, negociação, iniciativa, proatividade, por exemplo.

Recomendação Princípios norteadores Planejamento estratégico. Compromissos institucionais. Desdobramentos, grupos e servidores. Mapeamento de competências técnicas e comportamentais. Recompensa variável. Transparência, comunicação, colaboração, trabalho em equipe e confiança. Acompanhamento periódico, por meio do qual o líder oferece feedback ao liderado sobre o seu desempenho e realinha metas e atividades.