Projeto Final Criação de uma Escola de Música tendo como fundo uma

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
A Investigação Educacional em Portugal
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PNEDH e compromisso do Estado
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Essa é minha escola.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Currículo /Educação Física
Mobilização da Comunidade Escolar
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
PAIC 2013.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
ELIANE PEREIRA DE BRITO
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A formação integral do cristão
Projeto O ENSINO DA MÚSICA EM GRUPO COMO FORMA DE DINAMIZAR CULTURALMENTE MEIOS DESFAVORECIDOS Paulo César Gonçalves Seminário e projeto Licenciatura em.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Atuais Propostas Curriculares.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
História nas atuais propostas curriculares
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Escola Secundária Fernando Namora
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que é? Para que serve?. (RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Nossa Senhora da Bonança Combate à exclusão social.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
A música em grupo como fator de motivação para a educação musical junto de jovens entre os 10 e os 15 anos.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
O papel do Estagio na Formação de Professores
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Projeto Final Criação de uma Escola de Música tendo como fundo uma perspetiva de Expressões Integradas   Elisa Guadalupe Alves Seminário e Projeto Licenciatura em Educação Musical – 3º ano Vila Nova de Gaia, 10 de julho de 2013

Caraterização do meio – Mosteiró Instituições Culturais Temas abordados Caraterização do meio – Mosteiró Instituições Culturais Espaços dedicados ao Ensino da Música Métodos e Metodologia Criação e Motivação - Escola de Música Promoção e Divulgação do Projeto

Começamos por visualizar o emblema da freguesia de Mosteiró.

Caracterização do meio - Mosteiró Mosteiró pertence ao distrito do Porto e concelho de Vila do Conde desde 6 de novembro de 1836; Nesta freguesia encontram-se vestígios de povoamento remoto, especialmente romana. No que respeita à economia, o setor primário possui na freguesia alguma expressão, com terrenos muito férteis. Em Mosteiró existe ainda a indústria de fabrico de barcos desportivos.

A dinâmica dos outros setores tem sido reforçada e incentivada através dos investimentos industriais que têm registado nos últimos anos e que se concentram basicamente na indústria metalomecânica, mecânica e de papel, são aquelas que utilizam mais mão-de-obra. Como símbolo representativo, a freguesia apresenta a sua centenária Farmácia (1737), a mais antiga de Portugal, que se mantém na família desde a fundação, assim como a feira da lameira que já existe desde 25 de março de 1896. No estudo da freguesia tive o privilégio de saber que Mosteiró teve a 1ª feira e a 1ª farmácia de PT.

Instituições culturais Associação de Solidariedade Social de Mosteiró Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mosteiró Juventude Unida de Mosteiró ou JUM

Legalizada em 16 de Abril de 1977 (Diário da República 122 - III Série) como Associação Cultural, Desportiva e Recreativa. Até aos dias de hoje tem um papel determinante na formação, educação e ocupação sadia dos tempos livres dos jovens da freguesia (e não só), assim como, no desenvolvimento e na promoção do nome de Mosteiró.

É uma das Associações fundadoras da Associação de Desportos e Cultura do Concelho de Vila do Conde), da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto) e, mais recentemente, da Federação Nacional de Associações Juvenis, das quais é ainda um dos membros mais ativos. Recentemente adquiriu a declaração de Instituição de Utilidade Pública, DL nº 460/77, de 7 de Novembro – DR nº 87, II Série, de 6.5.2009.

ÁREA DESPORTIVA: Futebol, o Voleibol, o Atletismo e o Andebol ,o Xadrez, o Ténis de Mesa e o Basquetebol. ÁREA RECREATIVA : . Festa de Carnaval; Escola de Dança (com uma Gala); Corrida de Galgos (a contar para o Campeonato Nacional); Festa de S. Martinho

A JUM possui diversos instrumentos musicais. Propus um dia vir a dar aulas de Música na Associação. Numa reunião com a direção expliquei e mencionei que estava a realizar um projeto para uma Unidade Curricular do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, Seminário e Projeto relacionado com a Licenciatura de Educação Musical. Fui muito bem-sucedida quando coloquei na mesa a proposta da área da música vir a ser uma das atividades desenvolvidas na freguesia de Mosteiró, não só apenas com instrumentos musicais, mas com o intuito de num futuro próximo adquirir crianças para criar grupos para atividades relacionadas com Expressões Integradas. 2ºponto -Numa entrevista ao ex-presidente da Associação, presentemente voluntário da JUM questionei sobre a possibilidade de vir a ter a atividade musical. 3ºponto – Então o Sr. José sugeriu estar presente numa reunião com a direção da Associação.

MÉTODOS E METODOLOGIA Teoria de Aprendizagem Musical A originalidade na perspetiva de E. Gordon, um dos mais destacados investigadores da atualidade no âmbito da Psicologia e Pedagogia da Música é, precisamente, questionar-se não sobre como se deve ensinar música, mas antes como esta é aprendida. Em que momento a criança (ou adulto) está preparado para aprender determinada competência, e qual a sequência de conteúdos adequada.

Os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical orientam professores de todas as faixas etárias, desde a primeira infância até à idade adulta, a estabelecerem objetivos curriculares. Um outro aspeto privilegiado é o movimento. Gordon acredita que o movimento é essencial para o desenvolvimento do sentido rítmico. Ao experienciar as sensações de fluidez, peso e espaço antes de vivenciar o tempo musical a criança desenvolverá uma melhor consciência corporal e rítmica, relaxada e não rígida. O relaxamento e a flexibilidade são indispensáveis para que o corpo esteja preparado para participar na Música.

O Projeto DE EXPRESSÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO De grande importância para a realização deste projeto foi a pesquisa realizada em www.xpressingmusic.com, onde descreve a importância das Expressões Integradas no Ensino Básico, em que a Música está incluída. Trabalho este realizado pelos Docentes do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia: Assunção Pestana; Alexandra Mendes; Sérgio Bruno M. Amaral, docentes durante o meu percurso de Licenciatura de Educação Musical ao longo de três anos.   1º ponto não leio…Achei interessante um artigo que li no site expressing music relacionado com as expressões Integradas no ensino básico, em que a Música está incluída que tem como tema….depois passar para o 2ºponto.

A CRIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UMA ESCOLA DE MÚSICA   Instalações da Escola de Música inserida no projeto, será a Associação Unida de Mosteiró (JUM), onde tem duas salas já com instrumentos musicais e provavelmente uma das salas da Junta, pois o presidente na entrevista que realizei prontificou-se a ceder uma sala. e um jardim de Infância que está neste momento desocupado. O Jardim de Infância será para as atividades de Expressões Integradas, pois ao lado existe uma Escola Primária. As motivações são várias, tanto da parte da Associação como pelo Presidente da Junta de Freguesia, quando foi entrevistado. 1ºponto: Então agora vem a parte mais importante para mim onde seriam realizadas as aulas de música. 2ºponto: Outro local onde estaria disponível a atividade das Expressões, segundo a direção da Associação…

Promoção e Divulgação do projeto Tendo como alvo cumprir este projeto, será realizada a divulgação das aulas de música no próximo Verão em cartazes espalhados pela freguesia, bem como pela Junta de Freguesia, afim de no próximo ano letivo começarem as aulas de música em conjunto com uma das áreas de Expressão - a dança.

Como Piaget refere, o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram, por isso apresentação de um novo projeto. Termino esta apresentação com a seguinte citação que Piaget refere que…o principal…