Historia em Blog Adosinda Cortesia Mendes – História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
1ª Formação de Professores Coordenadores
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Atividade complementar 04
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Historia em Blog Adosinda Cortesia Mendes – História Erika Rodrigues Vieira - Tecnologia

Currículo Oficial do Estado de São Paulo ... A disciplina deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno a perceber-se como parte de um amplo meio social. ... O aluno deverá compreender as determinações sociais, temporais e espaciais presentes na sociedade. A história como espelho do tempo, mostrando imagens que, embora intengíveis, vão sendo desenhadas pela curiosidade de cada observador à busca de conhecimento.

Objetivo central da Proposta Desenvolvimento de capacidades de leitura, reflexão e escrita: À partir de situações cotidianas, para avaliar as influências históricas (sociais e culturais) que condicionam as formas de convivência social.

Competências SARESP Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes. Reconhecer a importância da preservação da memória, em seus variados suportes, para o conhecimento da História da humanidade. Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico. Reconhecer a importância da utilização da mídia para o conhecimento histórico. Identificar fotografias e gravuras como fontes iconográficas que registram a memória e a história das formações sociais. Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importância da cultura material como fonte histórica. Reconhecer a importância das várias fontes para o trabalho historiográfico e a necessidade de submetê-las à análise crítica. Estabelecer relações, a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada. Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos. Relacionar o desenvolvimento técnico cientifico, à necessidade de preservação de valores fundamentais para a vida humana. Reconhecer a importância de utilizar, criticamente, as fontes e informações históricas, independentemente de sua natureza (documentos escritos e iconográficos, cultura material, entrevistas, imprensa).

Apresentação O Projeto História em Blog, um projeto criado à partir da solicitação dos professores de história e professores da educação indígena, interessados em adquirir conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências no que se refere ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), agregado a valorização do registro dos acontecimentos históricos em âmbito local, regional e estadual. Com este projeto, pretendemos possibilitar aos profissionais envolvidos subsídios para que incluam os recursos da Web 2.0 no cotidiano escolar, possibilitando de maneira efetiva a inclusão digital dos alunos.

Justificativa A inclusão digital dos alunos tem demonstrado a necessidade em capacitar os docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino, tornando-os aptos à responderem com eficácia o seu desempenho no trabalho, visando atender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. Este projeto tem por finalidade, oferecer suporte técnico pedagógico aos professores de história que atuam diretamente com ensinos fundamental e médio, no tocante a utilização dos recursos disponibilizados pela web 2.0 Inerente à responsabilidade social desses educadores, faz-se necessário garantir a formação continuada, com a promoção encontros de formação, atualização e o aperfeiçoamento para desenvolver habilidades tais que permitam a adoção de novas metodologias de trabalho, com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, valendo-se de recursos e estratégias de ensino amparados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) que permitam a adoção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, garantindo o aprendizado e o acesso dos alunos sob sua responsabilidade. O encontro de formação presencial, a realizar-se em horário livre dos professores que aderiram ao projeto (sábado), oferecerá, em concomitância com os encontros virtuais realizados de forma síncrona e assíncrona, bem como acompanhamento em HTPCs, subsídios para que os professores possam organizar sua prática pedagógica, desenvolvendo-se profissionalmente frente à crescente diversidade do mundo globalizado, refletida em sala de aula.

Objetivo Geral Interpretar o papel histórico da internet como agente cultural transformador da sociedade.

Objetivo Específico Conhecer os recursos de interação, colaboração e autoria disponilizados pela web 2.0 Perceber os recursos da web 2.0 como poderosos instrumentos de registro da história, memória e sociedade.

Público Alvo Professores de História da Rede Estadual de Ensino que aderiram ao projeto: Nome Escola Adriano Ribeiro EE Clodonil Cardoso Mauricio Teixeira Junior EE Itariri Márcia José Martins da Silva EE Cel Jeremias Junior Daniel Rincon Caires EE Pref. Jofre Manoel João Lira da Silva EEI Uru-ity Sara Silva Rosario EEI Djaiko-aty Sérgio Martins da Silva EEI Urui-ty Saulo Lino Cabral Ramires EEI Ko´e Ju

Cronograma Encontro presencial – 17/10 – 9h às 14h Encontros à distância – blog e skype Encontros de acompanhamentos em HTPCs

Parcerias NTE Miracatu/Oficina Pedagógica NTE Xanxere-SC Avaliação Avaliação contínua, formativa e processual.

Acompanhamento Pós Ot Suporte técnico pedagógico na Diretoria de Ensino e plantão as segundas-feira das 8:00 às 17:00 na Oficina Pedagógica/NTE.

Referências Bibliográficas Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História / Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008. Saresp 2008: Matrizes de referência para a avaliação: Ciências Humanas; História e Geografia; ensinos fundamental e médio/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini – São Paulo: SEE, 2009. v.5