Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Advertisements

CICLO DE VIDA.
Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer
REDES SOCIAIS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Marketing Estratégico
Como lidar com a concorrência
Administração de produtos
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Publicidade e Briefing
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Marketing para EMPREENDORES
MARKETING.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Planejamento de Campanha – A7
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Briefing - Bombril Publicidade & Propaganda – Categorias e conceitos
Conceitos e Categorias Prof: Rogério Sorvillo
Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
PUBLICIDADE E PROPAGANDA CONCEITOS E CATEGORIAS
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Sadia Aluno: Antônio Nogueira Turma: PP1-M.
Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Como estabelecer e organizar
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
UNASP – 1º PP Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Luiza Beatriz de Carvalho Maciel
Publicidade e propaganda
Ana Carolina Trevisan Rapcham Morgana Monteiro Batistella
Bebidas Poty Ltda. Alexandre Gusmão Flavio Carvalho Mariana Cardoso
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Briefing.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Estratégia Organizacional
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Case Água Sanitária Super Globo Campanha Família
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
BRIEFING.
MATRIZ BCG.
Publicidade e Propaganda
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Planejamento de Comunicação Proposta. “Pode-se dizer que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Estratégia Empresarial
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
3 ETAPA – PLANEJAMENTO Bruna dos Reis Braga 1PPN
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
Planejamento Estratégico de Marketing
CONCORRÊNCIA.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Disciplina: Projeto Integrador Professor: Antônio Leitão
Transcrição da apresentação:

Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda Briefing – Bombril Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda

CARACTERÍSTICAS GERAIS: Bombril  fundada em 1948 é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo principal produto é uma lã de aço, que é utilizada como produto de limpeza, específico para panelas. Orgulha-se de ter conquistado posição de maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil. A Companhia desenvolve produtos em diversas categorias como lã e palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente. Suas 18 marcas são responsáveis por um portfólio de mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Bombril Ecológico. A lã de aço 1001 Utilidades mais famosa do Brasil é sinônimo da categoria: com 60 anos de mercado, é um produto que já nasceu ecológico graças ao minério de ferro existente em sua composição, que se degrada, vira ferrugem e desaparece na natureza, sem deixar resíduos. É mais higiênico, não acumula bactérias e remove toda a sujeira incrustada, sem riscar. Pode também polir panelas e limpar vidros, louças e azulejos. PROMESSA DISTINTIVA:

PÚBLICO ALVO: Sempre acompanhando o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, numa transformação, passaram de donas de casa a donas do seu próprio nariz. Em 2011 a campanha institucional “mulheres evoluídas” marca a grande virada da bombril com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a maior campanha publicitária da empresa trouxe uma série de ineditismos em sua comunicação: mulheres como protagonistas, consumidoras mais jovens como público-alvo e reforço do diversificado portfólio da bombril .

R$ 2,00 DISTRIBUIÇÃO: Supermercados PREÇO (FAIXA MERCADO): R$ 2,00 DISTRIBUIÇÃO: Supermercados

TAMANHO DO MERCADO: As marcas da bombril seguem para inúmeros pontos-de-venda em todo o país, o que faz com que a empresa esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Somente em 2009 foram vendidas 350 mil toneladas da famosa palha de aço, principal produto da empresa com 75% de participação de mercado.  A bombril também está presente no segmento industrial, produzindo e distribuindo derivados do aço para a fabricação de produtos de diversos setores da economia: automobilístico, ferroviário, construção civil e muitos outros. 

A política da bombril é monitorar o mercado exterior, mas sempre adaptar as tendências verificadas ao hábito de limpeza das brasileiras. Nesse ano, a bombril tem um orçamento de R$ 2 milhões para desenvolvimento de produto. Os lançamentos de produtos no brasil costumam ocorrer primeiro nas regiões sudeste e nordeste. TENDÊNCIA:

CONCORRÊNCIA: Assolan

COMPARANDO AS MARCAS (BOMBRIL X ASSOLAN): Com o aumento da concorrência e perca de mercado para a Assolan, a Bombril voltou a fazer filmes publicitários com Carlos Moreno (ator que entrou para o Guinness como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial), mas aparentemente a campanha não obteve o mesmo sucesso de antigamente. A Bombril recebeu uma proposta de compra por parte de uma multinacional. Enquanto não se decidia sobre a venda, a campanha ficou suspensa. Vantagem: o personagem “descansa”. Desvantagem: caem as vendas dos produtos da linha Bombril, à exceção da palha de aço. A Bombril decide não ser vendida. A Bombril cresceu 16,3% em receita líquida saindo de R$ 845,8 milhões em 2011 para R$ 984 milhões no ano passado, reflexo do alto volume vendido ao mercado durante todo o período.

A BOMBRIL POSSUI AS SEGUINTES VANTAGENS COMPETITIVAS: Clareza e transparência em suas relações com os seus investidores, aperfeiçoando cada vez mais seu sistema de gestão, com prestação de contas e esclarecendo sua política de responsabilidade corporativa; Maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil; Portfólio de 18 marcas e mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados, que são produzidos em três complexos industriais localizados em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais; “Melhor fornecedora de não-alimentos” pelo Prêmio SAM`S Club; Reconhecida como “Top One” na categoria lã de aço; Três vezes consecutivas considerada “Fornecedora preferida dos supermercadistas”; Quatro vezes consecutivas reconhecida como “Marca preferida de lã de aço dos consumidores”; e Produtora da lã de aço preferida e mais comprada, segundo a pesquisa APES (Associação Pernambucana de Supermercados).  

OBJETIVOS DO MARKETING: A Bombril lança um projeto com um novo posicionamento da empresa, adotado a partir da campanha publicitária que traz humoristas mulheres como protagonistas “A campanha é apenas um exemplo de como traduzimos o novo posicionamento da Bombril, que se soma a outras iniciativas do marketing da empresa, como ações de patrocínio e eventos”, afirma Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril. Além de ressaltar o "protagonismo feminino", a nova estratégia da Bombril conta com a ampliação dos produtos de seu portfólio. A empresa informa que contará com mais de 500 produtos, com o ingresso em segmentos que variam desde lava-roupas líquido, passando por cera para assoalhos, até calçados.

DESAFIO: A Bombril enfrentou problemas financeiros por má administração e entrou em declínio, chegando à beira da falência. A concorrência passou a ser seu maior problema, mas ao mesmo tempo seu principal desafio. Havia o prestígio da marca, mas os seus gestores sabiam que isso não era o bastante. Era preciso adicionar uma nova dimensão: incorporar o cliente, estabelecendo vínculos com os consumidores e assegurando a qualidade dos produtos.

REFERÊNCIAS: http://www.bombril.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombril http://www.bombrilinstitucional.com.br/ http://leiapublicidade.com/blog/?p=111