GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,

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Transcrição da apresentação:

GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, COC – 11ª. AULA - FORMAÇÃO DOS GRUPOS TRANSFORMAÇÃO EM EQUIPES caps. 11 e 12 GRUPO É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE É um conjunto de pessoas que oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum através da interatividade.

Similaridades É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. É um conjunto de pessoas que oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum através da interatividade.

TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho em equipe é um processo contínuo interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcançar metas e objetivos específicos no suporte a uma missão comum.

FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NÃO UMA EQUIPE AMBIENTE Imagem Externa Fatores/Cultura Estilos Gerenciais Administração Valores Interesse Formação Caráter Aptidões Experiências Atitudes Percepções Comportamentos Idade História Tamanho Objetivos Sinergia Percepções Mútuas INDIVÍDUO GRUPO

O QUE É ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE Compreender realisticamente o papel e a responsabilidade de cada um. Somente julgar baseando-se em fatos. Colaborar com os outros. Priorizar o objetivo da equipe acima dos pessoais. Compartilhar informações abertamente. Apoiar decisões do grupo. Responder construtivamente ao feedback dos outros. Ter um senso de autocrítica.

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER Mostrar comprometimento pessoal perante o objetivo da equipe. Ser justo e imparcial com os membros da equipe. Estar disponível para enfrentar e resolver assuntos associados com o desempenho de alguns membros. Estar aberto a novas idéias dos membros da equipe.

10 dicas para trabalhar em Equipe 1- Seja Paciente – não é fácil conciliar opiniões diversas. Exponha seus pontos de vista e ouça a opinião dos outros mesmo não estando de acordo. 2- Saiba reconhecer quando a ideia do outro é melhor que a sua, afinal, mais importante que nosso orgulho é o objetivo que o grupo pretende alcançar. 3- Não critique os colegas, não deixe que os conflitos entre vocês interfira no trabalho em equipe. Critique as ideias, nunca as pessoas. 4- Saiba dividir as tarefas, compartilhe as responsabilidades as informações. 5- Trabalhe, não deixe o outro sobrecarregado, faça a sua parte. 6- Seja participativo e solidário, ajude seu colega sempre necessário, assim não se sentirá culpado quando precisar de ajuda. 7- Dialogue, sempre que estiver com um problema ou insatisfação, para que seja possível alcançar uma solução. 8- Planeje para verificar se as metas traçadas pelo grupo estão sendo atingidas. 9- Evite cair no “pensamento do grupo”, é importante ouvir ideias externas. 10- Aproveite o trabalho em Equipe, pois essa é a oportunidade de conviver com seus colegas e aprender com eles.

Diferença entre grupo e equipe Trabalhar “sozinho” Trabalhar “Juntos” Ênfase nas habilidades técnicas Ênfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalho Coordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenador Informações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

Equipes de trabalho autogerenciadas: São equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.

Equipes multifuncionais: São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções), ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo.

Equipes Virtuais: Os tipos de equipes analisados até agora realizam seu trabalho face a face. As equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem on-line – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente.