Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Encontro com professores
Educação Permanente como estratégia de gestão
O desafio municipal para provimento e fixação do Profissional Médico
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Elisa Maria de Assis
PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó-Brasilândia: Pró-Saúde II ( )e ProPetSaúde III ( ) Apresentação dos projetos e balanço da experiência.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Educação Permanente em Saúde :
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Maria Cecília Bonini Trenche
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
O Apoio Matricial no município de Viamão Camila Jardim
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria Cecília Bonini Trenche Altair Cadrobbi Pupo Maria Cristina Vicentin

TERRITORIALIZAÇÃO –Metodologia capaz de operar mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes Eixo transversal e central para o planejamento e execução das atividades CONTEXTO do Pró-Saúde II - reordenação da formação das profissões de saúde no combate a fragmentação, especialismo e a hierarquização do processo de ensino aprendizagem

Interdisciplinaridade SERVIÇOS- Cenário- Vivência de novos processos de trabalho e a implementação de dispositivos de atuação em equipes-interdisciplinaridade e intersetorialidade Desconstrução da lógica atenção = consulta Construção da lógica dos cuidados Parceria entre a Associação da Saúde da Família e Secretaria de saúde Conflitos e tensionamentos gerados pelo modo como o novo modelo vai sendo construído

Interdisciplinaridade UNIVERSIDADE – integração e a interdisciplinaridade como conceito x prática - dispositivos protetores das fronteiras das especialidades e seus modos de funcionamento CURSOS com foco nos núcleos de formação Pró-saúde como dispositivo de mudanças Dificuldades com o financiamento Construção dentro da universidade de possibilidades de apoio para a execução

Princípios e decisões estratégicas a partir da experiência instituintes do Comitê Gestor: ações de planejamento, acompanhamento e avaliação de estágios e ações inserção dos alunos nos serviços, considerando os níveis de complexidade da sua formação articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão e demandas/necessidades do território articulação das ações desenvolvidas em cada microterritório (reuniões sistemáticas no serviço dos diversos alunos ou cursos lá inseridos) participação dos professores em algumas reuniões do CGL eventos científicos e de educação permanente apoio à produção científica dos serviços oferta de ações mais pontuais de formação na universidade ou no serviço participação nos Fóruns do território

Data Evento na Universidade Foco    23/09/2009 Seminário de integração ensino e serviço PUC-SP/ SMS- Fó Brasilândia CN SMSSP O território e dos serviços de saúde, diagnóstico situacional 10/09/2010 Seminário Atenção à Infância e Adolescência: construindo redes no território Discussão de casos envolvendo questões da prática interdisciplinar e intersetorial ( interface saúde-escola-serviços de proteção social à criança). 2/3/2011 Encontro de Integração serviço-universidade: desafios e demandas para 2011. Metodologias de avaliação e planejamento das ações de ensino no território 17/08/2011 Seminário de Avaliação do PRÓ SAÚDE II  Experiências de integração ensino serviço na perspectiva de cada UBSs e da IES 30/11/2011 Seminário e Oficinas : Cartografias do território e produção do cuidado em saúde Conceitos e dispositivos para estudo do território e na elaboração de mapas cartográficos e mapas afetivos das áreas das quatro UBSs 31/10/2012 Seminário e Oficinas: Metodologias para o trabalho e a formação em Saúde: a função Apoio Clínica ampliada e função apoio matricial e institucional . Oficinas (7) de problematização. Plenária e debate sobre os resultados. Apoio da equipe do Pós-graduação em Medicina e Saúde Coletiva da UNICAMP (Núcleo coordenado pelo Prof. Gastão Wagner de Souza Campos)

Dispositivos Potentes: Oficinas de planejamento e avaliação Reuniões do Comitê Gestor Local Ampliado Projetos de Educação Permanente Seminários Rodas de conversa Participação no Encontro anual de Pesquisadores de saúde Oficinas de escrita das experiências Oficinas com usuários (participação nos conselhos) Elaboração de Site e blog sobre as ações do Projeto Participação em eventos organizados pelo serviço (fóruns, GTS) Sociodrama

Educação Permanente no serviço Oficinas sobre Família Comunicação nas relações de trabalho Construindo a gestão participativa no cotidiano: Oficina de Práticas Matriciamento das equipes Metodologia de estudo de caso Projeto Terapêutico Singular Dispositivos grupais de promoção da saúde (oficinas)

Avanços nos processos de formação trabalho de contextualização inserção nas equipes relação entre alunos e profissionais reconhecimento da competência desenvolvimento da atitude colaborativa (apoiar) Avanço na ampliação das disciplinas e professores Elaboração de pesquisas nessa linha

Tensionamentos aportes financeiros, sua gestão e o lugar do trabalho docente conflitos entre parceiros desqualificação da extensão na avaliação interna e externa da produção acadêmica dos professores estrutura das grades curriculares e o funcionamento dos departamentos

Obrigada cecilia@trenche.com.br