GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição de asma - GINA 2008
Advertisements

Câncer de mama Aguiar Farina
Up to date da Radiologia
RADIOGRAFIA DE TÓRAX.
Câncer Gástrico Semana Municipal da Saúde do Homem
Profa. Andréa Mendes Baffa
Rx Tórax Indicada Laparotomia exploradora com vistas a ressecção.
CÂNCER DE ESÔFAGO Discussão de caso clínico I GASTRINCA IV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica Autores: Carlos Eduardo Rodrigues.
Caso Clínico Seção de Cirurgia Abdômino-Pélvica
Caso Clínico-Cirúrgico
Comissão de Câncer de Pulmão - SBPT
Comissão de Câncer de Pulmão - SBPT
Avanços no Estadiamento do Câncer do Pulmão Mauro Zamboni, MD; FCCP Curso Nacional de Atualização em Pneumologia SBPT Rio de Janeiro
PNEUMOTÓRAX CONCEITO ACÚMULO DE AR NO ESPAÇO PLEURAL.
SEMINÁRIO (Cirurgia – 4º Ano)
TRATAMENTO CLÍNICO DAS PRINCIPAIS
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
NEOPLASIAS DE VIAS URINÁRIAS
TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CARCINOMA DE PULMÃO LOCALMENTE AVANÇADO
Uptodate do Câncer de Testículo
Mariana Bruinje Cosentino
Adenocarcinoma de Colo Uterino
Paciente Cirrótico com Hepatocarcinoma
METÁSTASES PULMONARES
Liga Acadêmica de Pneumologia
UNACON Hospital Municipal de Caetité
Padronização Lista de checagem de informações importantes
Faculdade de Medicina da UFC Departamento de Medicina Clínica
Tórax Monitor: Bruno Caldas À Monitoria.
Terapia Personalizada para NSCLC
Como identificar e diferenciar lesões suspeitas
Brasil Burfeind W,, Harpole D, DAmico TA et al. A cost-minimization analysis of lobectomy: thoracoscopic vs. posterolateral.
Título principal Modelo_2 Texto. Título principal Modelo_2 Texto Cenário SexoEstimativas EstadoCapital Casos Taxa BrutaCasos Taxa Bruta Homens Sbtotal.
Relato de caso XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Avaliação dos Pequenos Nódulos Pulmonares
Câncer Colorretal Prof Dr Mauro Monteiro Correia.
Reunião Anatomoendoscópica
Rio Verde - Goiás - Brasil
ACHADO DE METÁSTASE CEREBRAL À PCI COM I-131 EM PACIENTE COM MICROCARCINOMA PAPILÍFERO DA TIREÓIDE SOUZA, D.S.F.; GOMES, G.V.; MARONE, M.; GOMES, M.V.;
GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA TORÁCICA
Comentários Dr. Nelson Rosenberg
Professor Ronaldo Rangel Pneumologia UFPb
Disciplina de Cirurgia Torácica/ Cirurgia / FCM-Unicamp
Câncer do Pulmão O Estadiamento Clínico tem Importância?
INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX
Avaliação Pré-tratamento
Radiografia do Tórax I Dr. José Acúrcio Macedo.
RADIOGRAFIA DO TÓRAX: AINDA ATUAL? DANTE LUIZ ESCUISSATO.
CARCINOMA DE PULMÃO NÃO-PEQUENAS CÉLULAS ESTÁGIOS I e II CIRURGIA EXCLUSIVA É SUFICIENTE? José Antônio de Figueiredo Pinto Pontifícia Universidade Católica.
Epidemiologia do Câncer
Câncer de Próstata: Quando pensar e como conduzir
CÂNCER DE CÓLON E RETO Serviço de Cirurgia Geral/Oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES Dr Eron Machado Cobe 2015.
Prof Assistente da Disciplina de Pneumologia UERJ
FIBROSE PULMONAR IDIOPATICA ASPECTOS ANATOMOPATOLOGICOS
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
DERRAMES PLEURAIS PARAPNEUMÔNICOS Maurícia Cammarota Unidade de Cirurgia Pediátrica do HRAS/SES/DF 18/4/2008.
Carcinoma broncogênico
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
TC de baixa dose no screening e seguimento do câncer de pulmão
DOENÇAS TORÁCICAS - ASPECTOS RADIOLÓGICOS
SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA DO TÓRAX AULA PRÁTICA
CONCLUSÃO: O presente caso mostra NET4 (MANEC), com dois imunofenótipos bem reconhecidos, associado a NET1. Autores sugerem mecanismo monoclonal derivado.
Teleradiografia do Tórax
Diagnóstico e estadiamento Ca mama
Clínica Cirúrgica II - Urologia Câncer de bexiga Prof. Cálide S. Gomes
Transcrição da apresentação:

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José Rodrigues Pereira Carlos Jogi Imaeda Flora Kazumi Ikari Sueli Mayumi Nikaedo

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IASLC 7a. Edição publicada em 2009 T1a Tumor <= 2 cm T1b Tumor > 2 cm <= 3 cm T2a Tumor > 3 cm <= 5 cm T2b Tumor > 5 cm <= 7 cm T3 Tumor > 7 cm T3 Nódulo tumoral no mesmo lobo (satélite). T4 Nódulo tumoral em outro lobo, mas do mesmo lado.

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico Homem, branco, 76 anos, engenheiro. Tabagista ativo (57 anos/maço) Comorbidades: DPOC grave. CVF = 3,3 (82%) FEV1 = 1,09 (40%) FEF 25-75% = 0,33 (12%) Arritmia cardíaca. Antecedentes familiares de neoplasia ( 2 irmãos colon/pâncreas) Achado Radiológico (10/02/09) Diagnóstico por toracotomia (02/03/10) CEC pouco diferenciado (G 3)

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico CT de Tórax (28/09/09):

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico CT de Tórax (01/12/2009)

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico CT de Tórax (15/02/2010) Nódulo = 22 mm

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico Nódulo satélite. Reconstrução do exame tomográfico de 15/02/10

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico EXAME ANATOMOPATOLÓGICO Nódulo principal com cerca de 15 mm. Invasão vascular não detectada. Infiltração perineural não detectada. Extensão ao tecido subpleural . Ausência de comprometimento da pleura visceral. Nódulo satélite = BOOP Margem cirúrgica comprometida focalmente por neoplasia.

GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico Qual é o correto ESTÁDIO CLÍNICO ? Qual seria o tratamento mais adequado ? Complementar a ressecção pulmonar Irradiar o leito tumoral e o mediastino Realizar tratamento sistêmico adjuvante Conduta expectante Outra conduta