MODALIDADES DIDÁTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Evasão em Cursos A Distância.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Programa aluno pesquisador
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Procedimentos de Ensino
Softwares Educacionais – Cód
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Situação de Aprendizagem
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Planejamento de Ensino
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Trabalho de Conclusão de Curso
Método de Ensino.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Trabalho de Didática Métodos de Ensino.
Transcrição da apresentação:

MODALIDADES DIDÁTICAS

■ MODALIDADES DIDÁTICAS ♦ Do conteúdo. ♦ Dos objetivos selecionados. ♦ Da classe a que se destina. ♦ Do tempo. ♦ Dos recursos disponíveis. ♦ Dos valores e convicções do professor.

■ MODALIDADES DIDÁTICAS ♦ Classificação grandes grupos → aula expositiva, demonstração. pequenos grupos → seminário, trabalho dirigido. trabalhos individuais → projeto. ♦ somente o professor pode decidir qual o tipo de aula mais apropriado para seus alunos em um dado momento do curso.

■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Modalidade didática mais comum no ensino de Biologia → repetição de livros didáticos. → passividade dos estudantes. Permite ao professor transmitir suas idéias, enfatizando os aspectos que considera importante. → introduz um novo assunto, sintetizando um tópico, ou comunicando experiências pessoais do professor.

■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Sua popularidade está ligada a dois fatores: economia → permite a um só professor atender a um grande número de estudantes. segurança → garantia de domínio da classe (mantida apática e sem oportunidade de manifestar-se. Inconvenientes: → pequena retenção de informações decorrente do decréscimo de atenção durante a aula. → falta de interação professor-aluno. → polimento do assunto que impede o estudante de verificar quais as incongruências, lacunas e omissões do tema abordado.

■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Erros de execução: a introdução das aulas não é feita de modo a captar a atenção da classe e motivar os estudantes. → criação de situações inesperadas, conflitantes ou muito complexas. exemplificação excessiva (fazendo com que os estudantes percam o fio da exposição) ou deficiente/inadequada (dificultando a compreensão). mal preparo das aulas → os estudantes não percebem seu plano geral e, portanto, não acompanham a exposição do professor.

■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Erros de execução: ambição pretendida em dar mais conteúdo do que é possível no tempo disponível. → passando-se muito rapidamente por pontos importantes de um determinado assunto o estudante pode não perceber sua seqüência lógica. não estabelecimento de relações causais → apresentação de fatos sem justificá-los ou explicá-los. Quando bem preparada uma aula expositiva pode ser uma experiência informativa, divertida e estimulante.

■ DEMONSTRAÇÕES ♦ Servem, principalmente, para apresentar à classe técnicas, fenômenos e espécimes. → justificada em casos nos quais o professor deseja economizar tempo ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda classe. → garante que todos estudantes vejam o mesmo fenômeno simultaneamente, garantindo um ponto de partida comum para uma discussão ou uma aula expositiva. Cuidados a serem observados: → visibilidade. → simplicidade. → clareza – domínio do assunto.

■ AULAS PRÁTICAS ♦ Funções: manutenção do interesse estudantil. envolvimento dos estudantes em investigações científicas. desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. compreensão de conceitos básicos. desenvolvimento de habilidades.

■ AULAS PRÁTICAS ♦ Permitem o contato direto dos estudantes com os fenômenos, materiais e equipamentos utilizados no estudo dos seres vivos. Em aulas práticas os estudantes tem a oportunidade de enfrentar resultados não previstos desafiando, assim, sua capacidade imaginativa e seu raciocínio. # Empecilhos: Tempo hábil para preparação do material. Segurança para controlar a classe. Conhecimento para organizar experiências. Não disposição de equipamentos e instalações adequadas.

■ EXCURSÕES # Uma experiência educacional insubstituível. Deve ter objetivos específicos que demandem a busca de informações em ambientes naturais sem o artificialismo dos experimentos de laboratório. Estabelecimento de uma relação companheirística entre professor-aluno oriunda de uma experiência comum e uma convivência agradável e produtiva. Deve ser coletado apenas o material estritamente necessário. As alterações no local causadas pela visita devem ser reduzidas ao mínimo indispensável.

■ EXCURSÕES # Empecilhos: Complicação para obtenção da autorização dos pais e direção da escola. Dos colegas professores em ceder seu tempo de aula. Do medo de possíveis acidentes. Insegurança e temor de não reconhecer os animais e plantas que forem encontrados. Problemas de transporte.

■ EXCURSÕES # Etapas de organização: Reconhecimento do local escolhido e a identificação dos problemas que serão investigados. Elaboração do roteiro de trabalho contendo as instruções para o procedimento dos alunos e as perguntas que devem responder. Trabalho de campo propriamente dito. Trabalho em classe para organização dos dados e exame do material coletado. Discussão dos dados para elaboração de uma descrição geral do sítio visitado e uma síntese final.

■ SIMULAÇÕES # atividades nas quais os participante envolvem-se numa situação problemática com relação à qual devem tomar decisões e prever suas conseqüências. Atividades → desde dramatizações até o uso de computadores. Jogos → auxiliam na memorização de fatos e conceitos. Ex. palavras cruzadas, jogo da memória, monopólio, entre outros.

■ INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA # atividades nas quais o aluno tem liberdade para seguir sua própria velocidade de aprendizagem. Atividades Instrução programada, estudos dirigidos, entre outros. Empecilhos: Introdução simultânea de um alto número de conceitos. Proposição de tarefas para cuja execução há a necessidade de um repertório verbal excessivamente complexo para muitos. Falta de disciplina dos estudantes na manutenção do ritmo de trabalho ao longo do curso.

■ INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA # deve ser organizada com o envolvimento de leituras de texto para solução de problemas, execução de experimentos e a busca de bibliografia. Melhora do hábito de estudo dos alunos.

■ PROJETOS # atividades executadas para resolução de um problema que resulte num produto final concreto (relatório, modelo, coleção de organismos). Objetivos educacionais: Desenvolvimento de iniciativas. Capacidade de decidir. Persistência na execução de uma tarefa. Função do professor → orientar, auxiliando os estudantes na resolução das dificuldades que surgirem no decorrer do trabalho (analisando as conclusões finais).

■ PROJETOS Fases de desenvolvimento: Seleção do problema a ser investigado. Elaboração do plano de trabalho. Execução do plano de trabalho. Obtenção de um produto final.

■ PROJETOS Empecilhos: → despreparo dos professores. → insegurança diante da responsabilidade de orientar uma pesquisa. → falta de tempo para trabalhar com indivíduos ou pequenos grupos. → falta de equipamentos e instalações para o atendimento de necessidades diversas.