DESAFIOS PARA ENSINAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
Etapas de uma Sequência Didática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Currículo : Noções introdutórias
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
Departamento do Ensino Secundário
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Softwares Educacionais – Cód
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Como elaborar um plano de aula
Subprojeto: Geografia
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
O Professor como Sujeito de Transformação
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PARA ENSINAR

Questões e Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem As Concepções Docentes Aluno Professor Transmissor de Informações Mediador/ Facilitador

Questões e Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem As Concepções Docentes Ensino Aprendizagem Retenção de Informações Construção de conhecimento

Questões e Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem Organização da Prática Docente Planejamento Articulação com a prática Espaço Multi-Inter-Transdisciplinar

Questões e Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem Prática Docente em Foco Aprendizagem Significativa Recursos Didáticos Técnicas de Ensino

Aprendizagem Significativa Valorização do conhecimento prévio dos alunos Relação dos conteúdos com a prática profissional Articulação dos conteúdos trabalhados com as outras disciplinas Possibilidade de aplicação das informações abordadas.

Técnicas de Ensino Considerar os objetivos e a natureza dos conteúdos Conhecer as características dos alunos Valorizar os princípios da aprendizagem significativa: aluno como ativo e interativo Estabelecer um clima de co-responsabilidade pela aprendizagem - diversificação Conhecer as condições institucionais

Recursos Didáticos Instrumentos de apoio e facilitação do processo ensino- aprendizagem Cuidados na sua elaboração: quantidade de informações; qualidade da imagem/áudio; relevância das informações Exploração das possibilidades de cada recurso Adequação do recurso à natureza do conteúdo, características dos alunos e do professor; condições do ambiente

Recursos Didáticos Quadro branco Flip Charter Retroprojetor Data show Dinâmica

Recursos Didáticos - Círculo de Estudos BRA SIL ARGEN TINA 1a. Etapa 10 min BRA-SIL ARGEN-TINA 2a. Etapa 20 min 3a. Etapa 20 min BRASIL - ARGENTINA 4a. Etapa 20 min BRASIL – ARGENTINA – CHILE - PERU 5a. Etapa 20 min Seminário Mesmo assunto / Problematizador / Relator

Recursos Didáticos COCHICHO 5 Min. Turma desatenta ou perdeu o interesse Deseja verificar se a classe entendeu o assunto Deseja levantar a opinião dos alunos sobre um assunto Deseja desenvolver nos alunos a capacidade de síntese

Recursos Didáticos – Desenvolvimento do pensamento Operatório 1a. Fase 2a. Fase A B Verbalização Observação A + B 3a. Fase Assunto distribuído aula anterior

Recursos Didáticos – Intercâmbio Acumulativo

Recursos Didáticos

Recursos Didáticos

Recursos Didáticos

Recursos Didáticos

Construindo novos diálogos...

Construindo novos diálogos...

Construindo novos diálogos...