Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Didática e Metodologia no Ensino Superior
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Estágio Supervisionado PE: ES
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Rotina na Alfabetização:
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Roteiro de observação de estágio
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Professora Míria Gomes
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Odilei Avelino dos Santos
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Prática como Componente Curricular
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Anseios e expectativas no processo de formação
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
O que entendemos por teoria e por prática.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler

Proposição de atividades de estágio no campo 3ª aula Proposição de atividades de estágio no campo

Sobre ensinar e apreender a profissão docente Segundo PIMENTA e LIMA ( 2004) o estágio: Traduz características do Projeto pedagógico do curso, de seus objetivos, interesses e preocupações formativas; Traz a marca do tempo histórico e das tendências pedagógicas adotadas pelos professores mentores do Projeto.

Através do estágio: Os alunos buscam a articulação da teoria, apreendida na faculdade, com a prática, realizada no campo; Podemos desenvolver estudos científicos, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente.

Caminhos e possibilidades para a realização do estágio Alunos dos primeiros períodos do curso, PIMENTA e LIMA (2004) afirmam que o estágio tem a função de “boas vindas de novos companheiros da profissão”.

Caminhos para os alunos trilharem no estágio proposto por PIMENTA E LIMA(2004) ESTÁGIO / PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO INVESTIGAÇÃO Reflexão ANÁLISE da INTERVENÇÃO Realidade

Passos para a realização do estágio proposto por PIMENTA E LIMA( 2004) 1 - Aprendizagem de contexto: - Localizar a escola em seu contexto social e político; - Verificar o local onde está situada a escola ( cidade, bairro e rua)

2 - Aprendizagem de chegada: Analisar a chegada à escola, observando o portão de entrada para verificar: - as marcas da sociedade - a história da comunidade - o controle de entrada e saída da escola - os transeuntes que trafegam na rua e na escola, etc.

3 – Aprendizagem de aprofundamento Fazer o diagnóstico da realidade da escola, lembrando os dados de informação do espaço escolar para ter uma visão de conjunto, dos problemas e das necessidades; Fazer um diagnóstico dinâmico da escola, descrevendo a escola em funcionamento.

4 - Aprendizagem sobre o Projeto Pedagógico Conhecer a proposta pedagógica da escola 5 - Aprendizagem decorrentes da dinâmica interativa dos saberes Estudo das relações estabelecidas no encontro / confronto de professores da faculdade e da escola

6 – Aprendizagem sobre a vida e o trabalho dos professores na escola Perceber as condições de trabalho dos professores, suas jornadas e seus salários, etc. 7 - Aprendizagem sobre os saberes da investigação relacionar o estágio com a pesquisa propiciar a elaboração do TCC através das experiências do estágio

8 – Aprendizagens sobre a escola em movimento Observar a dinâmica da escola ( entrada,saída, atividade no pátio, recreio, quadras, corredores, banheiros, salas de aula, cantina, etc.) 9 - Aprendizagens de gestão escolar e o processo ensino aprendizagem Observar a gestão da escola e o processo ensino aprendizagem.