Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Proposição de atividades de estágio no campo 3ª aula Proposição de atividades de estágio no campo
Sobre ensinar e apreender a profissão docente Segundo PIMENTA e LIMA ( 2004) o estágio: Traduz características do Projeto pedagógico do curso, de seus objetivos, interesses e preocupações formativas; Traz a marca do tempo histórico e das tendências pedagógicas adotadas pelos professores mentores do Projeto.
Através do estágio: Os alunos buscam a articulação da teoria, apreendida na faculdade, com a prática, realizada no campo; Podemos desenvolver estudos científicos, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente.
Caminhos e possibilidades para a realização do estágio Alunos dos primeiros períodos do curso, PIMENTA e LIMA (2004) afirmam que o estágio tem a função de “boas vindas de novos companheiros da profissão”.
Caminhos para os alunos trilharem no estágio proposto por PIMENTA E LIMA(2004) ESTÁGIO / PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO INVESTIGAÇÃO Reflexão ANÁLISE da INTERVENÇÃO Realidade
Passos para a realização do estágio proposto por PIMENTA E LIMA( 2004) 1 - Aprendizagem de contexto: - Localizar a escola em seu contexto social e político; - Verificar o local onde está situada a escola ( cidade, bairro e rua)
2 - Aprendizagem de chegada: Analisar a chegada à escola, observando o portão de entrada para verificar: - as marcas da sociedade - a história da comunidade - o controle de entrada e saída da escola - os transeuntes que trafegam na rua e na escola, etc.
3 – Aprendizagem de aprofundamento Fazer o diagnóstico da realidade da escola, lembrando os dados de informação do espaço escolar para ter uma visão de conjunto, dos problemas e das necessidades; Fazer um diagnóstico dinâmico da escola, descrevendo a escola em funcionamento.
4 - Aprendizagem sobre o Projeto Pedagógico Conhecer a proposta pedagógica da escola 5 - Aprendizagem decorrentes da dinâmica interativa dos saberes Estudo das relações estabelecidas no encontro / confronto de professores da faculdade e da escola
6 – Aprendizagem sobre a vida e o trabalho dos professores na escola Perceber as condições de trabalho dos professores, suas jornadas e seus salários, etc. 7 - Aprendizagem sobre os saberes da investigação relacionar o estágio com a pesquisa propiciar a elaboração do TCC através das experiências do estágio
8 – Aprendizagens sobre a escola em movimento Observar a dinâmica da escola ( entrada,saída, atividade no pátio, recreio, quadras, corredores, banheiros, salas de aula, cantina, etc.) 9 - Aprendizagens de gestão escolar e o processo ensino aprendizagem Observar a gestão da escola e o processo ensino aprendizagem.