POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Denise Vaillant

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Transcrição da apresentação:

POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Denise Vaillant

CRISIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Modelos académicos indiferentes à realidades das escolas Modelos professionalizantes indiferentes à complexidade REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Atualmente : revolução nos discursos, não tanto nas práticas

Desafios: uma profissão cada vez mais complexa com maiores demandas...

Ensinar: Um ofício muito complexo, mas que parece fácil para as pessoas

A PROFISSÃO DOCENTE Problema: Os professores fazem parte da problemática educativa atual, sendo ao mesmo, tempo fator estratégico de sua solução Tese : A profissionalizaçao se constrói a partir de: existência de condições de trabalho adequadas; FORMAÇÃO DE QUALIDADE e uma gestão e avaliação que fortaleçam a competência dos professores nas práticas de sala de aula.

Fatores fundamentais na carreira profissional docente Valoração social Condições de trabalho FORMAÇÃO Avaliação

Como avançar para uma revolução no campo da formação de professores? Que políticas permitem hoje dispor de um número suficiente de docentes competentes, que permaneçam motivados e que tenham condições de trabalho adequadas durante toda a carreira profissional? Em alguns casos, o que já existe pode ser corrigido a curto e médio prazo. Em outros, são necessárias transformações estruturais a longo prazo.

Similaridades dos países bem-sucedidos em educaçao

O passo 1 para preparar a revolução: Que significa uma boa Aprendizagem?

O passo 2 para preparar a revolução: Duas perguntas chave para as políticas educativas: Que capacidades e competências deveria ter um professor para os próximos 10 ou 20 anos? Que características e práticas específicas dos professores na aula poderiam melhorar a aprendizagem dos alunos? Cuando planteamos escenarios futuros y buscamos analizar las capacidades y competencias que un profesor debería tener en los próximos 10 o 20 años, nos estamos refiriendo básicamente a la identificación de una buena enseñanza. La mayoría de los especialistas en educación, pensamos que somos capaces de reconocer la buena enseñanza cuando la vemos (VAILLANT, 2010a). Sin embargo, mientras que muchos estudios afirman que algunos profesores contribuyen más que otros al desarrollo académico de sus estudiantes, sabemos que no es fácil identificar ni las capacidades, ni las características ni las prácticas específicas de los profesores en el aula que tienen más probabilidades de mejorar el aprendizaje de los estudiantes. Y es ésta precisamente la información que más requieren quienes tienen la responsabilidad de diseñar las políticas educativas.

o passo 3 para preparar a revolução: Que significa um bom professor? As características de um bom professor (Darling-Hammond e Sykes 2012) : habilidade verbal e conhecimento da materia a ensinar, habilidade acadêmica, profissionalismo, e experiência outras características : entusiasmo, flexibilidade, perseverança e preocupação pelos alunos.

o passo 4 para preparar a revolução : Que significa um bom ensino? Goe e Stickler (2008) identificaram 4 dimensões para definir um bom ensino: capacidades, características, práticas, efetividade do professor Un cierto número de investigaciones sirven para identificar una buena enseñanza. Entre otros autores, Goe y Stickler (2008) emprendieron una síntesis de investigación para el Centro Nacional Integral para la Calidad Docente (NCCCTQ por su sigla en inglés). Las mencionadas autoras, examinaron decenas de investigaciones e identificaron cuatro categorías de indicadores que podrían capturar empíricamente lo que se entiende por una buena enseñanza: 1. capacidades, 2. características, 3. prácticas 4. efectividad del profesor.

O PASSO 5 PARA PREPARAR A REVOLUÇÃO: A COMPREENSÃO ADEQUADA DO PROCESSO DE VIRAR DOCENTE Quatro momentos : O período prévio ao ingresso à formacão Os estudos acadêmicos As práticas de ensino e Os primeiros anos de docência

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES Os docentes : Realizaram várias aprendizagens “informais” em sua prolongada estadia nas escolas Estiveram submetidos a “aprendizagem por observação” (Lortie, 1975) Desenvolveram padrões mentais e crenças sobre ensino As crenças estão presentes em todo tipo de conhecimento e marcam o estilo de ensino

Uma formação inicial para o amanhã O desenvolvimento de capacidades do professor requer de instâncias institucionalizadas que as fomentem e apoiem. A FORMAÇÃO INICIAL do profesor é fundamental nesse proceso. Uma formação inicial para o amanhã

O PASSO 6 PARA PREPARAR A REVOLUÇÃO : IDENTIFICAÇÃO DE FATORES ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO ÍNICIAL DO PROFESSOR AMBIENTES DE APRENDIZAJEM DIMENSÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA DO ENSINO OS FORMADORES

O FORMADOR

QUATRO FATORES FUNDAMENTAIS NA MELHORIA DA PROFISSÃO DOCENTE REDE DE FATORES ETAPA 1 PROFISSIONALIZAÇÃO BAIXA ETAPA 2 PROFISSIONALIZAÇÃO MÉDIA ETAPA 3 PROFISSIONALIZAÇÃO PLENA Valoração social  Contexto profissional facilitador Formação inicial e contínua de qualidade Avaliação para ensino

RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICA Dispor de um âmbito de referência com uma base de conhecimentos teóricos e práticos com que um professor precisa contar para o ensino. Incluir procedimentos de seleção rigorosos a fim de contar com formadores que respondam com eficiência aos novos requerimentos da formação docente. As NTIC poderiam promover a autoformação como opção para melhorar a profissão docente.

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