AGENDA 21 EMPRESARIAL E AS POLÍTICAS DE RSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Equivalente à média dos países da OCDE
PLANO DE GESTÃO.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Decreto /02: Aspectos Legais e a Visão da Sociedade Civil
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Responsabilidade Social nas Empresas
Políticas Públicas.
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Educação no contexto do Trabalho
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Premissas Dados das Microrregiões.
Formação Profissional IV
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
CONCEITOS E VISÃO DE FUTURO
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
4º Período Ciências Contábeis
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Fórum Nacional de Educação
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Planejamento Estratégico
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Centro de Ensino Superior do Amapá
Atuação dos agentes de Controle Social
Desenvolvimento sustentável
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

AGENDA 21 EMPRESARIAL E AS POLÍTICAS DE RSA

“A era da procrastinação, das meias-medidas, dos expedientes que acalmam e confundem, a era dos adiamentos está chegando ao fim. Estamos chegando à era das conseqüências”. Winston Churchill, 1936.

Agenda 21 Global Capítulo 30: Fortalecimento do Papel do Comércio e da Indústria. “(...) O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais e suas organizações representativas, devem participar plenamente da implementação e avaliação das atividades relacionadas com a Agenda 21”. Agenda 21 Global

Agenda 21 Brasileira Objetivo 02: Ecoeficiência e Responsabilidade Social das Empresas. Agenda 21 Brasileira “(...) A ecoeficiência nas empresas tem como principal ponto de referência as multinacionais, as estatais ou ex-estatais, cujo tamanho e importância justificam a adoção de práticas exemplares que divulgam e dão prestígio nacional e internacional”.

É um processo... “Até bem pouco tempo atrás, os ambientalistas apenas cobravam políticas ambientais dos economistas. Hoje, os ambientalistas tem propostas econômicas para o meio ambiente”. Marina Silva.

Conceituando... Agenda 21 Empresarial É um instrumento de planejamento – democrático e participativo -, que incorpora nos seus negócios e atividades elementos da sustentabilidade, privilegiando as questões sociais e ambientais na elaboração das políticas de ação interna e externa da empresa.

Agenda 21 Brasileira Objetivo 02 Ações e Recomendações a. Adoção dos princípios da ecoeficiência e da RSA, incorporando valores éticos e culturais no processo de decisão. b. Promover parcerias que impliquem em cooperação tecnológica para a produção mais limpa. c. A empresa deve ser um agente de controle ambiental: incentivar a ecoeficiência com mecanismos de certificação. d. Adotar procedimentos para minimizar efeitos nas áreas de saúde e meio ambiente.

Agenda 21 Brasileira Objetivo 02 Ações e Recomendações e. Recuperar passivos por meio de Termo de Ajuste de Conduta. f. Funcionários e dirigentes: capacitação, conscientização e educação – agentes promotores da ecoeficiência na empresa. g. Promover parcerias: universidades, institutos de pesquisas, governo, sociedade e empresas. h. Integrar as empresas brasileiras à ação internacional pelo desenvolvimento sustentável.

Agenda 21 Empresarial Serve para... Qualificar e induzir a implementação das políticas de RSA. Subsidiar os tomadores de decisões. Fortalecer as bases da economia no rumo da sustentabilidade. Disseminar as políticas de ecoeficiência junto às demais empresas. Influenciar nos indicadores de desenvolvimento sustentável. Estimular a criatividade e criar as bases para as inovações tecnológicas.

Agenda 21 Empresarial Serve para... Papel pró-ativo no processo de transição de modelos de desenvolvimento. Em relação a concorrência: qualificar e suas práticas negociais e suas atividades. Facilitar a participação da empresa nos processos de desenvolvimento sustentável nas áreas de entorno, interesse e atuação da empresa.

Consenso Internacional: A pressão aumenta! Financiadores de Programas, Projetos e Ações: mais exigentes. ONGs e Movimentos Sociais: atuação qualificada e em rede. Consumidores: apreendendo instrumentos legais. Documentos Internacionais: pactos, acordos, cartas. Política socioambiental: um elemento de disputa. Governos: cobrança da sociedade.

Consenso Internacional: A pressão aumenta! WBCSD: 1995 – melhorando a rentabilidade com responsabilidade social (energia e poluentes). Pnuma: políticas cada vez mais abrangentes. Pacto Global: promoção de valores humanos, laborais e ambientais. Princípios do Equador: políticas e diretrizes orientadoras de investimentos.

Consenso Internacional: A pressão aumenta! Empresas: mecanismo de desenvolvimento limpo, ecoeficência, rsa. Legislação: um apelo ambiental de proteção. Contabilidade empresarial: rever conceitos de ativo e passivo. Refugiados ambientais: uma utopia possível.

Compromisso Nacional Aqui também tem pressão! Agenda 21: Construção da sustentabilidade. Política socioambiental: uma transversalidade necessária. CEBDS: desenvolvimento sustentável no meio empresarial: ecoeficiência.

Compromisso Nacional Aqui também tem pressão! Instituto Ethos: gerir negócios de forma sustentável . Indicadores Ethos: mede o grau de efetivação das políticas de RSA. Órgãos ambientais: uma preocupação de gestores e empresários

Atitude ! A sobrevivência das organizações públicas ou privadas está assentada na capacidade de atualizar o modelo de gestão, incorporando as diretrizes e os pressupostos da sustentabilidade em todas as fases de suas atividades. Mexa-se! Comece agora, comece por você!

A VISÃO DO CAPITAL “Para nós, o verde da ecologia traz o verde do dinheiro. Estamos em um período em que a melhora ambiental levará à lucratividade”. Jeffrey R. Immelt, presidente da GE.

Agenda 21 Empresarial Reduzindo a pressão. AGENDA Mais lucratividade Mais qualidade de vida Melhor relação com clientes Melhor relação com fornecedores Fortalecimento da cidadania empresarial Desenvolvimento de mecanismos de produção limpa Condições e facilidades para a tomada de recursos. Construção de uma melhor imagem institucional na sociedade. Participação ativa no processo de desenvolvimento sustentável local.

Construindo a Agenda 21 Empresarial Mãos à Obra! Elementos Imprescindíveis: na teoria e na prática. a. Conhecer a Agenda 21. b. Decisão política. c. Definir o setor de articulação do processo. d. Parcerias, democracia e participação de todos.

Construindo a Agenda 21 Empresarial Mãos à Obra! Elementos Imprescindíveis: na teoria e na prática. e. Leitura correta do papel da empresa. f. Análise das possibilidades e das dificuldades. g. Visão inercial e visão de futuro. h. Sensibilização, mobilização, comunicação. Sempre!

Construindo a Agenda 21 Empresarial “A compreensão e a importância desse processo terá tempos diferentes para pessoas e para setores”. Resultados de curto prazo = combustível limpo para o sucesso. Mãos à Obra!

Construindo a Agenda 21 Empresarial Internalização de conceitos. Políticas transversais. Levantamento das práticas corporativas de rsa. Diálogo com a sociedade. Funcionário = construtor de um projeto sustentável. Agente de um mundo novo. Empresa e comunidade: apenas caminhos coletivos. Mãos à Obra!

Uma Mentira Conveniente “O homem nasceu para dominar a natureza”

Consultor Socioambiental Agenda 21 Empresarial Fones: (61) 3203-7460 Ary da Silva Martini Consultor Socioambiental Agenda 21 Empresarial Fones: (61) 3203-7460 Celular: (61) 8460-6676 arymartini@agenda21empresarial.com.br www.agenda21empresarial.com.br