WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS
Advertisements

“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Profª. Selma Maria da Silva
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
POTENCIAL INTELIGENTE
Testes Psicopedagógicos
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Integração de Produto Marleson Filipe.
Ferramentas para Avaliação de Software
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Avaliação Neuropsicológica da Criança
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
WISC III Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças
Oficina de Apropriação de Resultados
WAIS - III Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
I. Cobertura, Qualidade e Dimensões do Monitoramento
Qualidade do Produto de Software
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
O novo programa de Matemática para o ensino básico
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Oficina de Apropriação de Resultados
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Qualidade de Software Aula 4
Análise dos Itens.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Avaliação de Língua Portuguesa
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Disciplina: Controladoria
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Apropriação dos Resultados
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise
Compilação: Rita Gonzales
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Teste de atenção concentrada
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.
Psicodiagnóstico.
Teste Não Verbal de Inteligência
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Aprendizagem da matemática
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. CRUZ, ,M.B.Z.

3ªEd. da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC) tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual de crianças. O WISC-III composto por 13 subtestes, sendo 12 deles mantidos do WISC-R e um novo subteste, Procurador de Símbolos. O WISC-III, é formado por diversos sub-testes que avaliam diferentes aspectos da inteligência, sendo o desempenho das crianças nesses sub-testes resumidos, em três medidas que oferecem estimativas da capacidade intelectual das mesmas:

Qis Verbal; Execução e Total. A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-III, foi desenvolvida levando em consideração a concepção da inteligência como uma entidade agregada e global, ou seja, capacidade do indivíduo em raciocinar, lidar e operar com propósito, racionalmente e efetivamente com o seu meio ambiente. Os subtestes tem como objetivo investigar muitas capacidades mentais diferentes, mas que juntas, oferecem uma estimativa da capacidade intelectual geral da criança.

O WISC-III tem por finalidade? Como medida da capacidade intelectual geral, pode ser usado para: Avaliação psicoeducacional; Diagnóstico de crianças excepcionais em idade escolar; Avaliação clínica; Neuropsicológica e pesquisa. Identificar forças e fraquezas relevantes para elaboraçãp de uma programação educacional específica para cada caso.

Princípios Básicos do WISC-III Limites apropriados de idade; Procedimentos padronizados; Tempo de aplicação; Condições ambientais e rapport.

Princípios da administração do instrumento: Sequencia dos subtestes; Início e interrupção dos subtestes; Cronômetro do tempo; Ensinando a tarefa e repetição dos itens e verificação das respostas.

As considerações para a pontuação das respostas são objetivas e exigem pequenas ou nenhuma interpretação dos critérios e, os tópicos relacionados a esse princípio são: como usar as respostas dadas pela amostra, respostas acrescentadas após o Questionamento (inquérito), respostas erradas, conceitos gerais sobre os itens de compreensão e respostas múltiplas.