Modelo de Excelência EFQM

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Transcrição da apresentação:

Modelo de Excelência EFQM European Foundation for Quality Management - EFQM® é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1988 por catorze empresas líderes a nível europeu, com a missão de ‘ser a força conducente à Excelência sustentável na Europa’ e uma visão de ‘um mundo no qual as organizações européias são excelentes’. Foi co-desenvolvida por gestores da Renault, Philips e Ciba Geigy

EFQM É uma ferramenta reconhecida para melhorar a eficácia e o profissionalismo do ciclo de planejamento e controle de uma empresa

Premissa Excelentes resultados, no que diz respeito a desempenho, clientes, pessoas e sociedade, são alcançados por meio de parcerias, recursos e processos.

Objetivos atingir a eficácia econômica; satisfação das pessoas que a compõem; satisfação dos seus clientes; incidência social.

Organizações excelentes As organizações verdadeiramente excelentes são aquelas que empreendem esforços no sentido de satisfazer os ‘stakeholders’ ‘Stakeholders’ inclui todos os indivíduos ou grupos que têm impacto sobre a organização, ou na organização, tais como clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, comunidade na qual a organização opera, e todos os que possuem uma relação financeira com a organização.

Modelo de Excelência EFQM

Fases de implementação do EFQM Conceitos Início Orientação para resultado Todos os stakeholders relevantes estão identificados Focalização no cliente A satisfação do cliente é avaliada Liderança e constância de propósitos A missão e a visão estão definidos Gestão por processo Os processos para alcançar os resultados estão definidos Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas aceitam a delegação de poderes e as responsabilidade na resolução de problemas Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua As oportunidades de melhoria são identificadas e trabalhadas Desenvolv. De Parcerias Existe um processo de seleção e gestão de fornecedores Respons. Social Corporativa Os requisitos Legais e regulamentares são compreendidos e atendidos

Conceitos A Caminho Orientação para resultado As necessidades dos stakeholders são avaliadas de um forma estruturada Focalização no cliente As metas e objetivos estão interligados as necessidades dos clientes. Estudar a fidelização Liderança e constância de propósitos A política, as pessoas e os processos estão alinhados. Existe um modelo de liderança Gestão por processo A informação e os dados comparativos são utilizados para estabelecer objetivos ambiciosos Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas são inovadoras e criativas em atingir os objetivos organizacionais Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua A melhoria contínua é um objetivo aceito por todos Desenvolv. De Parcerias Identificação de parceiros chaves Respons. Social Corporativa Existe envolvimento ativo na sociedade

Conceitos Madura Orientação para resultado Existem mecanismos transparentes para equilibrar as expectativas dos stakeholders Focalização no cliente Os indicadores relativos a satisfação dos clientes e fidelização são implementados. Liderança e constância de propósitos Existem valores partilhados e modelos éticos em todos os níveis da organização Gestão por processo A capacidade dos processos é completamente compreendida e utilizada para conduzir a melhoria de desempenho Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas são responsabilizadas a agir e partilhar abertamente conhecimentos e experiências Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua A inovação e a melhoria bem sucedida são disseminadas e integradas Desenvolv. De Parcerias Comakership Respons. Social Corporativa As expectativas da sociedade são monitoraras e tratadas.

Referências EFQM os conceitos fundamentais da excelência. Disponível em:www.. Acesso em 19 mar. 2010. ASSEN, Marcel Vass; BERG, Gerben Van Den; PIETERSMA, Paul. Modelos de Gestão: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.