DINÂMICA DE GRUPO?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
A Rejeição nas Organizações
Pedagogia da pesquisa-ação
DINÂMICA DE GRUPO.
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
 .
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
I- Concepção de Educação
O Plano de Ação Curricular na Escola
A APRENDIZAGEM EFETIVA
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Feito por em Cinco Características dos Bem-Sucedidos (texto extraído do livro Socorro, Tenho medo de Vencer,
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Valor Consultoria Empresarial
Cinco Características dos Bem-Sucedidos
Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR
A Importância da Educação Continuada
Elaboração de programas de treinamento
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
INTELIGÊNCIA RACIONAL
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL EMOCIONAL RACIONAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autogerenciamento Pessoal
TÉCNICAS DE ENSINO.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Metodologia de Ensino da Educação Física
Jogos de Empresas Aula 2.
PSICOMOTRICIDADE.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Liderança e Relações Interpessoais
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Dinâmicas de Grupo.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão Estratégica de Pessoas
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Cristiane Jonas Francisconi
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Teorias Educacionais.
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA DE GRUPO?

O que é dinâmica de grupo? A expressão “Dinâmica de Grupo” foi criada por Kurt Lewin, ele utilizou pela primeira vez este termo em meados dos anos 40. No Brasil este termo foi utilizado pelo Prof. Pierre Weil em 1960 o qual introduziu o Laboratório de Sensibilidade Social, com objetivo desenvolver a qualidade de atuação do indivíduo como membro de um grupo e como líder.

O que é Dinâmica de Grupo ? Para entendermos o que é dinâmica de grupo precisamos falar sobre o que de mais importante existe nesta técnica: AS PESSOAS.

O que é “Grupo” ? Da visão sociológica segundo McLuhan e Fiore (1971), “ o grupo é um aglomerado que se conhece um ao outro e que possui objetivos comuns.” Os tipos de grupos podem ser os mais diversos. Todo Ser humano está inserido em algum grupo ou em vários grupos. Pessoas com contextos, situações sociais, valores e crédulos diferentes. Nas dinâmicas de grupo estes fatores emergem o tempo todo e é importante entender que sob este aspecto não há certo ou errado. O indivíduo vem para o grupo com todas os seus “aspectos” individuais.

E dinâmica... grega que significa força, energia e ação. Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia e ação.

O que é dinâmica de Grupo? Podemos dizer que Dinâmica de Grupo é um instrumento técnico que põe em movimento um grupo de pessoas através de situações de ensaios da realidade, que permitirão expressões espontâneas de sentimentos e atitudes, muitas vezes levando a pessoa a uma melhor compreensão de si mesma.

Dinâmica de Grupo espontaneidade, ao improviso e ao O aspecto lúdico nos remete a espontaneidade, ao improviso e ao ensaio da realidade. A proposta da dinâmica de grupo favorece a expressão espontânea das pessoas, o que nos permite a observação de atitudes com menor probabilidade de simulação.

Diferença entre Jogo e Vivência Segundo Gramigna a diferença entre vivência e o jogo é determinada pelas regras. “Quando estas regras contém pontuação que permita definir vencedores e perdedores colocando a competição as claras trata-se de um jogo. Do contrário, chamamos a atividade de vivência.”

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS Traços caracterológicos: autoconhecimento Modelo de identificação: empatia Síntese e integração: habilidade de extrair e unir (Zimerman, 1997.)

Cuidados do coordenador: Ter em mente o objetivo da dinâmica; Escolher a dinâmica de acordo com o objetivo; Planejar a dinâmica levando em consideração aspectos como: tempo, local, número de participantes, material, os acontecimentos que ela poderá causar (reações); O coordenador é neutro, não utiliza de julgamentos ou pré-conceitos (não expressa crenças ou valores pessoais); Estimula e uni o grupo mas não participa dele ou emite opiniões;

O FACILITADOR DEVE: Desejar que a pessoa esteja totalmente presente, nos aspectos afetivo e cognitivo; Escutar cada indivíduo, sendo seletivo e ”diretivo“; Mais importante – Compreensão empática. (Rogers)

CONDIÇÕES PESSOAIS: O coordenador deve propiciar condições favoráveis ao processo de aprendizagem. O coordenador como educador manipula o ambiente, jamais as pessoas. O coordenador auxilia as pessoas no processo de desenvolvimento pessoal.

Responsabilidade ética “A responsabilidade ética é inalienável quando se tomam decisões que irão afetar profundamente outras pessoas “

Dinâmicas de Grupo Dinâmicas de quebra-gelo Dinâmicas de apresentação; Dinâmicas de integração; Dinâmicas de animação/relaxamento; Dinâmicas de aprendizagem ou capacitação;

CONDUÇÃO: SALA DISPOSTA DE FORMA QUE ATENDA AO OBJETIVO AO QUE SE PROPÕE; CONVITE A PARTICIPAR; DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE; PROCESSAMENTO; FECHAMENTO.

” Chame o sucesso para fazer parte da sua vida ” Chame o sucesso para fazer parte da sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer.” “O que você irradia em seus pensamentos, sentimentos, imagens mentais e palavras você atrai para a sua vida.”

Treine seu cérebro. Acesse: http://www. cerebronosso. bio Treine seu cérebro... Acesse: http://www.cerebronosso.bio.br Marlene Cristina CRP 60530