ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador
Empresa Privada – Grandes empresas
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Fundamentos de Economia
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Diretrizes para os Institutos Federais
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Gestão Estratégica FINEP
Educação corporativa.
Talentos para Inovação
Mapa Estratégico da Indústria
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Teorias Modernas de Gestão
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.

Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Instituição de Ensino São Francisco
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Gestão do Conhecimento como parte do Processo de Inovação
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Estruturas Organizacionais
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
II Seminário para Professores Ingressantes A Universidade no século XXI e a Educação Superior no Brasil Bagé, 26 e 27 de julho de 2011.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Centro de Ensino Superior do Amapá
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
APRESENTAÇÃO O Centro de Produção da Uerj é uma unidade organizacional que integra a estrutura administrativa da Universidade. Criado em 1971 através.
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
Prof(a): Patrícia Braz
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Transcrição da apresentação:

ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD

O cenário mundial Massificação Internacionalização Europa: o Acordo de Bolonha planos de formação mobilidade acadêmica empregabilidade Reconfiguração dos sistemas educacionais Novos modelos de gestão universitária

EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL TAXA DE ANALFABETISMO Melhor do mundo: Canadá, com 0% de analfabetos MÉDIA DE ANOS DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO Melhor do mundo: Estados Unidos, com 12 anos de escolaridade

EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL PARTICIPAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA NA FORÇA DE TRABALHO Melhor do mundo: Suécia, com 38% da força de trabalho especializada REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Melhor do mundo: Coréia, com 0,2% de repetência

EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA Melhor do mundo: Cingapura, com 6,5 pontos

Evolução da Educação Superior: Brasil, 1960 - 2004

Matrícula em cursos de graduação por tipo de instituição: Brasil, 1980-2004

Funções docentes por grau de formação em IES públicas e privadas (%): Brasil, 2004

Matrícula em cursos de graduação por dependência administrativa: Brasil, 1980-2004

Instituições de Educação Superior públicas e privadas por região: Brasil, 2004

Cursos de graduação por área do conhecimento em IES públicas e privadas: Brasil, 2004

Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino

Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino

Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino

Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino

RELAÇÃO ESCOLARIDADE X RENDA

Características da Educação Superior no Brasil Elitista Oferta muito restrita Privatização Estado com precária função regulatória Regras/normas difusas e confusas burocracia cartorial < controle com avaliação e supervisão centralização < descentralização, responsabilização Limitada diversificação institucional (controlada) (banalização do conceito de universidade e de produção acadêmica) Baixa diferenciação programática (objetivos, estruturas e programas acadêmicos) Perfil dos cursos (profissionalização precoce, formação X profissão X ocupação)

O que é Universidade Corporativa: “Uma organização de ensino estabelecida e dirigida por uma organização que atua como um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.” Jeanne Meister (1999)

O que é Universidade Corporativa: “A missão da Universidade Corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.” Éboli (1999) “Universidade Corporativa, organização-instrutora, universidade-empresa e, até mesmo, organização qualificada. (...) A Universidade Corporativa é mais do que uma nomenclatura que se convencionou. (...) Não importa qual seja o rótulo – Universidade Corporativa, Universidade Empresa ou apenas um grupo de treinamento da empresa e de seus empregados – o mais importante é que seja um sistema de desenvolvimento de talentos humanos cujo processo respeite seus pressupostos e princípios de concepção e implementação.” Éboli (1999)

Departamento de Treinamento e Desenvolvimento X Universidade Corporativa Fonte: Dengo, Normélio. Universidade Corporativa: Modismo ou Inovação? Dissertação de Mestrado em Administração. UFRGS

Universidade Tradicional X Universidade Corporativa Fonte: Carvalho, Renata Pinheiro; Cruz, Dulce Márcia. Universidade Corporativa: Uma Nova Estratégia para a Aprendizagem Organizacional

Por que uma empresa deve criar uma universidade corporativa? Representa um diferencial competitivo É um processo de gestão do conhecimento Agrega valor e resultado aos negócios Promove o desenvolvimento dos funcionários É um meio acessível e econômico de vincular a aprendizagem às metas empresariais Reduz custos de contratação

Distribuição das Universidades Corporativas pelos Estados Brasileiros Fonte: Brandão, Giselle Reis. Gestão de Pessoas e as Universidades Corporativas: Dois lados da mesma moeda? Revista de Administração de Empresas. V.46, n. 2, abr-jun / 2006.

Pontos Inovadores da Universidade Corporativa Preocupação com o desenvolvimento de competências individuais e gerenciais. Maior alinhamento às estratégias corporativas. Marcondes e Paiva (2001) Identifica práticas educacionais em que a informação e o conhecimento são considerados fatores estratégicos e diferenciais competitivos. Revela o conceito de aprendizagem sob demanda e suas práticas alinhadas ao mapa de competências das empresas. Nasser (2001) Garante vantagens competitivas sustentáveis às organizações se estas priorizarem ações ligadas à gestão do conhecimento e á cultura de aprendizagem. Vitelli (2000)