ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL Antonio Freitas, PhD
O cenário mundial Massificação Internacionalização Europa: o Acordo de Bolonha planos de formação mobilidade acadêmica empregabilidade Reconfiguração dos sistemas educacionais Novos modelos de gestão universitária
EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL TAXA DE ANALFABETISMO Melhor do mundo: Canadá, com 0% de analfabetos MÉDIA DE ANOS DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO Melhor do mundo: Estados Unidos, com 12 anos de escolaridade
EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL PARTICIPAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA NA FORÇA DE TRABALHO Melhor do mundo: Suécia, com 38% da força de trabalho especializada REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Melhor do mundo: Coréia, com 0,2% de repetência
EDUCAÇÃO – RETRATO DO BRASIL QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA Melhor do mundo: Cingapura, com 6,5 pontos
Evolução da Educação Superior: Brasil, 1960 - 2004
Matrícula em cursos de graduação por tipo de instituição: Brasil, 1980-2004
Funções docentes por grau de formação em IES públicas e privadas (%): Brasil, 2004
Matrícula em cursos de graduação por dependência administrativa: Brasil, 1980-2004
Instituições de Educação Superior públicas e privadas por região: Brasil, 2004
Cursos de graduação por área do conhecimento em IES públicas e privadas: Brasil, 2004
Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino
Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino
Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino
Gastos com Educação no Brasil por nível de ensino
RELAÇÃO ESCOLARIDADE X RENDA
Características da Educação Superior no Brasil Elitista Oferta muito restrita Privatização Estado com precária função regulatória Regras/normas difusas e confusas burocracia cartorial < controle com avaliação e supervisão centralização < descentralização, responsabilização Limitada diversificação institucional (controlada) (banalização do conceito de universidade e de produção acadêmica) Baixa diferenciação programática (objetivos, estruturas e programas acadêmicos) Perfil dos cursos (profissionalização precoce, formação X profissão X ocupação)
O que é Universidade Corporativa: “Uma organização de ensino estabelecida e dirigida por uma organização que atua como um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.” Jeanne Meister (1999)
O que é Universidade Corporativa: “A missão da Universidade Corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.” Éboli (1999) “Universidade Corporativa, organização-instrutora, universidade-empresa e, até mesmo, organização qualificada. (...) A Universidade Corporativa é mais do que uma nomenclatura que se convencionou. (...) Não importa qual seja o rótulo – Universidade Corporativa, Universidade Empresa ou apenas um grupo de treinamento da empresa e de seus empregados – o mais importante é que seja um sistema de desenvolvimento de talentos humanos cujo processo respeite seus pressupostos e princípios de concepção e implementação.” Éboli (1999)
Departamento de Treinamento e Desenvolvimento X Universidade Corporativa Fonte: Dengo, Normélio. Universidade Corporativa: Modismo ou Inovação? Dissertação de Mestrado em Administração. UFRGS
Universidade Tradicional X Universidade Corporativa Fonte: Carvalho, Renata Pinheiro; Cruz, Dulce Márcia. Universidade Corporativa: Uma Nova Estratégia para a Aprendizagem Organizacional
Por que uma empresa deve criar uma universidade corporativa? Representa um diferencial competitivo É um processo de gestão do conhecimento Agrega valor e resultado aos negócios Promove o desenvolvimento dos funcionários É um meio acessível e econômico de vincular a aprendizagem às metas empresariais Reduz custos de contratação
Distribuição das Universidades Corporativas pelos Estados Brasileiros Fonte: Brandão, Giselle Reis. Gestão de Pessoas e as Universidades Corporativas: Dois lados da mesma moeda? Revista de Administração de Empresas. V.46, n. 2, abr-jun / 2006.
Pontos Inovadores da Universidade Corporativa Preocupação com o desenvolvimento de competências individuais e gerenciais. Maior alinhamento às estratégias corporativas. Marcondes e Paiva (2001) Identifica práticas educacionais em que a informação e o conhecimento são considerados fatores estratégicos e diferenciais competitivos. Revela o conceito de aprendizagem sob demanda e suas práticas alinhadas ao mapa de competências das empresas. Nasser (2001) Garante vantagens competitivas sustentáveis às organizações se estas priorizarem ações ligadas à gestão do conhecimento e á cultura de aprendizagem. Vitelli (2000)