QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
LUANA CRISTIANE ILGENFRITZ
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Orçamento na CF/88 Princípios
Atividades e atos administrativos
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Olho Vivo no Dinheiro Público São Carlos - 13/11/2009
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Projeto Cidadania.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Direito à saúde e defesa do consumidor
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Salamon e Anheier (1992) revelam os pontos de convergência entre as várias terminologias e classificações encontradas internacionalmente: a) setor de caridade:
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1 TERCEIRO SETOR: Programa de Voluntariado da Classe Contábil Contador PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Associação de Pais e Professores
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE? O que é uma ONG? Qual a sua importância? Como é constituída? QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?

O que são as ONGs? As chamadas ‘ONG’s (Organizações Não-Governamentais) são entidades de direito civil, sem fins lucrativos, que auxiliam o Estado na consecução de seu principal objetivo: Garantir à população o pleno exercício da cidadania e da democracia.

O que são as ONGs? O termo ONG não tem valor jurídico. Três figuras jurídicas compõem o Terceiro Setor: As Associações, as Fundações e as Organizações Religiosas.

O que são as ONGs? Organizações sem vínculos com governos, sindicatos ou partidos políticos, as ONGs vêm surgindo para complementar o trabalho do Estado. Por meio da realização de projetos e ações, as ONGs trabalham onde o poder público não consegue chegar.

Para que servem as ONGs? As Organizações Não-Governamentais (Associações ou Fundações) compõem o “Terceiro Setor”. O chamado Terceiro Setor constitui uma importante alternativa para que a sociedade intervenha de maneira organizada na Administração Pública.

Para que servem as ONGs? Muitas ONG's têm como principal objetivo fiscalizar a Administração Pública e as contas que os gestores públicos devem prestar dos seus atos à Sociedade. As Associações pedirão explicações dos atos praticados pelo gestor Público, sempre que necessário, Tendo com objetivos garantir os direitos do cidadão.

Por que FISCALIZAR?? A Participação Popular na fiscalização dos atos do Estado, acompanhando os atos praticados pelos poderes executivo, legislativo, judiciário é de fundamental importância para a melhoria da qualidade e eficácia dos serviços prestados pela Gestão Pública.

Fiscalizando e verificando se Por que FISCALIZAR?? Fiscalizando e verificando se os atos do setor público estão adequados ao que determina os variados diplomas legislativos que regem o Estado Democrático e Constitucional de direito, exercemos nossos direitos de cidadãos.

Como funcionam as ONGs? Todas as ONGs deve ter um Estatuto registado em Cartório que trace suas finalidades, suas diretrizes de atuação, seus objetivos institucionais e sua estrutura interna. O Estatuto de uma ONG deverá estar à disposição de qualquer cidadão para que seja consultado, por se tratar de um documento público.

A figura da “Pessoa Jurídica” é distinta das pessoas que a compõe. Como funcionam as ONGs? A figura da “Pessoa Jurídica” é distinta das pessoas que a compõe. Existindo de fato e de direito, uma ONG pode intentar ações judiciais para fazer valer nossos direitos, previstos na Constituição ou na legislação infraconstitucional.

Cidadania e Control Social Os atos públicos devem ser inspirados pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (sigla “LIMPE”), nos termos do art. 37 da CF/88. Qualquer cidadão pode exigir prestação de contas dos setores públicos.

Cidadania e Control Social Diante das informações prestadas pela Gestão Pública, os cidadãos podem exercer seus direitos, cumprir adequadamente seus deveres, e praticar a cidadania. Através do diálogo entre sociedade e Estado surgem as bases para a construção de uma nação verdadeiramente democrática.

Participação Popular O Terceiro Setor surge como uma resposta dada pela sociedade à incapacidade dos governos de realizar certas funções de natureza pública. Estas entidades são criadas com foco em valores da democracia como: liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade.

Participação Popular As ONGs simbolizam o fortalecimento da Sociedade Civil na proteção dos direitos do cidadão por meio da mobilização de uma nova sociedade que se organiza para cobrar do Estado o cumprimento do seu dever.

CARE INTERNATIONAL O QUE É? É uma organização global, com mais de 65 anos de experiência, que trabalha de diferentes formas para combater a pobreza no mundo.

CARE INTERNATIONAL QUANDO? ONDE? - Fundada em 1945, nasceu da união de 22 organizações americanas que prestaram ajuda humanitária à Europa devastada pela Segunda Guerra.

CARE INTERNATIONAL ONDE? PORQUÊ? - Hoje a CARE Internacional atua em 87 países e beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, por meio da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu.

CARE INTERNATIONAL PORQUÊ? O QUE FAZ? - Em 2011, trabalharam em 84 países, apoiando 1.015 projetos de combate à pobreza para chegar a mais de 122 milhões de pessoas. - Promove o desenvolvimento e presta ajuda humanitária.

F I M