Elaboração e Análise de Projetos

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Transcrição da apresentação:

Elaboração e Análise de Projetos Aula 04

Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projeto É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos requisitos do projeto.

Gerenciamento de projetos Modelo de gerenciamento O PMI® - Project Management Institute, Guia PMBOK® Project Management Body of Knowledge.

Projetos são compostos por processos! Projetos e Processos Projetos são compostos por processos! Processos Processos consistem em uma série de ações que geram um produto. Os processos podem ser classificados em duas categorias: processos de gerenciamento de projetos e processos voltados aos produtos.

Processos Processos Os processos voltados aos produtos especificam e criam os produtos do projeto. Esses processos são definidos pelo ciclo de vida do projeto. Os processos de gerenciamento de projetos organizam as atividades do projeto, para que sejam concluídas satisfatoriamente.

Processos Processos De acordo com o PMBOK os processos de gerenciamento de projetos podem ser agrupados em: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle ; e Encerramento.

Áreas de conhecimento Áreas de conhecimento O guia PMBOK® organiza os processos de gerenciamento do projeto em nove áreas de conhecimento. Os processos de uma área de conhecimento tratam de um assunto específico.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Integração Processos de gerenciamento necessários para coordenar e integrar todos os elementos do projeto.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Escopo Processos de gerenciamento requeridos para assegurar que todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, seja executado com sucesso. Escopo é a soma de produtos, serviços e resultados do projeto.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Tempo Processos de gerenciamento necessários para assegurar que o projeto será concluído no prazo previsto. Gerenciamento de Custo Processos de gerenciamento necessários para assegurar que o projeto será concluído de acordo com o orçamento previsto.

Áreas de conhecimento Gerenciamento da Qualidade Processos de gerenciamento necessários para assegurar que os produtos ou os serviços do projeto estarão em conformidade com os requisitos solicitados pelo cliente ou pelo contratante do projeto.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Recursos Humanos Processos de gerenciamento necessários para aproveitar de modo efetivo o pessoal envolvido no projeto. Gerenciamento das Comunicações Processos de gerenciamento necessários para assegurar que as informações do projeto sejam obtidas e divulgadas adequadamente.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Riscos Processos de gerenciamento necessários para identificar, analisar, responder, monitorar e controlar os riscos do projeto. Gerenciamento de Aquisições Processos de gerenciamento necessários para adquirir os materiais e os serviços requeridos o projeto.

Iniciação Integração Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto (I.1) Desenvolver a declaração do Escopo preliminar do projeto (I.2)

Planejamento Qualidade Planejamento da Qualidade (Q.1) Custo Estimativa de Custos (CT. 1). Orçamentação (CT. 2). Tempo Desenvolvimento do Cronograma (T.5) Seqüenciamento de Atividades (T.4) Recursos Humanos Planejamento de Recursos Humanos (H.1) Definição da Atividade (T.1) Estimativa de Recursos da Atividade (T.2) Estimativa de Duração da Atividade (T.3) Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (I.3) Escopo Planejamento do Escopo (E.1) Definição do Escopo (E.2) Riscos Planejamento de Respostas a Riscos (R.5) Planejamento do Gerenciamento de Riscos (R.1) Criar a EAP Estrutura Analítica do Projeto (E.3) Identificação de Riscos (R.2) Análise Qualitativa de Riscos (R.3) Análise Quantitativa de Riscos (R.4) Comunicações Planejamento das Comunicações (C.1) Aquisições Planejar Compras e Aquisições (A.1) Planejar Contratações (A.2)

Execução Qualidade Realizar a Garantia da Qualidade (Q.2) Integração Orientar e gerenciar a execução do projeto (I.4) Recursos Humanos Contratar ou Mobilizar a equipe do projeto (H.2) Desenvolver a equipe do projeto (H.3) Aquisição Solicitar respostas dos fornecedores (A.3) Comunicação Distribuição das informações (C.2) Selecionar fornecedores (A.4)

Monitoramento e controle Escopo Verificação de Escopo (E.4) Controle de Escopo (E.5) Tempo Controle de Cronograma (T.6) Custos Controle de Custos (CT. 3). Qualidade Realizar Controle da Qualidade (Q.3) Recursos Humanos Gerenciar a equipe do projeto (H.4) Comunicação Relatório de Desempenho (C.3) Gerenciar as Partes Interessadas (C.4) Riscos Monitoramento e Controle de Riscos (R.6) Aquisição Administração de Contrato (A.5) Integração Monitorar e Controlar o trabalho do projeto (I.5) Controle Integrado de Mudanças (I.6)

Encerramento do contrato (A.6) Integração Encerrar o projeto (I.7) Aquisição Encerramento do contrato (A.6)