Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Decisões.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Metodologia de Ensino e Extensão
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Avaliação Institucional na FEB
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Pró-Reitoria de Planejamento
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Roteiro de observação de estágio
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Avaliação Institucional na FEB Reunião para discussão dos indicadores 11 de abril de 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
O computador como Meio e como Fim...
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001

Objetivos desta reunião Iniciar o processo de Avaliação na FEB – Estabelecer alguns pontos comuns de discussão dos parâmetros de avaliação Informar sobre os assuntos discutidos na reunião da CPA com os GRALs em Botucatu – Elaborar um cronograma de atividades

Reunião dos GRALs em Botucatu Apresentação do Processo de Avaliação Institucional pelo Reitor e Vice-reitor – Destacam a importância da Avaliação para a Unesp – O Prof. Razuk lembra que a partir da nova LDB os cursos passam a ter credenciamento revisto periodicamente.

Palestra do Prof. Holz (UFRGS) Avaliação Institucional na UFRGS – Ressaltada a importância do corpo técnico no processo de avaliação possuem os dados e meios – Avaliação não tem objetivo de punir – Começar sistematizando as informações já disponíveis – Identificar pontos positivos e negativos – Valorização da graduação (foi feito assim na UFRGS)

Palestra do Prof. Holz (UFRGS) Avaliação Institucional na UFRGS – Trabalho de sensibilização constante – Dificuldade de abordar a gestão central da Universidade – Avaliação como ferramenta de diagnóstico – Avaliação externa, importante, porém difícil de realizar profissionais escolhidos pelo NAL são trazidos para trabalhar dentro da universidade por 3 dias. Os relatórios devem ser produzidos imediatamente após o término dos trabalhos. – A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados

Discussões realizadas O projeto pedagógico dos cursos como elemento catalisador da avaliação O papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc): – Papel de atender as necessidades da sociedade. Currículos mais flexíveis, por exemplo – Papel de transformar a sociedade.

O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Gestão Educacional Pós-GraduaçãoExtensão Pesquisa

Projeto Pedagógico O perfil e competências do profissional a ser formado em relação ao contexto social, econômico e científico cultural da região, do país e do mundo. A inter-relação entre a Graduação, a Pós- Graduação, a Pesquisa e a Gestão

Projeto pedagógico contexto Estudante Cursos/ Disciplinas Engenheiro com habilidades e competências Pré-requisitos Formação anterior Bagagem cultural Processos pedagógicos, Conteúdos, Habilidades, Competências, Avaliação Etc. Departamentos/Professores

Conclusões: A Avaliação Institucional é um fato inevitável – Será usada para o credenciamento dos cursos pela CEE Temos uma oportunidade única para desenvolver uma auto-avaliação, abordando aquilo que julgamos necessário, sem imposições externas. A avaliação não será impositiva ou conduzida através da CPA ou do GRAL. – A própria comunidade conduzirá o processo

Conclusões: Começar pelos dados que temos: projeto pedagógico Situar no contexto de desenvolvimento do curso e da instituição Atentar para a característica dinâmica do processo Participação espontânea

Conclusões O processo de avaliação proposto visa: – Tomada de Consciência – Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade Atitude positiva – identificar dificuldades contextuais e históricas – identificar falhas com fins de diagnóstico – ressaltar aspectos positivos – melhorar nossa satisfação/condição de trabalho

Discussão - Propostas?

Propostas de atividades Tomar a discussão do Projeto Pedagógico como ponto de partida (realização de seminários?) Discussão nas diversas instâncias da Unidade para proposição de indicadores – que itens devem ser avaliados – como e porquê planos de departamento planos trienais

Propostas de atividades Estímulo ao exercício da avaliação como atividade corriqueira – avaliação de reuniões – avaliação dos planos de ensino executados ao final do semestre pelo próprio docente. Elaboração de boletins Construção de um site para sistematizar as informações

Propostas de atividades Reuniões gerais periódicas com a participação de todos inclusive alunos e funcionários – semanais entre os grupos de trabalho – quinzenais gerais