UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SEDIS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO - PARNAMIRIM DISCIPLINA – SEMINÁRIO I PROFESSORES: DISCENTES:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PSICOLOGIA.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Educação, Comunicação e Internet
Programas sociais para a infância
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Organização e Prática da Educação Infantil
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Portfólio de Estágio Supervisionado
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Sexualidade na Escola.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Crianças e adolescentes em Serviços de Acolhimento: o que já conquistamos e pelo que estamos lutando? Maria Clotilde Rossetti-Ferreira CINDEDI – FFCLRP-USP.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
4 Fases na formação de novos educadores.
QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SEDIS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO - PARNAMIRIM DISCIPLINA – SEMINÁRIO I PROFESSORES: DISCENTES: ALDO NICACIO BARBOSA JUNIOR JAIRTON DOS SANTOS JOSEFA KÉRSIA PINHEIRO P. BARRETO NATALIA DE SOUSA ANTUNES SILVANETE PEREIRA DA SILVA OLIVEIRA

ADAPTAÇÃO/INSERÇÃONA EDUCAÇÃO INFANTIL Apresentação JAILTON Abordar a importância do tema

INTRODUÇÃO ALDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

ADAPTAÇÃO/INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O que é ADAPTAÇÃO/INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É o processo no acolhimento para a interação da criança na instituição educacional.

PARA QUEM Família: Muitas vezes estão inseguro, ansiosos e com medo, esses sentimentos acabam refletindo nas crianças que acabam sentindo os mesmos sentimentos que os pais. Ou, tem pais que acreditam que todo trabalho deva ficar a cargo da escola. Educadores: Que precisará descobri pouco a pouco, nesta criança e família seus novos parceiros do dia-a-dia. Instituição: Precisa preparar-se e preparar sua equipe para acolher as famílias e as crianças.

Acriança Sensório-motor Pré-operatório Operatório-concreto 0 a 2 anos Conhecimento do mundo baseado nos sentidos e habilidades motoras. Ao final dos dois anos, a criança evolui para uma atitude ativa e participativa em relação ao ambiente. Pré-operatório 02 a 06 anos Uso de símbolos, palavras, números para representar aspectos do mundo. Relaciona-se apenas por meio de sua perspectiva individual. Operatório-concreto 06 a 11 anos Aplicação de operações lógicas a experiências são centradas no aqui e agora. Operatório-formal 11 anos em diante Já são capazes de lidar com teorias a respeito do mundo e têm tendência a ler a realidade de acordo com seus próprios sistemas de interpretação.

Para que

DESENVOLVIMENTO 2ª ETAPA/KERSIA Conhecer à estruturação da rotina. A adaptação da instituição _____________ O importante ato de planejar ______________________ Uma citação do tema _______________

CONCLUSÃO Nesse trabalho de pesquisa sobre adaptação e inserção na educação infantil concluímos que; O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais. Constitui uma oportunidade de estabelecermos vínculos afetivos dentro de uma convivência, que é diferente da familiar. Mesmo para as crianças que já frequentam a escola e que conhecem os colegas e os educadores, ficam inseguros. Devemos fazer algumas modificações na suas rotinas para ajudar na adaptação da criança. Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição como um espaço aberto ao seu desenvolvimento integral, complementando e ampliando seus conhecimentos trazidos de casa. Estabelecer relação de confiança recipróca entre professores, crianças e famílias. Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado. Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação. Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável. Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a criança. Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola. “Na adaptação há uma adequação, um ajuste do corpo ás condições matérias, históricas, sociais, geográfica etc. Na inserção há tomada de decisão no sentido de intervenção no mundo.’’ Paulo Freire

REFERENCIA Imagens: http://1.bp.blogspot.com/-MmZPDaPvRXo/UP35_5zgDsI/AAAAAAAAIgo/0xNItrTwipM/s1600/animais_acao_40.gif http://escolix.planetaclix.pt/images/estadpiag.gif http://2.bp.blogspot.com/-BMHGqVojwaQ/URUIcalF68I/AAAAAAAAAaY/jWyNJDQY0jo/s1600/Imagem+2439.jpg Textos: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/adaptacao-escola-529211.shtml http://monografias.brasilescola.com/pedagogia/a-insercao-crianca-na-creche.htm http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/secretaria/educacao-infantil?id=1665:acolhimento-e-adaptacao&catid=68